Buscar

EXERCICIOS DE ANATOMIA HUMANA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE ANATOMIA HUMANA
Cite três funções do sistema esquelético
Sustentação do organismo (apoio ao corpo); proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro); base mecânica para o movimento.
Como se divide o esqueleto? O que encontramos em cada parte?
Dividem-se em Esqueleto Axial (cabeça, pescoço e tronco), e Esqueleto Apendicular (membros superiores e inferiores, além de suas respectivas conexões com o esqueleto axial através da cintura escapular e cintura pélvica).
Defina o osso pneumático. Dê um exemplo:
São ossos ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Ex.: esfenoide.
Defina o osso plano. Dê um exemplo:
São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos. Ex.: frontal e parietal.
Defina o osso curto. Dê um exemplo:
São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto. Ex.: ossos do carpo.
Defina o osso longo. Dê um Exemplo.
Tem comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. São um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos têm suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas superfícies. Ex.: fêmur.
O que são ossos sesamóides?
São ossos que estão presentem no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e as plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de uma pessoa pra outra, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem alguns milímetros 
de diâmetro. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamóides, presentes em quase todos os seres humanos.
Cite os ossos pares do crânio e ímpares da face:
Pares do crânio: temporal (02) e parietal (02);
Ímpares da face: mandíbula (01) e vômer (01).
Cite os ossos ímpares do crânio e pares da face:
Ímpares do crânio: frontal (01), occipital (01), esfenoide (01), etmoide (01);
Pares da face: zigomático (02), maxila (02), palatino (02), nasal (02), lacrimal (02) e concha nasal inferior (02). 
Cite as divisões da coluna vertebral e quantas vértebras encontramos em cada uma delas:
A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: Cervical, Torácica, Lombar e Sacrococcígea. São (07) vértebras cervicais, (12) torácicas, (05 vértebras fundidas) lombares, (05) sacrais e (04) coccígea(Cóccix).

Outros materiais