Buscar

Caso Concreto 4 Penal II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Penal II
Caso Concreto 4
 JONATAS, 28 a nos, aproveitando -se do caos que se instalou no Estado do Espírito Santo, por co nta da manifestação d e greve da polícia militar, subtraiu de uma grande estabelecimento empresarial varejista, na cidade de Vitória, uma te levisão de 40 polegadas. Sua atividade ilícita foi filmada por câmeras da Prefeitura e p assada em Programa Jornalístico de grande audiência nacional. O jovem, envergonhado perante seus fami liares, deliberadamente no dia seguinte devolve a res furti va, send o processado criminalmente pelo seu ato. O Juiz, no mo mento da aplicação da penal criminal, entendendo que ao caso concreto nenhuma pena seria necessária ao réu, considerando a vergonha que este passou, deixou de aplicar a pe na tendo em vista que o CP, no seu art. 5 9 preconiza que o juiz estabelecerá conforme seja “necessário” e “suficiente” para rep rovação e prevenção do crime. Considerando o caso acima, aponte, fundamentadamente, a legalidade da decisão judicial. 
Resposta: Na verdade estamos diante de um caso de suspensão condicional da pena, mais precisamente de um Sursis Especial, que se encontra previsto no art 78 § 2º Se o condenado houver reparado o dano, salvo impossibilidade de fazê -lo, e se as circuns tâncias do art. 59 deste Código lhe forem inteiramente favoráveis, o j uiz poderá substituir a exigência do parágrafo anterior pelas seguintes condições, aplicadas cumulativamente: a) proibição de frequentar determinados lugares; b) proibição de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorização do juiz; c) comparecimento pessoal e obrigató rio a juízo, mensalmente, para informar e justificar s uas atividades. Portanto, o juiz agiu corretamente e deverá aplicar as condições expostas acima. 
QUESTÕES OBJETIVAS 
 1)Na reincidência: 
Resposta: . d) O Brasil adotou a espécie ficta. 
2) Um réu reincidente: 
Resposta: a) é possível ter inicialmente seu regi me prisional semiaberto, desde que favoráveis as circunstâncias judiciais e sua pena seja igual ou inferior a 4 anos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes