Buscar

Caso Concreto 11 Penal II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Penal II
Caso Concreto 11
J oão foi denunciado como incurso no art. 157, § 2º, I, do CP. Instaurado o incidente de insanidade mental, o la udo constata que o réu é p ortador de doença m ental de natureza psicótica, e ao tempo d a ação era i nteiramente i ncapaz de entender o c aráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Esclarecem os peritos q ue o réu nec essita de medicação antipsicótica, devendo manter-se sob acompanhamento e tratamento psiquiátrico ambulatorial, nã o havendo n ecessidade de internação em hospital de custódia e tratamento. A pro va produzida demonstra a autoria. Em alegações finais, o Ministério Público requer a absolvição, face a inimputabilidade, com a imposição da medida de segurança de in ternação, pois o crime pra tic ado é punido com reclusão, a periculosidade é p resumida, e o art. 97, do CP, cons titui norma cogente. De acordo com os estudos em sala de aula, o que pode ser alegado em defesa de João? (Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - modificada) 
Resposta: Em regra, o artigo 97 determina que, se o doente mental praticou um fato tipico, apenado com reclusão, deve sofrer medida de internacao hospitalar e se praticou um fato apenado com detencao, deve sofrer medida de tratamento ambulatorial, no entanto de acor do com a tendencia jurisprudencial, a depe nder do caso concreto, é possivel o juiz aplicar a medida de seguranca ao reu que seja recomendada pelo laudo psiquiatrico, mesmo que nao ob edeca a regra geral prevista no artigo 97. 
Questões Objetivas
1) Quanto às medidas de segurança, é correto afirmar que: 
Resposta: c) podem substituir pena imposta ao age nte considerado imputável no momento da condenação, se sobrevier doença mental no curso da execução 
2) No instituto da medida de segurança: 
Resposta: d) é necessária a prática de fato típico e antijurídico para sua imposição.

Outros materiais