Buscar

história da cultura e da sociedade no mundo contemporâneo

Prévia do material em texto

1-A Conferência de Potsdam realizada em julho de 1945 que reuniu EUA, Grã-Bretanha e URSS:
	
	decidiu o futuro do território da Alemanha, após sua rendição.
2-O mundo após a Segunda Guerra cristalizou algumas tendências que já haviam se manifestado no período entre guerras. Entre estas podemos afirmar que:
As perdas materiais, e as dificuldades econômicas para sua reconstrução levaram os países europeus à decadência como potências mundiais. 
3-Com o fim da II Guerra, a Grã-Bretanha perdeu o status de principal potência mundial e não conseguiu zelar mais pelo equilíbrio europeu. Com o fim da Pax Britânica:
Estados Unidos e URSS assumiram a liderança mundial.
4-Após a II Guerra, os governos soviético e americano adotaram uma postura crítica diante da presença européia na África e na Ásia. Em comum, os dois governos:
passaram a defender a autodeterminação dos povos.
5-O Plano Marshall (1947) foi caracterizado por:
Um programa econômico norte-americano de reconstrução européia.
6-Em 1947, os Estados Unidos contribuíram para o processo de reconstrução econômica da Europa, oferecendo ajuda financeira inclusive aos países sob regime soviético. A União Soviética, por sua vez, preocupada em manter sua zona de influência na Europa Ocidental criou um novo bloco econômico de apoio apenas aos países socialistas. Os dois planos econômicos citados acima foram:
O Plano Marshall (1947) e o COMECON (1949)
7-A produção no cinema norte-americano durante as décadas de 1970 e 1980, foi intensa, marcada por filmes baseados na participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, alguns apoiavam a intervenção norte-americana e outros criticavam essa política, manifestando posições antimilitaristas. Sobre a sociedade e a política norte-americanas das décadas de 1960 e 1970, é correto afirmar:
Devido aos gastos militares e à alta dos preços do petróleo no mercado internacional, o governo e a sociedade norte-americana enfrentaram uma série crise na década de 1970.
8-Em relação ao socialismo internacional na segunda metade do Século XX é correto afirma que foi:
uma proposta social implantada de forma diferente por diversos países ao longo do século XX, o que ficou claro nos conflitos travados entre China e URSS durante a década de 1970.
9-A derrota na Guerra do Vietnã, segundo alguns autores, ainda hoje não foi bem assimilada pela população dos EUA. Assinale, abaixo, a opção correta, segundo o que foi ensinado nas aulas, que explique essa derrota:
Os combatentes vietnamitas conheciam melhor o território, estavam motivados pela busca da liberdade. Já os soldados norte-americanos eram enviados por obrigação e não conheciam o território.
10-Sobre os anos 1960 no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
	
	Esquerdas ficam cada vez menos atuantes, estando relegadas ao ostracismo.
11-"Um dos personagens racistas de ¿Mississippi em Chamas¿ (filme de 1988, mas que retrata o ano de 1964) afirma, a certa altura do longa, que existem duas culturas convivendo naquele estado sulista americano: a dos brancos e a das pessoas de cor. Lá tudo é separado: um bebedouro para brancos e outro para negros, diferentes banheiros, lugares reservados nos restaurantes... O filme de fato retrata bem uma época terrível da história americana, quando o governo, influenciado pelo movimento pelos direitos civis, decidiu pôr fim à segregação racial". (Site ADORO CINEMA)
Estes conflitos civis marcaram a realidade dos EUA, a partir doa anos '50. Mas é na décade seguinte (a mesma abordada no filme) que aparece o(a) maior líder neste contexto, assassinado(a) em 1968. 
Estamos nos Referindo a: Martin Luther King
12-O historiador Eric Hobsbawm classifica o período que compreende as décadas de 1960 e 1970 como o da revolução cultural e afirma que, a partir da família e da casa, iniciaram-se as transformações que modificariam as relações sociais em várias partes do mundo. Assinale a alternativa que complementa a opinião do autor.
da Europa à América Latina, eclodiram movimentos, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam desde a derrubada de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental.
13-O neoliberalismo é um modelo econômico que passa a ser aplicado a todo o mundo capitalista a partir da década de 1980. O que esse novo modelo preconiza é:
Defender os direitos individuais em detrimento dos direitos coletivos, adequando-se à lógica capitalista.
14-O neoliberalismo, adaptação do liberalismo clássico, defende a não-intervenção do Estado na economia, assim, o Estado age como regulador das atividades econômicas intervindo apenas quando necessário. Aponte as principais medidas de uma economia neoliberal.
Privatização de empresas estatais, diminuição do poder do estado na fixação de preços, livre circulação de capitais internacionais.
15-São características do neoliberalismo, EXCETO: A defesa do estado de bem-estar social.
As características são: a defesa do livre comercio, a defesa dos direitos individuais, a privatização de empresas estatais, a não- intervenção do estado na economia.
16-Entre os chefes de Estado relacionados abaixo, assinale a opção que apresenta aqueles que foram os principais responsáveis pela criação do neoliberalismo.
Ronald Reagan e Margareth Thatcher.
17-"Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de 9 às 6
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês"
(MÚSICA Geração Coca-cola, de Legião Urbana, 1984)
Não somente a proposta desta música, mas o ano de sua divulgação coincide com um grande momento da história do Brasil, que sonhava emergir após duas décadas de Ditadura Militar. Este movimento mobilizou milhões de pessoas e ficou conhecido como:
Diretas já
17-Sobre a Constituição brasileira de 1988 podemos afirmar:
no período de formulação da Constituição, que durou dezoito meses, a população foi estimulada a participar por meio de grupos que levavam as ideias à Assembleia Constituinte: sindicatos, entidades religiosas, e demais seguimentos da sociedade;
18-"O consumidor não é cidadão. Nem o consumidor de bens materiais, ilusões tornadas realidades como símbolos; a casa própria, o automóvel, os objetos, as coisas que dão status. Nem o consumidor de bens imateriais ou culturais, regalias de um consumo elitizado como o turismo e as viagens, os clubes, e as diversões pagas; ou de bens conquistados para participar ainda mais do consumo, como a educação profissional, pseudo-educação que não conduz ao entendimento do mundo" 
(SANTOS, Milton. Por uma Outra Globalização.2000:41).
 A crítica feita pelo geógrafo Milton Santos no texto destacado acima é: 
À sociedade de consumo
19-No mundo atual presenciamos um processo de produção de bens industriais que ocorre simultaneamente em vários países, através da padronização de modelos tecnológicos e de consumo, suplantando as fronteiras nacionais pela escala mundial. A este processo damos o nome de:
Globalização
20-Durante a Guerra Fria o enfrentamento indireto era realizado através da espionagem e do terrorismo. Já no século XXI o mundo presenciou um dos atentados mais intensos, o ataque ao World Trade Center em 11 de Setembro de 2001. Sobre o atentado terrorista podemos afirmar:
	
	Ataque realizado pela Al Qaeda, organização liderada por Osama Bin Laden que era apoiada pelo Afeganistão.
21-O ataque às Torres Gêmeas (EUA, 2001) é, sem dúvida, o maior ataque terrorista da história. Da mesma forma, a reação a ele também tomou proporções de mesma intensidade; esta, nem sempre efetiva em seu objetivo.
Neste contexto, além de George W. Bush (EUA), destaca-se o Primeiro Ministro britânico, Tony Blair, pelo apoio dado ao presidente americano, em sua ação imediata aos ataques terroristas. Não faltou protestos mundiais a esta ação militar, mas a mesma aconteceu.
Estamos nos referindo ao(à):
envio de tropas americanas ao Afeganistão
22-Em 11 de setembro,nos Estados Unidos, temos o exemplo de um ataque terrorista. Esse acontecimento marcou uma nova era da política mundial. Afetou as relações econômicas e políticas, tanto internas quanto externas, desde a criação de leis para aumentar o poder da polícia quanto à intervenção direta em países como Afeganistão e Iraque. Assinale a alternativa ERRADA.
	
	a década de 1990 traz novos desafios para a economia mundial, a grande concorrência faz com que áreas de livre comércio sejam criadas para favorecer determinados países e garantir o crescimento econômico;
	
	o terrorismo é uma forma de violência que pode ter diferentes motivos: religioso, político, nacionalista, étnico etc.;
	
	tanto os Estados Unidos como a União Soviética desenvolveram poderosas agências de espionagem e se utilizaram da espionagem e do terrorismo para legitimar seus poderes. Assim, com a Guerra Fria o terrorismo incorpora as agências de várias estados;
	
	interesses políticos, econômicos e religiosos passaram a se misturar e a serem defendidos pacificamente através de eleições e abaixo-assinados.
	
	A constante busca de mercados e o processo de globalização da cultura vai favorecer a criação de grupos de extrema-direita, ligados ou não a ideologias religiosas, que vão buscar defender sua visão de mundo;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes