Buscar

2 etapa trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A psicologia é um conjunto de diversos domínios. Alguns psicólogos realizam pesquisa básica, alguns fazem pesquisa aplicada, e alguns prestam serviços profissionais. “A psicologia se desenvolveu a partir da biologia e da filosofia, com o objetivo de se tornar uma ciência que descreve como pensamos, sentimos e agimos.” (Myers, 1999, pág. 1). Em psicologia não há um acordo na metodologia, e não há uma terminologia comum; existe uma diversidade enorme de orientações teórico-metrológicas.
Segundo Campos (1996), a história da ciência psicológica vem mostrando que a atuação do psicólogo jamais é neutra e responde a demandas que se inscrevem em um contexto político, econômico, social e cultural, estando sujeita a suas especificidades.
Zanella (1999) demarca que a diversidade e complexidade da atuação do psicólogo (afinal, são tantas as chamadas áreas de atuação: escolar, organizacional, do esporte, clínica, jurídica, comunitária, etc.), tem revelado cada vez mais inadequada a discussão sobre essas áreas de atuação tal qual vinha acontecendo, isto é, como áreas estanques, separada, com arcabouço técnico e teórico delimitado. A autora defende que o local de atuação é demarcado, mas a atuação profissional deverá ser necessariamente múltipla, posto que, é assim que se caracteriza a realidade. Concordam ou discordam? Explique.
Importância da disciplina: Relatos de caso de profissionais que atuam em diferentes processos de atuação. Visibilidade de práticas psicológicas atuais.
Capa
- identifico: - a universidade, a disciplina a que o trabalho se destina, o título do trabalho, o autor, o local e a data.
b) Índice
- coloco os títulos principais e a indicação da página em que se encontram
c) Introdução
- identifico o tema do trabalho
- refiro as razões que levaram à abordagem do tema.
- coloco as principais questões de investigação. Importância de ser um pesquisador para a ciência. Área de atuação. Pós- graduação (Qualificação profissional e Preparação para o mercado de trabalho).
- apresento a metodologia usada. Pesquisa de campo (entrevista com profissional)
d) Desenvolvimento
- organizo os vários capítulos. (Texto indicado e a área de atuação especifica)
- refiro as fontes das citações que utilizo
e) Conclusão
- apresento as conclusões. Relacionando a teoria que utilizaram no desenvolvimento com o que entenderam da pesquisa e da entrevista. Existe relação entres as respostas das perguntas 3, 5,6 e 8.? Importância dos estágios, as atividades complementares, durante a faculdade, na união entre conceitos e práticas profissionais.
- exprimir a opinião sobre o tema e o modo como realizei o trabalho.
Bibliografia
Campos, R. H.de F. (1996). Em Busca de um Modelo Teórico para o Estudo da História da Psicologia no Contexto Sociocultural. Coletâneas da ANPEPP. São Paulo: EDUC, 1, n.15.
Myers, David. Introdução à psicologia Geral. Rio de Janeiro: LTC, 1999. 
Zanella, Andréia Vieira. Psicologia Social e Escola. In: Strey, Marlene Neves...[et al.]. Psicologia Social Contemporânea: livro-texto. Petrópolis: Vozes, 1999.

Outros materiais