Buscar

As ondas sonoras se propagam no ar e em outros meios materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As ondas sonoras se propagam no ar e em outros meios materiais. Elas não se propagam no vácuo, já que se transmitem através de vibrações moleculares e as moléculas precisam estar próximas, o que no vácuo não acontece. O som se propaga mais rápido em sólidos que em líquidos e nestes últimos, mais rápido que nos gases, novamente porque as moléculas nos sólidos estão mais juntas que nos líquidos e daí em diante. Em líquidos e em gases a velocidade do som também pode variar com a temperatura, outro fator que interfere na separação e agitação dos átomos. O som, nestes meios, diminui de velocidade com o aumento da temperatura. O som é tridimensional, podendo se propagar pelas três dimensões conhecidas.
Principais tipos de materiais[editar | editar código-fonte]
Sala de aula com isolamento acústico, aplicação de espuma.
Podemos classificar os materiais utilizados para o Isolamento Sonoro como MATERIAIS CONVENCIONAIS e MATERIAIS NÃO CONVENCIONAIS
Os materiais convencionais são aqueles habitualmente utilizados na construção civil: blocos cerâmicos, madeira, bloco de concreto/concreto celular, bloco de silico calcário, etc.
Já os materiais não convencionais são aqueles que foram projetados, estudados e desenvolvidos para atuarem como isolantes acústicos em ambientes diversos. Normalmente estes materiais também atuam como isolantes térmicos. Podem ser citados como exemplos de materiais não convencionais a Lã de vidro, espumas elastoméricas, Lã de rocha, fibra de coco (material ecologicamente correto).
MATERIAIS ISOLANTES
-Impedem a transferência do sons entre ambientes distintos.
-São densos e pesados, como tijolo maciços, gesso, chumbo, madeira, pedras lisas. Alguns vidros com mais de 6mm de espessura podem ser inseridos nessa categoria.
MATERIAIS REFLETORES
-Podem ser isolantes, mas também contribuem para a reverberação.
-São materiais com aspecto liso, como pisos de cerâmica, massa corrida, algumas madeiras.
MATERIAIS DIFUSORES
-Refletem o som de forma difusa, espalhada.
-Apresentam-se em formato irregular como pedras ou lambris de madeira.
MATERIAIS ABSORVENTES
-Desgastam a onda sonora, retirando parte de sua energia de propagação e transformando-a em calor.São materiais leves, de baixa densidade, fibrosos ou de poros bem abertos.
-Lã ou fibra de vidro revestido, manta de poliuretano, carpetes espessos.
Lã de Vidro
Quando falamos em isolamento térmico ou acústico, uma das primeiras opções que vêm à mente do consumidor é a Lã de Vidro.
A Lã de Vidro já é uma solução tradicional para isolamento térmico e acústico para as mais diversas utilizações domésticas e profissionais.
Seja para eletrodomésticos, como fogões e geladeiras; equipamentos industriais; fornos; construção civil ou mesmo para melhoria do conforto acústico em ambientes fechados como salas de estúdios musicais, bares, clubes ou residências, a Lã de Vidro já conquistou seu espaço no mercado brasileiro como isolamento multifuncional de alto desempenho.
Algumas vantagens da Lã de Vidro são sua resiliência, durabilidade, facilidade de aplicação e proteção contra propagação de chamas.

Outros materiais