Buscar

discursiva geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O pensamento da geografia clássica cumpriu, no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, um papel político muito importante. Descreva esse papel. 
Nota: 16.0 
o pensamento da geografia clássica cumpriu, no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, um papel político muito importante que foi o de enaltecer as grandezas naturais do território brasileiro e contribuir com a construção do nacionalismo patriótico. (p. 44). 
Discorra a respeito de ciência.
As Ciências possuem critérios metodológicos para demonstrar a veracidade dos fatos observados; tem como finalidade atingir fatos concretos mediante instrumentos, técnicas e procedimentos de observação fundamentadas em diferentes métodos experimentais (p. 24). Ciências no singular, refere-se a um modo e a um ideal de conhecimento, enquanto ciências, no plural, refere -se às diferentes maneiras de realização do ideal de cientificidade, segundo os diferentes fatos investigados e os diferentes métodos e tecnologias empregados. (p. 25)
O que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ciências Naturais estabelecem sobre a disciplina de ciências? 
estabelecem que a apropriação dos seus conceitos e procedimentos pode contribuir para o questionamento do que se vê e ouve, para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, para a compreensão e valorização dos modos de intervir na natureza e de utilizar seus recursos, para a compreensão dos recursos tecnológicos que realizam essas mediações, para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre ciência , sociedade e Tecnologia (p. 67).
Ler o espaço geográfico é compreender a sociedade e a realidade através do estudo de sua fisicidade. Para que o aluno leia o espaço geográfico, é preciso que se aproprie do instrumental teórico da geografia. Para isso, faz-se necessário algumas ações. Descreva quais são as ações.
Para que o aluno leia o espaço geográfico, é preciso que se aproprie do instrumental teórico da geografia. Para isso, faz-se necessário organizar o pensamento pedagógico a partir do objetivo geral do ensino da geografia e elencando objetivos específicos, que orientarão a escolha dos conteúdos e da 
metodologia do ensino. (p. 24)

Outros materiais