Buscar

AV PPE IV

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0357_AV_201512207888 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  MARINA 
	Professor:
	ANA CLAUDIA PARGA DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 23/11/2017 13:57:47
	
	 1a Questão (Ref.: 201512480158)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por que Copérnico teve que esconder os resultados de suas pesquisas (Teoria Heliocêntrica) e Galileu foi forçado a comparecer perante a Inquisição e negar que a Terra se movia em redor do Sol?
		
	
Resposta: Devido ao momento em que a ciência se encontrava e como a mesma estava evoluindo, cada vez mais lógica, metódica, rigorosa e sistemática.
	
Gabarito:
Porque a concepção astronômica geocêntrica, elaborada na Antiguidade por Aristóteles e confirmada por Ptolomeu no séc. II d.C, permitia que a Igreja Romana mantivesse a ideia de que a realidade é constituída por um hierarquia de seres, que vão dos mais perfeitos (celestes) aos mais imperfeitos (infernais), tendo a Terra como ponto intermediário entre o celeste e o infernal. Essa posição da terra como ponto intermediário servia de base para a afirmação de que a mesma função pertencia à Igreja e que esta, portanto, estava mais próxima de Deus de que as outras religiões e que, no mundo cristão, ela ocupava um lugar mais alto do que os reis e os imperadores. Estes, por sua vez, na hierarquia da perfeição dos seres, estavam acima dos barões e estes acima dos camponeses e servos. Se a astronomia demonstrasse que a Terra não é o centro do Universo e se a mecânica galilaica demonstrasse que todos os seres estão submetidos às mesmas leis do movimento, então as hierarquias celestes, naturais e humanas perderiam legitimidade e fundamento, não precisando ser respeitadas. Uma sociedade e uma concepção do poder viram-se ameaçados por uma nova concepção científica.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512484272)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O uso de dados quantitativos na pesquisa educacional no Brasil nunca teve uma tradição sólida ou uma utilização mais ampla. Por que as pesquisas quantitativas também são importantes na área da educação?
		
	
Resposta: Porque as pesquisas quantitativas abrangem grandes áreas, grupos, temas. Usa a matemática como principal recurso para avaliar e mostrar seus resultados. Mas nunca esquecendo que a pesquisa quantitativa se relaciona e completa a pesquisa qualitativa, e vice-versa.
	
Gabarito: Espera-se que o aluno defenda a metodologia de análise quantitativa, que contribui para a investigação de temas relacionados às políticas públicas, financiamentos educativos, planejamento e gestão educacional, pois sem a análise de dados numéricos esses temas podem ser apenas superficialmente tratados e compreendidos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512497645)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No curso de Pedagogia, você tem a oportunidade de refletir sobre o processo de investigação científica e compreender que a mesma decorre de uma forma rigorosa de organização de estudo. Além disso, procuramos diferenciar os tipos de conhecimento e entender que o conhecimento científico é um tipo de conhecimento:
		
	
	Metódico, rigoroso e assistemático.
	
	Lógico, metódico e sem muito rigor.
	 
	Lógico, metódico, rigoroso e sistemático.
	
	Rigoroso, sem lógica e assistemático.
	
	Sem muito rigor, lógico e assistemático.
 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512841740)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo revolucionário burguês estendeu-se ao campo político e econômico. No plano econômico, foi possível o desenvolvimento de um novo sistema de produção a partir da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII, e mais tarde, na Alemanha do século XIX. No plano político, impulsionado pelas ideias do liberalismo, no século XVIII, ocorre a Revolução ____________ fundamentada nos princípios da liberdade, igualdade e fraternidade.
		
	 
	Francesa
	
	Científica
	
	Brasileira
	
	Americana
	
	Copernicana
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513015233)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os procedimentos de leitura e estudo é correto afirmar que: I - Ao fazer a leitura dos textos no livro didático, textos complementares, aulas on-line, procure registrar as palavras que você não conhece e faça uma pesquisa no dicionário porque ele é uma fonte de consulta fundamental em nossa formação. Após compreender o significado da palavra, refaça a leitura do texto. II - Procure fazer um resumo das principais ideias do autor. Tal prática é fundamental para você compreender o que está e como está sendo dito. III - Anote suas dúvidas e coloque-as para o professor. Assim, o mesmo terá como fazer as devidas orientações para os seus estudos. IV - Sempre que possível, consulte outras fontes de pesquisa, como Internet, jornal, artigos, livros de assuntos que você não domina. A prática da pesquisa é um diferencial na formação de ensino superior. V - Procure elaborar novas questões problematizando o que está sendo estudado e faça relação entre os referenciais teóricos e as práticas sociais. Com o tempo, você perceberá que toda prática social está apoiada em uma determinada forma de compreensão e que toda teoria é resultado de práticas humanas.
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	As alternativas II, III e IV estão corretas
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	As alternativas III, IV e V estão corretas
	
	As alternativas I, IV e V estão corretas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512320847)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Jonh Dewey (1989 apud SANTOMÉ, 1998) diz que a excessiva compartimentalização da cultura em matérias, temas e lições corresponde a uma sobrecarga de pedaços desconectados entre si e impostos mediante a repetição e a imposição.
Marque a alternativa correta sobe o que foi feito neste texto pelo autor da monografia:
		
	
	Leu em Dewey sobre Santomé.
	
	Apresentou discussão entre Dewey e Santomé.
	
	Usou Dewey como fonte primária.
	 
	Salientou a importânciada compartimentalização.
	 
	Leu em Santomé sobre as idéias de Dewey.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512458475)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ________ é um recurso de registro, estudo e entendimento dos diferentes significados de uma palavra, conceito ou categoria de uma determinada área de conhecimento ou saber. Sendo assim, deve-se organizar o mesmo em ordem alfabética com os significados e a fonte na qual o mesmo foi retirado. Tal recurso é fundamental para ampliar o vocabulário e a forma de compreensão e análise de um conceito. É uma excelente fonte de consulta para a produção de trabalhos acadêmicos.
		
	
	Resumo
	 
	Glossário
	
	Estudo
	
	Resenha
	
	Fichamento
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512480155)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O senso comum, ignorando as complexas relações entre teorias científicas e técnicas, entre ciência pura e ciência aplicada, entre teoria e prática e entre verdade e utilidade, tende a identificar as ciências com os resultados de suas aplicações. Essa identificação desemboca numa atitude conhecida como ________, isto é, a fusão entre ciência e técnica e a ilusão da neutralidade científica.
		
	
	Prática
	 
	Cientificismo
	
	Ciência
	
	Teoria
	
	Ideologia
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201513016636)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o marxismo os dois níveis de realidades existentes que decorrem da relação do homem com a natureza e com os demais seres humanos se explicam através dos conceitos de infraestrutura econômica e superestrutura econômica. A superestrutura corresponde à:
		
	
	Estrutura informal
	
	Pouca de estrutura
	
	Ausência estrutura
	 
	Estrutura jurídica, política e ideológica
	
	Estrutura formal
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201513009093)
	Pontos: 0,5/ 0,5
	Qual a sequência a ser seguida para a escolha de um problema de pesquisa? ( ) Pensar na dúvida sobre o assunto escolhido ( ) Escolher o assunto da pesquisa ( ) Definir o tema de acordo com a dúvida ou problema de pesquisa.
		
	
	2 - 3 - 1
	 
	2 - 1 - 3
	
	3 - 2 - 1
	
	1 - 2 - 3
	
	1 - 3 - 2

Continue navegando