Buscar

ED Parasitologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASOS CLÍNICOS: PARASITOLOGIA BASICA
Prof. Sergian Vianna Cardozo
Aluna: Valentina Costa de Oliveira - Nutrição – 4903328
CASO CLÍNICO 1. Um senhor de 48 anos, há muito desejava viajar para Curitiba e aproveitar aquele friozinho gostoso. Na viagem de volta, de ônibus, em um das paradas, aquela fome! Haviam parado em um posto, com restaurante, onde o Senhor se deliciou com um churrasquinho mal passado e uma salada verde.
Após algumas semanas, o Senhor começou a sentir-se um pouco estranho, a ter dores abdominais, sensação de fome e tonturas. Ficava irritado, e com o tempo, passou a perder peso. Além disso, sintomas pulmonares também estavam presentes (dor torácica, tosse, intolerância ao exercício). De inicio ele se recusava a ir ao médico, mas com receio de que fosse algo que pudesse transmitir para os seus filhos aceitou a ideia e foi ao posto de saúde.
Logo que o médico fez a anamnese dele e ouviu os sintomas relatados, desconfiou que fosse alguma parasitose e encaminhou-o para fazer exame de fezes.
Que parasito(s) foi/foram provavelmente encontrado(s) no(s) exames? 
Platelminto taenia.
Como ele pode ter adquirido este parasito?
Por meio da ingestão da carne mal cozida, de origem suína ou bovina, contaminada com os cisticercos (larvas da tênia) de cada espécie e pela ingestão dos ovos infectantes em água ou alimentos, principalmente hortaliças. 
Qual o habitat do parasito no hospedeiro humano? Por que houve perda de peso?
Na mucosa do intestino delgado. O cisticerco fixa-se e a partir disso transforma-se numa tênia adulta. A perda de peso se dá devido ao parasito se alimentar dos nutrientes dos indivíduos, levando a má absorção de nutrientes, a qual pode ocasionar a desnutrição. 
 
Esses sintomas podem ser apresentados em infecções por outros parasitos?
Nematódeos ascaris lumbricoides.
Qual o método diagnóstico utilizado na rotina para este parasito?
O diagnóstico é clínico, epidemiológico e laboratorial. A maioria dos casos de Teníase é oligossintomático. Após a coleta de material fecal, através do microscópio, diferenciam-se morfologicamente os ovos da tênia dos demais parasitas. 
Como evitar novas infecções? Você daria alguma orientação ao dono do restaurante?
Inspeção sanitária da carne e das hortaliças, para que não seja comercializado alimento contaminado. Boa cocção da carne, nunca mal passada. Lavagem de hortaliças com solução de água sanitária. 
CASO CLÍNICO 2. J.S. e sua família são nordestinos. Resolvem se mudar para um centro urbano mas, por não possuir condições financeiras acabaram se instalando na periferia, onde o esgoto estava a céu aberto e a água não era tratada. Alguns meses após a mudança, J.S. apresentou distúrbios intestinais com forte diarreia com presença de sangue e gordura nas fezes, além de dores abdominais, às vezes com náuseas e vômitos, o mesmo acontecendo com as pessoas de sua família. 
Que parasito(s) foi/foram provavelmente encontrado(s) no(s) exames? 
Giardia lamblia.
 
Porque a médica solicitou o exame de fezes nos gatos da família?
Pois se trata de uma zoonose. Pode ser transmitida de animais para humanos. 
Qual a forma infectante do parasita?
O cisto constitui a forma infectante.
 
Qual o habitat do parasito no hospedeiro humano?
O parasito se multiplica por divisão binária no intestino delgado, sendo que a gravidade da doença é proporcional ao número de parasitos. Os trofozoítos vivem no duodeno e nas primeiras porções do jejuno, e a atividade dos flagelos permite rápido e irregular deslocamento. Quando vai ocorrer o encistamento, o trofozoíto reduz o seu metabolismo e o seu tamanho, fica globoso, perde o disco suctorial e os flagelos e secreta uma parede cística ao seu redor. Dentro do cisto o núcleo se duplica, por isso quando o homem ingere um cisto, infecta-se com dois trofozoítos.
Como evitar novas infecções?
  A prevenção se faz pela higiene pessoal e dos alimentos, pelo saneamento básico e pela fervura ou filtração da água, pois ela é o principal veículo da Giardia.
Qual o método diagnóstico apropriado?
Identificação de cistos ou trofozoítos, no exame direto de fezes, pelo método de Faust; ou identificação de trofozoítos no fluido duodenal, obtido através de aspiração. São necessárias, pelo menos, três amostras de fezes para obter uma boa sensibilidade. A detecção de antígenos pode ser realizada pelo Elisa, com confirmação diagnóstica. Em raras ocasiões, poderá ser realizada biopsia duodenal, com identificação de trofozoítos.
CASO CLÍNICO 3. M.A., 35 anos, sexo feminino, casada, reside numa casa onde moram cerca de 50 gatos de todas as idades. Com frequência, ela recolhe filhotes de gatos abandonados e os alimenta com carne crua. Ela resolve engravidar e durante a gestação apresentou sintomas como: dores musculares, linfadenopatia, febre e problemas oculares. Durante o acompanhamento pré-natal, relatou a médica sobre os sintomas e esta indicou a realização do exame sorológico contra uma parasitose e indicou um exame de fezes nos gatos jovens para verificar a presença de um parasito.
Que parasito(s) foi/foram provavelmente encontrado(s) no(s) exames? Qual a forma encontrada?
Toxoplasma gondii.
Porque a médica solicitou o exame de fezes nos gatos da família?
O parasito Toxoplasma gondii pode contaminar qualquer animal de sangue quente, incluindo os seres humanos, porém, é apenas nos gatos que ele consegue completar seu ciclo reprodutivo. Em outras palavras, qualquer mamífero ou ave pode ter toxoplasmose, mas o parasito só produz ovos (chamados de oocistos) dentro dos intestinos dos gatos.
Porque a médica não solicitou o exame de fezes de M.A.?
Pois os hospedeiros definitivos de Toxoplasma gondii são os gatos.
Qual a forma infectante do parasita?
Taquizoíto: pseudocisto; Forma de reprodução rápida, observado na fase aguda. 
Bradizoíto: cistos; Forma de reprodução lenta, são intracelulares e observados na fase crônica.
Esporozoítos: no interior do oocisto (8 esporozoítos cada); São o produto da reprodução sexuada.
Qual o habitat do parasito no hospedeiro humano?
No hospedeiro humano, os parasitas formam cistos nos tecidos do músculo esquelético, miocárdio, cérebro e olhos. Estes cistos podem permanecer durante toda a vida do hospedeiro.
Como evitar novas infecções?
A infecção é prevenida através do cozimento adequado da carne e congelamento da mesma para diminuir seu poder de infecção; devem-se eliminar as fezes juntamente com a areia onde os gatos defecam para prevenir que os esporocistos se tornem infectantes; deve-se lavar a mão depois da manipulação de carne crua e após o contato com terra contaminada por fezes de gato. Manter as crianças distantes dos locais onde os gatos infectados defecam.
Qual o método diagnóstico apropriado?
O diagnóstico da toxoplasmose é normalmente feito pela sorologia, ou seja, pela dosagem de anticorpos contra o toxoplasma gondii. Um paciente com toxoplasmose aguda tem IgM positivo, enquanto que um paciente que possui o parasito inativo no corpo apresentará IgG positivo. Quem nunca foi exposto ao toxoplasma tem IgM e IgG negativos.
O que seria a análise de avidez de IGg? Quando deve ser solicitado?
O teste de avidez de IgG é um teste complementar para caracterizar se a infecção é aguda ou antecedente, quando a reação sorológica para IgM é positiva em um paciente assintomático. Dependendo da avidez da IgG e, eventualmente, de técnicas sorológicas adicionais, o laboratório pode concluir sobre o tempo transcorrido desde o estabelecimento da infecção.

Outros materiais