Buscar

Gestão_da_Qualidade[1]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 4 - Conceitos de processos 
 Com a crescente mudança no mercado, as empresas tem se adaptado às inovações no meio em que elas atuam. Dentre as modificações ocorridas estão as melhorias de desenvolvimento de processos utilizada nas organizações para obter melhor desempenho de suas ações. Hoje os processos precisam ser vistos de maneira que venham a atender e satisfazer a necessidade de todos os envolvidos na organização, como clientes, colaboradores e acionistas. A Gestão desses processos tem se intensificado, e já pode ser considerada parte fundamental do trabalho de um gestor. Para que essas ações estejam em consonância com o objetivo final da empresa, se torna necessário que as mesmas estejam de acordo com a missão e visão da organização, sendo assim os processos serão bem formulados, se acompanhados do início ao fim, e poderão ser modificados e adequados de acordo com as necessidades dos clientes.
Aula 5 - Certificação dos processos através das normas ISO 
 Antes do aparecimento das normas ISO, na década de 90, existiam muitas normas concorrenciais de sistemas da qualidade, quer a nível local, regional, nacional e global. 
 Era necessário uniformizar os procedimentos e assim contribuir para a diminuição das barreiras ao comércio internacional, bem como aumentar a eficiência para as diversas partes interessadas, especialmente para os consumidores, ao permitir a redução de um número significativo de programas de qualidade, para focar a atenção na utilização eficaz e eficiente dos recursos e na obtenção de resultados. 
 A sigla ISO (International Organizations for Standardization) que em português significa Organização Internacional de Padronização, é uma organização não governamental que está presente em cerca de 120 países. Foi fundada em 1947 em Genebra e a sua função é promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. 
 Diversos benefícios podem ser verificados com a implementação das normas ISO como: aumento da competitividade, redução de custos operacionais, melhoria de imagem e reputação, etc.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes