Buscar

AVALIANDOS DO 1 ao 4 PROCESSO PENAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	(Delegado de Polícia Civil ¿ Mato Grosso ¿ 2010 ¿ UNEMAT) Assinale a alternativa que destoa do sistema acusatório encampado pelo Código de Processo Penal.
	
	Produção de provas ex officio pelo juiz em fase inquisitiva
	2a Questão
	
	Assinale a alternativa que destoa do sistema acusatório encampado pelo Código de Processo Penal:
	
	Produção de provas "ex-officio" pelo juiz em fase inquisitiva;
	3a Questão
	
	Acerca das disposições contidas no CPP sobre o Inquérito Policial, assinale a correta.
	
	Para verificar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública.
		
	4a Questão 
	
	Assinale a alternativa correta: I. A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior, vigendo em regra o princípio da atividade. II. A lei processual penal não admitirá interpretação extensiva e aplicação analógica, tendo em vista a natureza e consequências da aplicação do direito penal na prática. III. O princípio do devido processo legal consiste no direito de não ser privado da liberdade e de seus bens, sem a garantia que supõe a tramitação de um processo desenvolvido na forma que estabelece a lei. IV. O princípio do juiz natural pressupõe a existência de um órgão julgador técnico e isento, com competência pré-estabelecida, de modo a impedir que ocorra julgamento arbitrário ou de exceção.
	
	Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
		
	5a Questão 
	
	As normas genuinamente processuais:
	
	admitirão interpretação extensiva e aplicação analógica, bem como o suplemento dos princípios gerais do direito.
	1a Questão 
	
	Acerca do sistema processual adotado pelo Brasil, assinale a opção correta
	
	O sistema adotado pelo Brasil foi o acusatório, onde há separação entre as funções de acusar, defender e julgar.
		
	2a Questão
	
	(FGV - OAB - XVII Exame de Ordem Unificado) No dia 01/04/2014, Natália recebeu cinco facadas em seu abdômen, golpes estes que foram a causa eficiente de sua morte. Para investigar a autoria do delito, foi instaurado inquérito policial e foram realizadas diversas diligências, dentre as quais se destacam a oitiva dos familiares e amigos da vítima e exame pericial no local. Mesmo após todas essas medidas, não foi possível obter indícios suficientes de autoria, razão pela qual o inquérito policial foi arquivado pela autoridade judiciária por falta de justa causa, em 06/10/2014, após manifestação nesse sentido da autoridade policial e do Ministério Público. Ocorre que, em 05/01/2015, a mãe de Natália encontrou, entre os bens da filha que ainda guardava, uma carta escrita por Bruno, ex-namorado de Natália, em 30/03/2014, em que ele afirmava que ela teria 24 horas para retomar o relacionamento amoroso ou deveria arcar com as consequências. A referida carta foi encaminhada para a autoridade policial. Nesse caso,
	
	a carta escrita por Bruno pode ser considerada prova nova e justificar o desarquivamento do inquérito pela autoridade competente.
		
	3a Questão 
	
	Quanto à queixa-crime é correto afirmar que
	
	O prazo para o aditamento da queixa será de 3 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos, e, se este não se pronunciar dentro do tríduo, entender-se-á que não tem o que aditar, prosseguindo-se nos demais termos do processo.
		
	4a Questão 
	
	Das informações abaixo, assinale a alternativa correta.
	
	O arquivamento provisório é quando ocorre a ausência de uma condição de procedibilidade, como no caso da vítima de crime de ação pública condicionada à representação, que se retrata antes da denúncia ser oferecida.
		
	5a Questão
	
	(FGV - OAB - XVI Exame de Ordem Unificado) O inquérito policial pode ser definido como um procedimento investigatório prévio, cuja principal finalidade é a obtenção de indícios para que o titular da ação penal possa propô-la contra o suposto autor da infração penal. Sobre o tema, assinale a afirmativa correta.
	
	A autoridade policial, ainda que convencida da inexistência do crime, não poderá mandar arquivar os autos do inquérito já instaurado.
	1a Questão
	
	É INCORRETO afirmar que é característica do sistema processual brasileiro:
	
	Fase preparatória com inquérito conduzido, coordenadamente, pelo MP e pela Polícia, iniciando-se a ação penal, sempre pública, após essa etapa.
	2a Questão (Ref.: 201502912872)
	
	A respeito dos sujeitos do processo penal brasileiro, é INCORRETO afirmar que
	
	O réu poderá indicar seu defensor constituído por ocasião do interrogatório judicial, mas a validade dessa indicação dependerá de ulterior juntada de instrumento de mandato.
	3a Questão (Ref.: 201502989962)
	
	Assinale a alternativa correta segundo o Código de Processo Penal:
	
	A ação penal pública é regida pelos princípios da obrigatoriedade e indisponibilidade, ao passo que os princípios da oportunidade e disponibilidade regem a ação penal de iniciativa privada.
		
	4a Questão (Ref.: 201502930405)
	
	(OAB 8º Ex Unificado)Um Delegado de Polícia determina a instauração de IP para apurar a prática do crime de receptação, supostamente praticado por José. Com relação ao IP, assinale a afirmativa que não constitui sua característica
	
	(C) indispensável
		
	5a Questão
	
	Acerca das disposições contidas no CPP sobre o Inquérito Policial, assinale a correta.
	
	Para verificar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública.
		
	1a Questao
	
	De acordo com a regra do art. 10 do CPP, ¿o inquérito deverá terminar no prazo de _____ dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de______ dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.¿ Assinale a alternativa que preenche, adequada e respectiva- mente, as lacunas do texto.
	
	10 ¿ 30
	2a Questão 
	
	(OAB/SP 122ª) O assistente de acusação pode funcionar somente nos processos de :
	
	Ação penal pública
	3a Questão (Ref.: 201502451040)
	
	Pedro, advogado de defesa reiteradamente envolvido em conflitos pessoais no foro, provocou séria discussão com o juiz durante o interrogatório de seu constituinte, ofendendo o magistrado e quase chegando às vias de fato, ensejando intervenção do Ministério Público para conter os contendentes. Após, o juiz representou à OAB. No curso do processo, o juiz passou a indeferir sistematicamente todas as diligências requeridas por Pedro. Pedro opôs exceção de suspeição, alegando inimizade capital com o magistrado. O juiz não aceitou a suspeição e remeteu os autos ao tribunal (artigo 100 do CPP). O tribunal, ao julgar a exceção
	
	Deverá rejeitá-la, porque a simples antipatia do juiz pelo advogado não dá ensejo à suspeição.
	4a Questão
	
	(OAB/SP 133ª)Com relação à exceção de suspeição:
	
	Se julgada procedente, o juiz pagará as custas, nos casos de erro inescusável
		
	5a Questão (Ref.: 201502911626)
	
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Fábio, vítima de calúnia realizada por Renato e Abel, decide mover ação penal privada em face de ambos. Após o ajuizamento da ação, os autos são encaminhados ao Ministério Público, pois Fábio pretende desistir da ação penal privada movida apenas em face de Renato para prosseguir em face de Abel. Diante dos fatos narrados, assinale a opção correta.
	
	A ação penal privada é indivisível;logo, Fábio não poderá desistir da ação penal apenas em face de Renato.

Outros materiais