Buscar

PROVA 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/10 
Algumas opções societárias permitem que a avaliação das empresa s seja ampliada. É o caso das empresas de capital aberto, ou seja, as empresas que têm frações de sua composição de capital negociada pelo mercado . Tal situação permite que se comparem valores precificados pelo mercado com valores identificados nos demonstrativos contábeis padrões. Após os levantamentos dos dados financeiros, é necessário montar um relatório que apresente as informações de forma que possa transmitir a s percepções do analista. A respeito da elaboração de relatórios sobre o parecer técnico que envolve os indicadores financeiros, é corretor afirmar que: 
A a estrutura do relatório deve seguir normas e procedimentos obrigatórios. 
B o relatório deve relacionar somente os indicadores levantados, não sendo possível a emissão de um parecer técnico das condições verificadas. 
C como item acessório das demonstrações contábeis, não deve ser utilizado como referência para a análise financeira. 
D é por meio da metodologia que são descritos os processos de coleta de dados e as suas fontes de pesquisa. Nessa etapa, o relatório deve descrever os documentos, a s eventuais entre vistas e outros artefatos que demonstram as informações necessárias. Também é nessa etapa que se menciona os critérios de avaliação.
Questão 2/10 
Um sistema é um conjunto de elemento s (órgãos componentes ou subsistemas) dinamicamente inter-relacionados, formando uma rede de comunicações e relações entre eles, desenvolvendo uma atividade ou uma função, uma operação ou um processo, a fim de atingir um ou mais objetivos. 
Os componentes fundamentais dos sistemas são: 
A entrada s, processamentos, saídas e retroalimentação. 
B ativo, passivo e patrimônio líquido. 
C lucro e despesas fixas. 
D número de clientes e custo da mercadoria vendida.
Questão 3/10 
Ainda sobre a evolução das finanças empresariais, o conceito chave, a partir dos anos 1990, é a globalização da economia. A respeito desse fenômeno em relação aos negócios, pode-se afirmar que: 
A As empresas começaram a adotar procedimentos de controle devido ao avanço tecnológico e a possibilidade de utilização de avançados softwares de gestão. 
B Os riscos são menores devido à possibilidade de informações instantâneas e, também, ao aprimoramento dos controles financeiros. 
C Os custos de operar no mercado global sã o grandes e estão sujeitos a variáveis complexas, como taxa de câmbio, preço de ativos no mercado mundial, entre outros fatores, possibilitando maiores riscos aos negócios. 
D A globalização permite uma maior expansão dos negócios para a empresa, possibilitando que sejam feitos novos investimentos. 
 
Questão 4/10 
Em muitos casos, o fator mais decisivo para a implementação ou não de um projeto é o f ator financeiro, dessa forma existem diferentes métodos de seleção de projetos que levam e m conta esse f ator, os métodos apresentados abaixo são exemplos de técnicas de seleção que levam em conta exclusivamente fatores financeiros. Sobre a análise de seleção de projetos, podemos afirmar que: 
A um projeto pode apresentar Taxa Interna de Retorno positiva e não ser viável. 
B se o Valor Presente Líquido for igual a zero, significa que o projeto é inviável e não atende a expectativa de retorno dos investidores. 
C o prazo de recuperação do investimento é calculado pela Taxa Interna de Retorno. 
D a seleção de projeto por meio do payback é pelo critério de quanto maior, melhor.
Questão 5/10 
O EVA é um indicador do valor econômico agregado que possibilita a executivos, acionistas e investidores uma nítida visão acerca da rentabilidade do capital empregado na empresa. Ou seja, m ostra se este foi bem ou mal investido em termos de geração de riquezas para o empreendimento, 
possibilita analisar o resultado, os recursos a plicados e a estrutura de capital. Sobre o conceito de Economic Value Added (EV A), desenvolvido pela empresa de consultoria Stern & Stewart, é correto afirmar que:
A não é um indicador recomendado, por se tratar de uma ferramenta de gestão empresarial. 
B é equivalente a o indicador de resultado após os pagamentos dos encargos financeiros – o seu conceito considera a capacidade da empresa d e pagar juros. 
C considera o lucro antes das amortizações (Ebitda), porém inclui os custos de capital próprio. 
D considera o valor adicionado de um período para outro. 
 
Questão 6/10 
A expressão Análise Econômica e Financeira designa um tipo de análise efetuado às empresas e que procura responder a duas questões fundamentais: 
1. Até que ponto a empresa dispõe dos meios financeiros adequados às suas necessidades operacionais e de investimento ou qual a sua capacidade de vir a obter de forma a garantir a sua sobrevivência e independência. 2. Qual a capacidade da empresa para gerar valor de forma a garantir a sua permanência e crescimento e a remuneração adequada d e todos quantos nela participam, sejam eles investidores, trabalhadores o u outros. Nesse sentido escolha a alternativa que apresenta indicadores de análise econômica: 
A Margem Lí quida, Rentabilidade do Ativo 
B Rentabilidade do Ativo, EVA 
C Rentabilidade do Patrimônio Líquido, Giro dos Estoques 
D Produtividade, Liquidez Corrente 
 
Questão 7/10 
Uma situação a que o gestor financeiro deve ficar atento é a diferença sazonal e de investimento s permanentes que cada atividade exige. Sobre essa análise, podemos considerar: 
A a sazonalidade não interfere nos níveis de produção da empresa, pois a capacidade instalada deve definir um nível constante de produção. 
B a sazonalidade pode amplia r o ciclo operacional e, por consequência, o ciclo financeiro da empresa, o que pode inviabilizar a atividade. 
C a sazonalidade não afeta as condições de produção, pois há a opção de estocagem de insumos e de produto acabado para atender tal demanda. 
D o ciclo financeiro não é afetado pela sazonalidade , pois considera as entradas e as saídas de caixas.
Questão 8/10 
As decisões sobre a localização de empresas são estratégicas e integram o planejamento global do negócio. Considerando que o preço de venda da grande maioria d os bens produzidos é estabelecido pelo mercado , faz-se necessário que as empresas conheçam em detalhes os custos nos quais incorrerão em determinada localidade. O modelo padrão “custo-volume-lucro” é útil na decisão de localização. A figura a seguir apresenta, em um único gráfico, as curvas de custo total versus a quantidade produzida mensalmente para as cidades de Brasília, São Paulo e Goiânia, as quais foram previamente selecionadas para receber uma n ova fábrica de brinquedos. Sabe -se que a receita total é a mesma para as três localidades e que a decisão com base no lucro esperado em cada localidade varia com a quantidade produzida. A análise do modelo de “custo-volume-lucro” apresentado no gráfico revela que: 
A São Paulo é a localidade que proporcionará maior lucro para a nova fábrica se a quantidade mensal a se r produzido variar entre 5 e 10 mil unidades, considerando-se a estrutura de custos apresentada. 
B São Paulo é a cidade na qual deve ser instalada a nova unidade produtiva se a quantidade a ser produzida mensalmente for maior do que 7.500 unidades,pois, a partir desse volume de produção, é a localidade que proporcionará o maior lucro. 
C Brasília é a localidade mais indicada para receber a nova fábrica para volumes d e produção mensal inferiores a 5 mil unidades, pois é a cidade que viabilizará o maior lucro. 
D Goiânia deve receber a insta lação da nova fábrica se a quantidade produzida mensalmente for superior a 10 mil unidades, tendo em vista que, nas condições apresentadas, é a cidade que poderá dar o maior lucro. 
 
Questão 9/10 
A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é um resumo do movimento de certas entradas e saídas n o balanço entre duas datas. Sobre a apuração de resultados, podemos afirmar que: 
A apura todos os investimentos da empresa. 
B a demonstração de resultado atualiza o saldo de dívidas da empresa por meio de despesas financeiras. 
C o saldo final da demonstração de resultado indica o caixa disponível da empresa para novos investimentos. 
D a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) também é um documento obrigatório da empresa e sua apuração se faz pela competência (mês a mês ) dos seus documentos fiscais, como notas fiscais de vendas, notas de compras e outras despesas comprovadas.
Questão 10/10 
As demonstrações financeiras — balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração das mutações do patrimônio líquido e demonstração das origens e aplicações de recursos — constituem o conjunto básico de dados organizados e publicados periodicamente pelas em presas. Por serem da dos acumulados e organizados pelo sistema contábil para refletir o estado patrimonial e desempenho econômico de organizações, requer -se que sua leitura e interpretação sejam feitas através de determinadas técnicas. Sobre a análise horizontal das demonstrações financeiras da empresa, podemos afirmar que: 
A toma por base dois ou mais exercícios sociais para verificar a evolução ou a involução de seus componentes e permite fazer diversas análises comparativas. 
B mostra a participação percentual de cada item das demonstrações financeiras em relação ao somatório de seu grupo. 
C propicia a comparação das percentagens dos itens das diversas demonstrações em relação a outras empresas, basicamente as concorrentes que atuam no mesmo ramo de atividade. 
D é uma medida de capacidade d a empresa em honrar toda a sua exigibilidade, contando, p ara isso, com seus recursos realizáveis a curto e a longo prazo.

Outros materiais