Buscar

RESUMÃO DO RORSCHACH II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMÃO DO RORSCHACH
	Tabela 1. Símbolos e critérios usados para a Qualidade Evolutiva (DQ)
	SÍMBOLO
	DEFINIÇÃO
	CRITÉRIO
	+
	Resposta sintetizada
	Dois ou mais objetos são descritos como separados, mas se relacionam. Ao menos um dos objetos envolvidos requer uma forma específica, ou é descrito de um modo que cria uma demanda de forma específica. Ex.: Reflexo, espelho, cachorro caminhando entre arbustos.
	O
	Resposta Ordinária
	Uma área da mancha é identificada como um objeto simples, que naturalmente possui determinada forma ou cuja descrição é tal que atribui uma forma especifica. Ex.: Um pinheiro, um gato, um totem, uma folha de plátano, um morcego, uma bandeira.
	V/+
	Resposta Sintetizada
	Dois ou mais objetos são descritos como objetos separados, mas relacionados. Nenhum dos objetos envolvidos requer uma forma específica e a articulação não introduz uma demanda de forma para nenhum dos objetos. Ex.: nuvens vindo juntas, algum tipo de baia com a vegetação na costa, uma pedra com sujeira em volta dela.
	V
	Vaga
	É referido ao objeto que não requer uma forma específica, e a articulação não introduz uma demanda de forma específica para o objeto. Ex.: uma nuvem, um céu, as cores do pôr-do-sol, um pouco de gelo. 
	
	
	
	Tabela 2. Símbolos e critérios para codificar a Qualidade Formal
	SÍMBOLO
	DEFINIÇÃO
	CRITÉRIOS
	+
	Superior/
Super elaborada
	A articulação inusualmente detalhada da forma em respostas que de outro modo seriam classificadas como ordinárias. A resposta é dada de um modo que tende a enriquecer sua qualidade sem sacrificar o uso apropriado da forma. A resposta + não precisa ser original, mas é única na maneira pela qual os detalhes formais são usados e especificados. 
	O
	Ordinária
	A reposta comum, na qual as características formais gerais são facilmente articuladas para identificar um objeto. 
	u
	Incomum
	Respostas pouco freqüente na qual os contornos basicamente envolvidos não são significativamente violados. São respostas incomuns, mas que podem ser vistas rápida e facilmente pelo observador.
	-
	Menos
	Uso distorcido, arbitrário ou não realista da forma ao criar uma resposta. A reposta é imposta à mancha com total, ou quase total, desconsideração pelos contornos da área usada. Freqüentemente, linhas arbitrárias ou contornos substanciais são criados onde não existem.

Outros materiais