Buscar

Pesquisa sobre Desenvolvimento Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pesquisa sobre Desenvolvimento Organizacional (conceito, características e modelo).
Conceito: O desenvolvimento organizacional consiste em um processo de continua mudança, transformando uma empresa e sua cultura e fazendo com que ela se adapte as mudanças que ocorrem no ambiente organizacional, sendo elas sociais, econômicas ou tecnológicas. Uma empresa bem-sucedida atualmente, precisa se manter em um mundo de rápidas mudanças, assim ela alcançara e se manterá no sucesso, é isso que o desenvolvimento organizacional proporciona as organizações, ele cria empresas proativas que se adaptam rapidamente as mudanças, e além disso, que saiba se antecipar aos acontecimentos e planejar decisões importantes, assim, a empresa está sempre em constante evolução.
Características: A principal característica do desenvolvimento organizacional é a interação entre os funcionários e a empresa, para que ambos, juntos, atinjam os objetivos e metas principais da organização. O desenvolvimento organizacional faz com que as empresas deixem os sistemas mecanizados e adotem os sistemas orgânicos, onde há uma priorização de relação entre funcionários e seus líderes, tomada de decisões descentralizada, solução de conflitos através de negociação, participação e responsabilidade grupal; aspectos que fazem com que a organização proporcione um ambiente favorável aos funcionários, visando uma melhor qualidade de vida para a empresa como um todo. 
Modelo: O desenvolvimento organizacional proporciona as empresas se adaptar a rápidas mudanças que possa acontecer no ambiente, com isso, essa adaptação tem a ver com a estrutura formal da organização e ao comportamento de seus integrantes, para isso existem modelos que auxiliam nessa adaptação: 
Modelos de alterações estruturais: modelos que vão se focar em alterações do ambiente de trabalho, de métodos de operação, de produtos ou na organização propriamente dita.
Modelos de alterações comportamentais: tem foco em uma administração participativa, e uma maior comunicação entre os integrantes da organização, envolvendo aspectos como incentivo, desenvolvimento de equipes, tratamento de conflito grupal, entre outros. 
Modelos de alterações comportamentais e estruturais: tais modelos são mais raros e são necessárias somente quando surgem acontecimentos globais. São modelos integrados e bem mais complexos, os quais envolvem estratégias, sequências e esquemas que variam muito.

Outros materiais