A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
72 pág.
CINETICA.UMC.2017.2

Pré-visualização | Página 5 de 22

este perigo.
Cite 5 diferenças entre reações químicas e reações nucleares.
Dê um exemplo de reação lenta (que leva minutos ou horas ou anos) e um exemplo de reação rápida, instantânea (que leva milésimos a bilionésimos de segundos).
Para pesquisar. Explique: ponto de fulgor ( ou “flash point”); ponto de combustão (ou “fire point”); e ponto de ignição (ou “ignition point”).
Por que depósitos de tabaco, feno e serragens devem ser lugares bem arejados e ventilados?
Indique a diferença entre explosão mecânica, explosão química e explosão nuclear.
1,0 mol/l de N2 (g) com 3,0 mol/l de H2 (g), num recipiente fechado, reagem completamente em uma hora, segundo a reação: N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g). Represente no gráfico “concentração versus tempo”, o comportamento de cada uma das espécies químicas da referida reação.
Óxido de alumínio (Al2O3) e ácido sulfúrico (H2SO4), são misturados num reator em quantidades equimolares. Sabendo-se que a conversão do reagente limite é de 60,0%, produzindo Al2(SO4)3 e H2O, construa um gráfico, quantidade de matéria versus tempo, indicando a variação da quantidade de cada espécie química da reação.
Determine a equação química balanceada cujos dados de processamento da reação estão representados no gráfico:
 ni (mol)
 13,5
 
 12,0
 10,0
 
 9,0
 5,5
 3,0
N
R
S
M
 0 50 t (min)
 
(FUVEST)Na reação representada por A + B C + D, uma elevação de temperatura produz um aumento de velocidade da reação porque aumenta:
a pressão do sistema em reação.
o volume do sistema em reação.
a concentração dos reagentes.
a energia de ativação dos reagentes.
a freqüência de choques efetivos dos reagentes.
A velocidade de uma determinada reação a 60ºC é igual a 0,20 mol/min. De acordo com a regra de Van’ t Hoff, qual será a velocidade dessa reação a 40ºC, mantendo-se as demais condições da reação? 
A 0ºC, a velocidade de uma dada reação é igual a v. De acordo com a regra de Van’t Hoff, em que temperatura a velocidade dessa reação será igual a 8v, mantendo-se inalteradas as demais condições da reação? 
(FUVEST/98) A vitamina C é muito utilizada como aditivo de alimentos processados. Sua propriedade antioxidante se deve à capacidade de ser oxidada pelo oxigênio do ar, protegendo da oxidação outras substâncias presentes nos alimentos. Um certo alimento processado, inicialmente embalado a vácuo, é aberto e armazenado sob duas condições diferentes:
I. em refrigerador a 4ºC;
II. em armário fechado à temperatura ambiente (25ºC).
Mostre em gráfico como varia o teor de vitamina C com o tempo para cada uma dessas condições. Identifique as curvas e explique comparativamente o comportamento delas.
Além da capacidade de reagir com o oxigênio do ar, dê duas outras características que uma substância deve apresentar para poder ser utilizada como substituto da vitamina C em alimentos processados.
(UnB-DF/99) Muito provavelmente, os primórdios da Química relacionam-se à necessidade da conservação de alimentos, que é realizada por meio do controle das reações químicas que neles ocorrem. Esse controle pode ser feito de diversas maneiras, inclusive pelo uso de substâncias conservantes como o dióxido de enxofre, que controla o escurecimento de alimentos, agindo como antioxidante.
Com o auxílio do texto, julgue os itens abaixo, relacionados ao controle das reações ocorridas nos alimentos.
Para a indústria alimentícia, não é vantajoso aumentar a concentração de dióxido de enxofre nos alimentos, pois isso acarretaria um aumento na velocidade de decomposição dos mesmos.
A presença de dióxido de enxofre diminui a energia de ativação da reação que leva ao escurecimento dos alimentos.
Os alimentos conservam-se por meio de refrigeração devido ao aumento das colisões entre as moléculas das substâncias que os compõem.
Infere-se do texto que o dióxido de enxofre oxida-se mais facilmente que as substâncias do alimento ao qual é adicionado.
Um dos produtos das reações envolvendo o dióxido de enxofre deve conter enxofre com número de oxidação menor que +4.
(UnB-DF/98) Em um supermercado, um consumidor leu o seguinte texto no rótulo da embalagem lacrada de um produto alimentício:
“Contém antioxidante EDTA-cálcico dissódico. Conservar em geladeira depois de aberto. Embalado a vácuo.”
Considerando que o prazo de validade do produto ainda não está vencido, julgue os itens que se seguem.
O ar puro é um bom conservante desse alimento.
Algumas substâncias componentes desse produto são impedidas de sofrer reações em que perderiam elétrons.
Se a instrução contida no rótulo for devidamente seguida, haverá o retardamento das reações endotérmicas de decomposição do alimento.
Se a embalagem estiver estufada, há indícios de que houve reação com formação de gases e que, nessas condições, o alimento é considerado impróprio para o consumo.
 Informações: Substâncias que perdem elétrons em reações estão sendo oxidadas.
(UFMG/99) A reação entre o monóxido de nitrogênio, NO(g), e o cloro, Cl2 (g), produz NOCl (g), numa seqüência de duas etapas.
Na primeira etapa, que é rápida, o monóxido de nitrogênio dimeriza-se, formando a espécie ON−NO (g): 
Etapa 1 – rápida: 2 NO(g) ON−NO(g) Hº1 = −159 kJ/mol
Na segunda etapa, que é lenta, ON−NO(g) reage com cloro, Cl2 (g), produzindo NOCl (g):
Etapa 2 – lenta : Cl2 (g) + ON−NO(g) 2 NOCl (g) Hº2 = +84 kJ/mol 
Escreva a equação balanceada da reação global entre o monóxido de nitrogênio e o cloro, na qual se produz o NOCl(g).
Construa um gráfico qualitativo, mostrando a variação da energia versus a coordenada da reação (caminho da reação) para as duas etapas desse processo.
RESPOSTAS:
A baixas temperaturas as reações químicas (neste caso, as de decomposição) são geralmente mais lentas do que a temperaturas elevadas. A ação da luz pode conduzir a reações indesejadas.
Concentração dos reagentes; superfície de contato dos reagentes; presença de catalisadores ou inibidores; pressão do sistema gasoso; natureza dos reagentes (nº e tipo de ligações interatômicas).
O tempo de reação (inverso da velocidade) é superior à idade da Terra (cerca de 5 . 109 anos).
t = 1015 s.
Partindo as batatas aos pedaços aumenta a superfície de contato com a água fervente.
As velocidades das reações catalisadas por enzimas diminuem por decréscimo da temperatura e com a diluição.
Através de uma diluição rápida.
A maior superfície de contato dos reagentes obtida pela subdivisão desses materiais leva o perigo aos trabalhadores em ambientes fechados, quando se atinge a saturação de partículas no ar e consequentemente o ponto de ignição através de uma faísca elétrica ou atrito, resultando uma explosão. Isto já não ocorre em ambientes abertos onde há suficiente ventilação.
Diferenças entre reações químicas e nucleares:
	Reações Químicas 
	Reações Nucleares
	1. Variação do nº de elétrons na eletrosfera do átomo.
	1. Variação do nº de prótons e/ou nêutrons no núcleo do átomo.
	2. Válida a Lei da Conservação das Massas.
	2. Não é válida a Lei da Conservação das Massas, mas sim a Teoria da Relatividade.
	3. Ordem de tempo de ocorrência: 1012 s.
	3. Ordem de tempo de ocorrência: 1015 s.
	4. Ordem de energia envolvida: kJ/mol de reagente.
	4. Ordem de energia envolvida:
GJ/mol de reagente.
	5. Ocorrência na natureza: na Terra.
	5. Ocorrência na natureza: na superfície do Sol.
Exemplo de reação lenta: reação de esterificação (mesmo sendo catalisada com ácido sulfúrico); exemplo de reação rápida: reação de salificação em meio aquoso.
Ponto de fulgor ou flash point é a temperatura na qual os vapores emanados de um líquido em aquecimento se inflamarão pela ação da aproximação de uma chama, porém se apagarão a seguir (quantidade de vapores insuficientes