Buscar

questionario para av3 em fundamento ciências sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. O fato de vermos o mundo através dos parâmetros culturais e soci ai s da nos s a própri a cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e me hor. A tendênci a a subjulgar a cultura do outro denomi na-se
E) Etnocentrismo
2. No pensamento de Weber quatro ações marcam a vida dos indivíduos em sociedade, Weber apresenta as ações explicando como as atuações sempre estão orientadas por alguma motivação interna do indivíduo. A partir das aulas ministradas avalie os itens abaixo e marque a alternava INCORRETA.
b) A ação racional com relação a um objetivo é aquela definida pela crença consciente no valor. O ator age racional mente aceitando todos os riscos , não para obter um resultado exterior, mas para permanecer fiel a sua honra.
circunstâncias e não em relação a um objetvo ou a um sistema de valor.
3. De acordo com a definição de fato social, assinale a alternativa incorreta:
e) O ato de adoecer é um fato social, pois possuindo motivações biológicas podem ser percebidos como exteriores aos indivíduos; excetuando-se as doenças e influenciadas por fatores sociais.
4. Sobre a Sociologia e o período do seu surgimento, podemos ASSINALAR COMO VERDADEIRA A SEGUINTE AFIRMAÇÃO:
e) A Revolução Industrial é muitas vezes analisada de forma superficial como a simples introdução da máquina a vapor nas fábricas e manufaturas e o aperfeiçoamento das técnicas produtivas. Existe, porém, outra faceta da realidade - a Revolução Industrial significou o triunfo da indústria capitalista e da classe minoritária detentora dos meios de produção e do capital. Grandes massas de trabalhadores foram submetidas ao que impunha o sistema - novas formas de relação de trabalho, longas e penosas jornadas nas fábricas, salários de subsistência - a fim de satisfazer os interesses econômicos dosempresários.
6. Marque a alternativa verdadeira para a seguinte afirmação: Juízos de Fato são a base do conhecimento científico, pois proporcionam a possibilidade de uma explicação ser confirmada ou refutada, isto é, ser verdadeira ou falsa. Logo, a sentença, ¿O capitalismo é o modelo econômico que mais promove o acumulo do excedente de produção¿ é verdadeira se, e somente se, na comparação com outros sistemas produtivos (por ex.: escravagismo, cooperativismo) o acumulo de excedentes, promovido pelo capitalismo for, de fato, maior do que o dos outros sistemas. Juízos de Valor são afirmações feitas, tendo por base, uma perspectiva pessoal ou um sistema de valores. Juízos de Valor referem-se ao fato das coisas serem boas ou ruins, úteis ou não. Logo, a sentença ¿O sistema capitalista é ruim e deve ser reformulado¿ é boa para o proletariado, que deseja a sua superação, e ruim para o capitalista, que deseja sua continuação. Max Weber, ao afirmar que o sociólogo deve, por exemplo, realizar a descrição de um modelo econômico, mas não deve julgá -lo, está promovendo a separação entre:
d) A Sociologia e a Política.
7. Sobre o conhecimento mítico, podemos marcar como CORRETA APENAS A SEGUINTE INFORMAÇÃO:
e) Trata-se de uma forma de conhecimento não lógico, fantasioso;;
8. É característica fundamental na definição de fato social:
d) exterioridade
9. Os fatos sociais devem ser tratados como coisas. Porque não existe fenômeno que não s e desenvolva na sociedade, desde fatos físico-químicos até os fatos verdadeiramente sociais que não sejam como coisas. O autor desse pensamento forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Para esse pensador, o indivíduo, visto de maneira isolada, não pode ser considerado objeto ideal para o estudo da Sociologia e, portanto, um elemento inadequado para o estudo e a compreensão apropriada do conceito de ¿fato social¿. O que realmente interessa é o enfoque no indivíduo inserido no contexto de uma realidade socia l objetiva que, encontrando-se acima dele, caracteriza-se por ser grupal e, por conseguinte, coletiva. A quem correspondem essas ideias citadas no texto?.
c) Èmile Durkheim.
10. Karl Marx viu muito de perto as transformações sociais promovidas pelo surgimento do Capitalismo industrial, a polarização de interesse entre burguesia e proletariado, a exploração da força de trabalho e a concentração dos meios de produção nas mãos dos capitalistas. Sobre a sociologia de Marx, assinale a alternativa INCORRETA.
d) A teoria liberal de Marx foi erguida sobre as bases da dinâmica da economia de mercado.
ou
Marx apresenta as características da sociedade capitalista por meio de sua teoria liberal sobre a dinâmica da economia de mercado.
11. (Adaptada do Vestibular UFU, 2012) Se tomarmos como ponto de partida a concepção de fato social, segundo Durkheim, qual das alternativas abaixo apresenta corretamente uma das características do fato social:
e) Exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.
12. Considerando a diferença entre os autores clássicos da sociologia, podemos afirmar que:
I) A racionalização, segundo Weber permite um crescimento do conhecimento humano e o maior controle do homem sobre as técnicas; Marx propõe que o modo de produção capitalista cria uma nova forma de exploração baseada na relação de assalariamento.
II) Durkheim aponta para os mecanismos gerais de manutenção da ordem ou instituições específicas que buscam fortalecer a integração e reafirmar a ordem social, enquanto Marx destaca os mecanismos de legitimação da dominação das classes dominantes sobre as classes dominadas.
III) Weber destaca a reciprocidade entre as ações sociais dos indivíduos formando uma teia
Estão corretas:
b) Apenas as afirmativas II e III
14. Atualmente, um rapaz pode ceder um beijo ao namorado em um shopping center e, se sofrer discriminação por este ato, o estabelecimento comercial poderá ser multado e até ter seu alvará cassado. Em épocas passadas, um jovem que fosse flagrado praticando ação semelhante era estigmatizado e posto à margem da sociedade. Percebemos uma mudança de ideias e comportamentos em vários setores da sociedade brasileira. Podemos, portanto, afirmar que:
b) A cultura é dinâmica porque padrões de comportamento mudam a partir reflexões realizadas dentro da própria cultura.
15. Leia a reportagem abaixo e assinale a alternativa adequada, do ponto de vista antropológico. Campanha denuncia casos de discriminação e xenofobia na Universidade de Coimbra "'Mas você é brasileira!' Quando recusei uma investida sexual". A foto faz parte de uma campanha de denúncias de casos de discriminação e xenofobia surgidas durante as eleições para a Associação Acadêmica de Coimbra, da Universidade de Coimbra, em Portugal, em novembro de 2013. A chapa Lista R - AAC, composta por estudantes portugueses e brasileiros, que tinha como principa l bandeira a luta contra discriminações dentro e fora da Universidade de Coimbra. "O objetivo era fazer com que as pessoas, ao lerem os cartazes, se dessem conta do quanto alguns comentários, que às vezes não passam de brincadeiras, são ofensivos e refletem o quanto os preconceitos estão enraizados na cultura", informou a chapa Divulgação/Lista R - ACC. (Disponível em: <<<<<<<<<http://noticias.uol.com.br/album/2014/01/30/campanha -denuncia-casos-de-discriminacao-exenofobia-na-universidade-de-coimbra.htm#fotoNav=8>>>>>>>>>. Acesso em: 20 abr 2015.).
a) Casos de xenofobia, como este do cartaz, mostram os preconceitos culturais velados, em forma de brincadeiras.
16. "A generalidade é um aspecto importante para a identificação dos fatos sociais que são sempre manifestações coletivas, distinguindo-se dos acontecimentos individuais, ou acidentais" (COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: uma introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2005, p. 84.).A partir do trecho destacado, leiaas afirmativas a seguir: 
1. A generalidade do fato social consiste unicamente na obrigatoriedade da lei positiva. 
2. O suicídio não se constitui como um fato social, pois se apresenta como um ato deliberado e completamente individual. 
3. Durkheim afirma que o suicídio depende de leis sociais e não da vontade do sujeito. 
4. Ao se observar o fato social, deve-se, segundo Durkheim, manter-se imparcial, buscando objetividade. Está correto o que se afirma em:
c) Afirmativas 3 e 4.
17. Sobre a divisão social do trabalho, de acordo com a formulação de Émile Durkheim, marque a alternativa correta.
d) Seu mais notável efeito é o de tornar solidárias as funções divididas.
ou
Seu efeito mais notável é o de quanto mais especializada, tornar mais interdependentes as funções divididas. 
18. (Adaptada do Vestibular UFU/2005): Sobre coesão social e anomia em Durkheim é correto afirmar que:
c) O fortalecimento da coesão social está relacionado a um estado de anomia, isto é, em certaconformidade das consciências particulares com uma consciência coletiva.

Outros materiais