Buscar

CIENCIA POLITICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSO POLÍTICO: O estudo do poder, da política, pois estão interligados, relacionados. O discurso político tem toda importância para a politica. POLITICA: é toda forma de relacionamento entre governantes em busca do bem comum , para a coletividade. Dominação tradicional _ obediência do filho com o pai, ,por que existe previsão na lei/ estatuto legal, denominação carismática – obediência que se deve a qualidades do governante. Todo estado é uma sociedade. O que é sociedade? É uma união permanente, estável de pessoas que visa atingir um objetivo que seja comum a um grupo. Sociedade só existe entre seres humanos. Diferença entre comunidade e sociedade, sociedade existe poder tem objetivo, ou finalidade, já a comunidade não existe o poder, não tem objetivos , estar juntos e permanecer juntos. Quem defende os naturalistas?? Aristóteles,São tomé de aquino e Oreste Ramalhete. Quem defende os contratualistas? Platão, Tomas Hobbes, Jhon Lock, Rosseau, Alexandre Gropali. Quais são os componentes de um território? Rios internos, lagos internos, solo, sob-solo, espaço aéreo, mar territorial. População
Configura um critério, matemático, demograficamente, ou seja somente se considera a quantidade. Povo - natos ou naturalizados. Nação – todos aqueles que apresentam um sentimento comum, uma comunhão de cultura, de história, um passado em comum, o sentimento que define.
SOBERANIA – inicial, pq nasce com o próprio Estado, absoluto, juridicamente ilimitado, incondicionado, coativo e permanente.
Contratualistas : Buscam construir teorias que vao explicar o aparecimento do Estado. Aceitam na noção de estado de natureza, portanto o momento o pre organização do estado, são jus naturalistas, diferenças entre os contratualistas – HOBBES – diz que o homem no estado de natureza possui o direito natural inalienável, o direito a vida, e pode fazer o que quiser para continuar a vida, melhor eu atacar do que me defender.
Poder : é o fato social, por que só é possível de ser observado diante de uma coletividade. A organização politica é feita de forma natural, o homem é um ser político naturalmente. Conforme Max Weber, ele conceitua o poder como toda forma de dominação, a probabilidade de impor uma conduta, através da força e encontrava a obediência, diz que uma dominação tem que ser legítima. ANTIGAS FORMAS DE GOVERNO: monarquia, aristocracia e democracia. A monarquia(uma so pessoa do rei) viraria tirania, a aristocracia(um grupo) viraria oligarquia e a democracia(Todos) viraria uma demagogia. Caracteristica da Monarquia – vitaliciedade, hereditariedade e irresponsabilidade(característica da monarquia absoluta. Tipo de monarquia – absoluta e limitada TIPOS DE GOVERNO ATUAIS: monarquia e república . Características da República: Temporariedade( mandato fixo), eletividade ( o povo que elege), responsabilidade. A republica presidencialista é irresponsabilidade política, no parlamento é responsável, se tem mais cautela. CACTERISTICA DA REPUBLICA PRESIDENCIALISTA: temporariedade, eletividade e irresponsabilidade. TIPOS DE REPÚBLICA : presidencialismo e parlamentarismo.
CASO CONCRETO: O premier da Alemanha...Na confederação existe a união de estados, que permanecem soberanos, com total independência, poderá ocorrer a secessão(separação), quando bem quiserem, a confederação tem sua origem por meio de um tratado internacional, a relação entre eles é diplomática(total soberania), um sobre o outro. Já a federação, ocorre uma união de estado politicamente autônomos, que exercem seu poder nos limites da constituição federal, no entanto não são soberanos, a soberania é exercida pelo todo, não há possibilidade de secessão, pois a união é indissolúvel. Inclusive configura cláusula pétrea; a federação é criada por meio de uma Constituição.
CASO CONCRETO: Após superar...a) Não, pois pretende adotar a monarquia, mas com as características da república. B) A princípio tal alteração seria possível por emenda, segundo o entendimento da maioria, a forma de governo e o sistema de governo não configuram cláusula pétrea, somente a forma de estado federal é quem configura a clausula pétrea, ou seja, aquele núcleo de normas constitucionais que não pode ser abolido.
CASO CONCRETO: A verdadeira concepção de politica....A) Não, política são práticas que buscam o bem comum e a liberdade dos cidadãos, politica pode ser ainda a orientação ou a atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesso público. B) Sim, por quê em um Estado Democrático de Direito, pressupõe-se que todos devem participar, o desinteresse leva a não participação dos cidadãos.
CASO CONCRETO: Considerando a possibilidade das ilhas de Fernando de Noronha deixarem de compor o território....
Haverá um significativo impacto, pois, com a exclusão da ilha do território nacional , o território brasileiro, sofrerá uma relevante redução, considerando o espaço terrestre da ilha, o mar territorial que era contado a partir da ilha e agora será a partir da costa, o espaço aéreo respectivo, como também o subsolo. 
CASO CONCRETO: - Paulo, refugiado de guerra, já vive no Brasil acerca de 20 anos...Sim . Paulo não pertence ao povo brasileiro e sim a população e também não faz parte da nação, pois não tem nenhum sentimento, quanto ao primeiro(povo) Paulo não mantém com o Brasil vínculo de nacionalidade, qto ao segundo(nação), Paulo deixou claro que não se sente brasileiro, logo não apresenta um sentimento comum, uma comunhão de alma, podemos afirmar que Paulo pertence a população brasileira, uma vez que reside no Brasil há 20 anos.
CASO CONCRETO: Diante do que está expresso no Art. 4º da Constituição Federal...Está errada a afirmação , pois a soberania estatal apresenta reflexos interna e externamente, sendo certo que a supremacia, ou seja o poder absoluto é um reflexo interno pois é o poder maior, irresistível que existe dentro do Estado. Considerando seu aspecto externo seria correto afirmar que a todos os Estados soberanos mantém entre si uma relação de igualdade de coordenação.
,

Outros materiais