Buscar

DIREITO DO TRABALHO PROGRAMA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
DIREITO DO TRABALHO
*
PROGRAMA:
Direito do Trabalho: conceito, fundamentos, características.
Fontes.
Princípios.
Aplicação do Direito do trabalho tempo e no espaço.
Relação de Trabalho e relação de emprego.
*
Sujeitos da relação de emprego: empregado e empregador.
Empregador: conceito, empresa e estabelecimento. Grupo econômico, solidariedade. Sucessão titulares da empresa.
Empregado: conceito, características, tipos especiais de empregado.
*
Contrato de trabalho: conceito, características, morfologia, elementos essenciais, duração do contrato de trabalho, terceirização, alteração do contrato de trabalho.
*
SALÁRIO E REMUNERAÇÃO. Remuneração: salário e gorjeta - conceito e distinção. Salário: conceito, Salário mínimo, básico, piso salarial. Salário in natura. Sobressalário: gratificação, prêmios, comissões, percentagens, abonos, diárias, ajudas de custo, adicionais. Salário complessivo. Participação nos lucros. Gratificação natalina. Meios e formas de pagamento de salários. Normas de proteção salarial, irredutibilidade, intangibilidade salarial (descontos no salário). Equiparação salarial, reenquadramento e desvio de função.
*
ALTERAÇÃO, SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO: Alteração unilateral e bilateral. Jus variandi e o jus resistentiae. Promoção, rebaixamento, reversão: cargo de confiança: altos empregados, Transferência provisória e definitiva. Suspensão do contrato de trabalho: espécies e efeitos. Interrupção do contrato de trabalho: espécies e efeitos.
*
DURAÇÃO DO TRABALHO: Limitação do tempo de trabalho: fundamentos e objetivos. Jornada de trabalho e horário de trabalho. Jornadas especiais: bancário, telefonista, cabineiro de elevador, turnos ininterruptos de revezamento, aprendiz. Horas extras e variações de horário. Compensação de horário: semanal, mensal e anual (banco de horas). Empregados excluídos do capítulo da duração: trabalhador externo e gerentes ocupantes de cargo de gestão. Trabalho em regime de tempo parcial. Horas in itinere. Trabalho noturno. Sobreaviso. Intervalos compulsórios. Intervalo intrajornada. Intervalo interjornada. Repouso semanal remunerado. Fundamentos, natureza jurídica. Duração e remuneração do repouso. Trabalho em domingos e feriados.
*
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
*
CASSAR, Vólia Bomfim. Direito do Trabalho. RJ: Forense, SP: Método.
 CARRION, Valentin. Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho. São Paulo: Saraiva.
JORGE NETO, Francisco Ferreira; CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa. Direito do Trabalho. 4 ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2008. t.1
BARROS, Alice Monteiro. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr.
GOMES, Orlando; GOTTSCHALK, Elson. Curso de direito do trabalho. 17. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005. 
NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito do trabalho: história e teoria geral do direito do trabalho: relações individuais e coletivas do trabalho. 19. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2004. 
NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciação ao direito do trabalho. 31. ed. São Paulo: LTr, 2005. 
SÜSSEKIND, Arnaldo et al. Instituições de direito do trabalho. 22. ed. São Paulo: LTr, 2005. 2 v.
DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr.
Garcia, Gustavo Filipe Barbosa. Curso de Direito do Trabalho - 10ª Ed. 2016. Forense
CF E CLT.
*
Gostaria que você soubesse que existe dentro de sí uma força capaz de mudar sua vida, basta que lute e aguarde um novo amanhecer.
Margaret Thatcher

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais