Buscar

Geopolítica dos recursos naturais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Geopolítica dos recursos naturais
Recursos Naturais 
“Propriedade do meio físico, como mineral ou vegetal natural, que a humanidade pode usar para satisfazer suas necessidades. Tecnicamente falando, uma propriedade somente pode vir a ser recurso quando ela é explorada pelos humanos ...” 
Mayhen Susen
A questão da água 
 A água cobre 70% da superfície da terra. No entanto como todos sabem, 97,5% desse total é da água salgada dos mares e oceanos. A maior parte dos 2,5% restantes está nas geleiras dos polos, no subsolo congeladas e nas altas montanhas. Apenas 1% é de água potável, boa para consumo.
 Águas compartilhadas e conflitos 
 Existem regiões onde a fronteira entre países separa a nascente de grandes bacias de sua foz, o que pode levar a conflitos internacionais. Há no mundo 217 bacias, compartilhadas por 145 países, sendo 57 bacias na África e 48 na Europa.
 Além da competição pelo uso da água, há o impacto na qualidade dela; a forma como uma nação a utiliza afeta a qualidade do recurso que chega a outros países.
 As águas transfronteiriças
 Existem regiões onde os rios, mares e lagos fazem fronteira entre os países, são chamadas águas transfronteiriças. 
As águas de rios que dividem países são por convenção internacional, consideradas compartilhadas. Qualquer obra de engenharia nessas águas deve ser fruto de acordos de cooperação internacional.
 Geopolítica de recursos naturais e energéticos
 O ser humano sempre buscou explorar os recursos naturais, modo de ser limitações impostas pela natureza. Assim, os recursos minerais e energéticos foram e continuam sendo de grande importância para a organização social da humanidade. A madeira foi talvez, depois da água o recurso natural mais utilizado para atender as necessidades humanas. A maior parte da madeira era transformada em carvão vegetal, utilizado na fundição de FERRO.
 A exploração de recursos naturais
 No período colonial, investidas dos colonizadores europeus na América, Ásia e África retiraram desses continentes uma grande quantidade de ouro, prata, diamantes e outras pedras preciosas. Também houve interesse pelo patrimônio vegetal e animal desses territórios. O pau-brasil é um exemplo, mas há muitos outros, como o chá, a canela, o cacau, a cana-de-açúcar e a banana. 
O petróleo e a eletricidade
No século XX, com a segunda Revolução Industrial, o petróleo e a eletricidade tornaram-se bens preciosos.
O petróleo mudou a ordem geopolítica global. A eletricidade está sendo implementada em larga escala para uso industrial e doméstico. O emprego da eletricidade como força matriz libertou as industriais das bacias carboníferas. 
As fontes alternativas de energia
A Sociedade atual é muito dependente de fontes de energia: Carvão vegetal e o Mineral, o petróleo e o gás natural, e os efeitos nocivos da queima de combustíveis fosseis ao meio ambiente, levaram à busca de soluções alternativas de produção energética economicamente viáveis.
Entre essas alternativas estão o aproveitamento da energia solar dos ventos (energia eólica), das mares, a energia geotérmica (obtida pelo calor da terra) e a biomassa.
A Biomassa e a produção energética
A biomassa é composta de materiais orgânicos que podem ser utilizados como fonte de energia. A formação de plantas se dá por meio da fixação de CO² do ar e da água, com absorção da energia proveniente do sol e a formação de hidratos de carbono. 
Os principais produtos derivados da biomassa para a produção de energia são o etanol e o biodiesel.
O etanol é a energia que passou da forma sólida para a forma líquida.
O biodiesel é constituído por óleos vegetais.
Capítulo 13 
Bárbara Olegário
Deivison Silva
Matheus Almeida
Thiago Pereira

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais