Buscar

Treponema - Teste de VDRL metodologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Treponema 
Gênero pertencente a famÌlia Spirochaetaceae. Entre as espécies patogênicas, destacamos o Treponema pallidum, causador da sífilis. Esta doença, de aquisição por contato sexual, pode se manifestar em lesões no pênis ou locais geniturinários mais profundos, havendo a possibilidade da transmissão horizontal e vertical, já que este microrganismo é capaz de ultrapassar a barreira placentária. Este microrganismo no É cultivável em meio de cultura. O diagnóstico vai depender da fase da doença. Se a sífilis é primária, o agente pode ser demonstrado na secreção da lesão (cancro duro), por microscopia de campo escuro ou imunofluorescência. Após este estágio o diagnóstico é sorologico (VDRL).
Teste de Aglutinação de Cristais de Colesterol O teste do VDRL (Veneral Disease Research Laboratory) emprega cristais de colesterol que são sensibilizados com lecitina e cardiolipina para a pesquisa de anticorpos cardiolipídicos da sífilis ou na presença de auto-anticorpos da síndrome anti-fosfolípide primária ou secundária, neste caso em geral associada ao lupus eritematoso sistêmico.
FINALIDADE:
Método de triagem para detecção de reaginas da sífilis. Somente para uso diagnóstico in vitro.
PRINCÍPIO DE AÇÃO:
Metodologia: Reação de Floculação A combinação de lecitina, colesterol e cardiolipina possui semelhança imunológica com antígenos do Treponema pallidum, consistindo em um antígeno não treponêmico. A interação das reaginas da amostra com este antígeno produz floculação que pode ser detectada ao microscópio óptico.

Outros materiais