Buscar

PROVA DEPENDÊNCIA DIREITO CIVIL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROVA DEPENDÊNCIA DIREITO CIVIL III
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 936491)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta acerca dos Contratos no Direito Civil.
		
	
	e) O distrato, que irradia efeitos ex tunc, corresponde à resilição bilateral do contrato, e faz-se pela mesma forma exigida para o contrato. Além disso, é imprescindível à cessação dos efeitos do contrato, mesmo que este já tenha sido integralmente cumprido.
	 
	a) A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso ou lhe diminuam o valor. Assim, o doador, no caso de doação pura e simples, não está sujeito às consequências do vício redibitório
	
	d) O alienante, mesmo de boa-fé, responde pela evicção, não sendo possível a exclusão, por disposição contratual, da responsabilidade pela perda da coisa.
	
	c) É inválido, se firmado por documento particular, o contrato de compra e venda de imóvel com valor equivalente a vinte e cinco vezes o maior salário-mínimo vigente no País
	
	b) Em razão dos princípios da isonomia e da conservação do contrato, a interpretação dos contratos de adesão não deve favorecer a qualquer das partes contratantes, mesmo no caso de existirem cláusulas ambíguas ou contraditórias, as quais serão consideradas nulas
		
	
	 2a Questão (Ref.: 936308)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acerca dos princípios fundamentais do direito contratual, marque a alternativa correta:
		
	
	A liberdade contratual encontrou sempre limitação na ideia de ordem pública, entendendo-se que o interesse da sociedade deve prevalecer quando colide com o interesse individual, contudo referido princípio não é limitador da autonomia da vontade, que prevalece sempre por ser absoluto.
	
	O princípio da autonomia da vontade tem como escopo restringir a liberdade de contratar, por terem as partes a faculdade de celebrar ou não contratos, sem qualquer interferência do Estado. Podem as partes celebrar somente contratos nominados, sendo os contratos inominados afastados pelo CC/2002.
	
	Pelo princípio da revisão dos contratos ou da onerosidade excessiva propõe-se que nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente, com expressa vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, não poderá o devedor pedir a resolução do contrato, ficando este obrigado a cumpri-lo em todos os seus termos.
	 
	De acordo com o princípio do consensualismo, basta para o aperfeiçoamento do contrato, o acordo de vontades. Decorre ele da moderna concepção de que o contrato resulta do consenso, do acordo de vontades, independentemente da entrega da coisa.
	
	Princípio da relatividade dos contratos, funda-se na ideia, de que os efeitos do contrato podem atingir terceiros, não se restringindo somente àqueles que manifestaram a vontade. Desse modo, a obrigação, não sendo personalíssima, opera-se além das partes, atingindo seus sucessores, a título universal ou singular.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 936480)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(Advogado - 2015 - Andirá/PR - FUNPESPA) Em relação aos contratos, no que se relaciona ao Direito Civil, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor.
	
	O contrato de transação prevalecerá, ainda que nula uma de suas cláusulas, pois admite nulidade parcial.
	 
	A oferta ao público equivale a proposta quando encerra os requisitos essenciais ao contrato, salvo se o contrário resultar das circunstâncias ou dos usos.
	
	Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.
	 
	Nos contratos onerosos, o alienante não responde pela evicção.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 936298)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fred encaminha carta a Robson oferecendo a venda de seu apartamento por R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), em 60 (sessenta) prestações mensais. Robson responde, dentro do prazo dado, que ¿aceita a proposta, mas quer dividir o pagamento em 90 (noventa) prestações mensais¿. Diante do exposto, assinale a opção correta:
		
	
	O distrato, que irradia efeitos ex tunc, corresponde à resilição bilateral do contrato, e faz-se pela mesma forma exigida para o contrato. Além disso, é imprescindível à cessação dos efeitos do contrato, mesmo que este já tenha sido integralmente cumprido.
	
	O fato de Fred ter enviado a proposta por carta a torna, automaticamente, não obrigatória.
	
	Robson aceitou a proposta feita por Fred.
	 
	Fred está liberado da proposta feita a Robson, porque não foi aceita.
	
	Fred está obrigado a concluir o negócio.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 935808)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	 
(TRF 1ª Região  juiz) Determinado indivíduo comprou um carro e, após dez dias utilizando-o, constatou defeito que diminuiu sensivelmente o valor do veículo. O adquirente desconhecia o defeito no momento da realização do negócio jurídico e, se dele tivesse conhecimento, não o teria celebrado. Em relação à situação hipotética acima, julgue os itens subseqüentes.
I- A hermenêutica contratual moderna impõe o princípio da sociabilidade dos contratos como limitação à liberdade contratual.
II- O adquirente pode redibir o contrato ou reclamar abatimento do preço.
III- O erro como vício de consentimento e o vício redibitório confundem-se porque, em ambos, o negócio jurídico contém defeito que vicia a vontade do adquirente.
IV- O adquirente, se optar pela ação redibitória, deverá observar o prazo prescricional fixado em lei.
 Estão certos apenas os itens
		
	
	II, III e IV.
	
	I e IV.
	 
	I, II e III.
	 
	I e II.
	
	III e IV.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 936180)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A exceção do contrato não cumprido pode ser oposta:
		
	
	Apenas nos contratos reais
	 
	Nos contratos bilaterais
	
	É nula a cláusula que deixar a fixação do preço ao arbítrio de terceiro
	
	Somente nos contratos aleatórios
	
	Nos contratos unilaterais
		
	
	 7a Questão (Ref.: 935924)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(Questão 26 30º Exame OAB-RJ) Quanto ao vício redibitório é incorreto INCORRETO afirmar:
		
	 
	O alienante responderá pelo vício, mesmo provando que o desconhecia;
	 
	O doador, mesmo em se tratando de doação pura, irá responder pelo vício redibitório;
	
	A doação é ato unilateral.
	
	O adquirente pode rejeitar a coisa ou reclamar o abatimento do preço.
	
	O vício ou defeito na coisa recebida devem ser ocultos;
		
	
	 8a Questão (Ref.: 936283)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(FMP/RS 2014 - TJ/MT - Juiz) Considere as assertivas I, II e III. I. O princípio da conservação do negócio jurídico permite, em caso de onerosidade excessiva, sempre que possível, a revisão do contrato e, não, sua resolução. II. O adimplemento substancial visa a impedir o uso desequilibrado do direito de resolução contratual pelo credor em prol da preservação da avença. III. A imputação de responsabilidade pelos danos que da evicção resultam é ex lege, operando pleno iure, podendo, o adquirente, demandá-la, em qualquer caso, mesmo tendo conhecimento de que a coisa era alheia ou se a sabia litigiosa, porque a hasta pública não exclui a garantia. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Apenas a assertiva II é falsa.
	 
	Todas as assertivas são verdadeiras.
	
	Apenas a assertiva I é falsa.
	
	Todas as assertivas são falsas.
	 
	Apenas a assertiva III é falsa.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 936175)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a INCORRETA:
		
	 
	É nula a venda de ascendente a descendente quandonem os outros descendentes nem o cõnjuge do alienante deram expresso consentimento
	
	No caso de separação de bens convencional, é lícita a compra e venda, entre cônjuges, de bens excluídos da comunhão
	
	Nos contratos de adesão são nulas de pleno direito as cláusulas ambíguas ou contraditórias.
	 
	É nulo o contrato de compra e venda em que se deixa ao arbítrio exclusivo de uma das partes a fixação do preço
	
	Se, na venda ad mensuram de um imóvel, se verificar que há excesso superior a um vigésimo do total da área enunciada e se o vendedor comprovar que tinha motivos para ignorar a medida exata da área vendida, pode o comprador completar o valor correspondente ou simplesmente devolver o excesso
		
	
	 10a Questão (Ref.: 936566)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(2015 - FCC - TRT - 15ª - Juiz do Trabalho Substituto) Um cidadão doou ao Município um terreno, fazendo constar da escritura, em seguida registrada no Registro de Imóveis, que nele deverá ser construído um prédio e instalada uma creche, para atender crianças cujos pais não tivessem recursos financeiros. A hipótese configura doação
		
	
	sob condição suspensiva, que suspende a aquisição e o exercício do direito de propriedade pelo Município, por isso o doador não poderá exigir a execução da obra ou a instalação da creche.
	 
	com encargo, que suspende o exercício, mas não a aquisição do direito de propriedade pelo Município, e o doador poderá exigir a execução da obra e instalação da creche, ou, depois de sua morte, poderá exigi-las o Ministério Público.
	 
	com encargo, que não suspende a aquisição nem o exercício do direito de propriedade pelo Município, mas o doador poderá exigir sua execução, ou, depois de sua morte, poderá exigi-la o Ministério Público.
	
	a termo, que suspende o exercício, mas não a aquisição do direito de propriedade pelo Município, mas o doador poderá exigir a execução da obra e instalação da creche, ou, depois de sua morte, poderá exigi-las o Ministério Público.
	
	sob condição potestativa, que se considera não escrita, por isso não suspende a aquisição nem o exercício do direito de propriedade pelo Município, que, inclusive, poderá dar outra destinação ao terreno.

Outros materiais