Buscar

DIREITO PENAL II caso concreto 6

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL II - CCJ0032 
Título 
SEMANA 6 
Descrição 
Caso Concreto. 
Carlos foi condenado pelas práticas de lesão corporal grave (art. 129, §2º, I, do CP), à pena de 02 anos de reclusão, e furto simples (art. 155, do CP), às penas de 01 ano de reclusão e 10 D.M., em concurso material. Há possibilidade de fazer incidir pena alternativa em qualquer das condenações? Qual o regime prisional a ser fixado, considerando que Carlos é primário, de bons antecedentes e menor de 21 anos? Fundamente (XLII Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro). 
Questões Objetivas.
 1) A pena de reclusão:
a) é semelhante à pena de prisão simples b) deve ser cumprida sempre em regime fechado. c) pode ser cumprida, inicialmente, em regime aberto. d) foi considerada inconstitucional pelo STF. 
2) A pena de multa: 
a) é uma espécie de restritiva de direito. b) é calculada em dias multa e é direcionada ao Estado c) não pode ser parcelada d) pode ser convertida em privativa de liberdade. 
Desenvolvimento:
R: Quanto a primeira parte da pergunta, cumpre esclarecer que as penas restritivas de direitos podem ser aplicadas quando presentes os requisitos do art. 44 do CPP (crime praticado sem violência ou grave ameaça a pessoa, com condenação ate 4 anos em caso de crimes dolosos, quando o apenado não for reincidente, salvo quando ainda assim a substituição da epna seja socialmente recomendável, e quando as circunstâncias judiciais forem favoráveis). Desta forma, no caso acima só e possível aplicar pena restritiva de direitos no crime de furto.
Quanto a segunda pergunta, nos dois casos se aplica o regime aberto, conforme art. 33, §2º do CPB.
Questões objetivas:
C.
B.

Outros materiais

Perguntas Recentes