Buscar

Relatório de Análise da Supervisão de TCC assistida na UNESA em Nova Iguaçu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Relatório de Análise da Supervisão de TCC assistida na UNESA em Nova Iguaçu
Na supervisão assistido havia cinco estagiários, e foram apresentados 3 casos clínicos e duas faltas 1 por parte do cliente e 1 por parte do Estagiário 
Primeiro caso apresentado:
Uma adolescente de 17 anos com diagnóstico confirmado de Borderline,segundo relatos da estagiaria, a cliente informa que teve uma semana aparentemente tranquila, porém informa que após sair uma noite com amigos e virar a madrugada na rua a mesma se se encontrava feliz, porém ao acordar pela manhã sentia-se vazia e triste, e não conseguia explicar o por que dessa tristeza. A estagiária relata que perguntou a cliente, se havia acontecido algo que houvesse desencadeado essa tristeza, algum evento triste ou que trouxesse alguma lembrança ruim, a cliente informa que não, que a noite foi ate mesmo agradável porém ao acordar toda a alegria havia ido embora, a estagiária demonstra então não saber muito o que fazer neste caso e acaba não se atentando muito nesta questão, a supervisora pergunta então o que ela fez em relação a esta informação da cliente, e a mesma responde que ficou sem ação e diz que precisa de ajuda da supervisora. A supervisora diz a ela que ela deveria ter perguntado a cliente se ela havia consumido álcool ,pois o álcool funciona no organismo como um agente desencadeador de depressão, e que ela poderia ter se aprofundado mais nisso, por que muitas vezes o que parecia ser tristeza poderia ser efeito do álcool e que o fato desta paciente ser Borderline intensifica mais ainda essa situação. A supervisora pergunta: E o que mais ocorreu? A mesma informa que a cliente tem evoluído, e que não se automutila mais. Pois quando a mesma chegou ao SPA,cortava-se constantemente nos pulsos e na barriga, e que agora quando a mesma se sente angustiada, ela mesma faz o exercício que fora ensinado a ela para a redução do estresse. Mais a paciente ainda se queixa frequentemente por que não consegue dormir a noite, por que mora em uma casa cheia de parentes e culpa o pai por causa disso, alias culpa o pai por todos os seus fracassos, utiliza sempre a frase: - Esse homem (pai) só atrasa minha vida, a estagiaria pergunta a partir de que momento ela percebeu que esse pai só atrasa a sua vida e ela diz que foi desde o momento em que começou uma obra interminável em casa e colocou ela pra morar na casa da vó,onde também moram diversos familiares. A supervisora deu a devolutiva deste atendimento para a estagiária e lhe advertiu a aplicar algumas técnicas com essa cliente.
Segundo Caso apresentado 
Segundo relatos da estagiária, a mesma esta atendendo uma jovem de 23 anos, que é estudante de direito, estando no oitavo período, cliente informa que desde que começou a terapia tem estado mais feliz, pois antes não conseguia controlar seus impulsos e agora tem conseguido se controlar, antes da terapia a mesma sofria de tricotilomania e já estava ficando praticamente careca de tanto arrancar os cabelos. A estagiária informa que na semana anterior a cliente informou que estava desesperada, pois se inscreveu para fazer a prova da OAB e diz que tem medo de ser reprovada e ai então de se sentir um fracasso. Informa também que não saberia como iria fazer a prova, pois o local de prova é distante e o transporte publico mais adequado é o metro, porém mesmo estando em tratamento para cuidar desta fobia, a mesma ainda tinha muito medo, acredita que ate mesmo podia morrer ali dentro. A estagiária lhe ensinou técnicas de respiração, caso ela se sentisse desesperada dentro do metrô, e informou a ela que mesmo que ela não passasse não haveria problema, pois ainda está no oitavo período tendo muita coisa pela frente, mas a cliente informou que talvez não iria realizar a prova, que devido as dificuldades, não estava tão animada. Porém quando chegou ao SPA, cliente estava extremamente feliz, pois havia conseguido andar de metrô e sozinha pela primeira vez, e isso a deixou feliz e disse também que ficou reprovada na prova por três pontos, porém se encontrava alegre, por que viu que ela realmente não morreria se não passasse na prova e que realmente ela teria outras oportunidades. A devolutiva da supervisora, foi a seguinte, pronto vou te dar um 10 com estrelinhas, porém não esqueça que ainda tem o lado sentimental dela a ser trabalhado, pois a mesma tem problemas de relacionamento.
Terceiro caso apresentado
Cliente de 40 anos, que perdeu seu casamento por que não conseguia se relacionar de forma inteira e chegou ao SPA sem entender por que as pessoas que ele amava sempre acabavam rompendo com ele, após a perda do casamento relacionou-se com outras mulheres que sempre acabavam indo embora. Após algumas sessões, ao relatar como era esse relacionamento o cliente chegou a conclusão de que ele sempre cometia os mesmos erros nos relacionamentos, após chegar a essa conclusão o cliente começou em um quadro de busca por melhorar seu comportamento. Esse cliente recebeu alta, sendo essa alta autorizada pela supervisora.
O quarto estagiário não apresentou caso clínico, pois o mesmo faltou ao atendimento, sendo assim recebendo uma advertência verbal de sua supervisora.
O sexto caso, a cliente faltou 3 vezes anteriormente sem justificativa, sendo que na ultima a mesma justificou a sua falta, sendo assim a supervisora pediu que a estagiária informasse a cliente que caso houvesse mais uma falta ela seria desligada.
A supervisora deu a devolutiva em todos os casos, escrevendo esquemas no quadro para todos os casos apresentados, porém com exceção ao paciente que recebeu alta, orientou aos alunos sobre algumas práticas que eles poderiam utilizar, praticas como o Role –Playing como estratégia facilitadora de análise

Outros materiais