Buscar

Infecção do trato urinário TRABALHO AMANDA E GESSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Infecção do trato urinário (ITU) entendem-se a presença e a replicação de bactérias no trato urinário, levando à lesão de seus tecidos. Representa a forma mais frequente de infecção bacteriana na gestação, sendo responsável por 10% das hospitalizações. Mudanças anatômicas e fisiológicas impostas ao trato urinário pela gravidez predispõem a transformação de mulheres com bacteriúria assintomática em gestantes com ITU sintomáticas. Dentre essas alterações, as principais são: a estase urinária e o refluxo vésico-ureteral mediados por fatores hormonais e mecânicos próprios da gestação3; a elevação do volume sanguíneo que produz aumento na taxa de filtração glomerular; a diminuição dos tônus ureteral mediado pela progesterona elevada na gestação; e a compressão ureteral devido ao crescimento uterino. Há ainda as modificações da composição da urina, principalmente a glicosúria e a aminoacidúria, que facilitam o crescimento bacteriano. Assim, a colonização do trato urinário transforma-se em infecção e, facilmente, ascende ao trato urinário superior. Os agentes causais são os mesmos da microbiota perineal normal, Gram-negativos aeróbios, sendo Escherichia coli responsável pela maioria das infecções. A estase urinária parece estimular os fatores de virulência bacterianos, principalmente E. coli, favorecendo a infecção urinária, em especial do trato urinário superior. Além disso, várias bactérias produzem fosfolipase, que promove a formação de prostaglandinas E2 e F2 -alfa, que induzem o trabalho de parto.( SOUSA, KOLLING, BALESTRIN, HOFFMANN, SOEIRO, VERENE, 2012)
Infecção do trato urinário (ITU) representa um sítio frequente de infecção tanto em pacientes da comunidade como em pacientes internados em unidades hospitalares, representando uma das principais causas de infecção nosocomial. ITU é responsável por 8,3 milhões de visitas médicas anuais nos EUA e corresponde ao segundo sítio mais comum de infecção na população em geral. Entre indivíduos institucionalizados a ITU é a infecção bacteriana mais comum, com 12 a 30% dessa população experimentando um episódio de infecção por ano.1 (1. Masson P, Matheson S, Webster AC and Craiger JC. Metaanalyses in Prevention and Treatment of Urinary Tract Infections. Infect Dis Clin North Am. 2009; 23: 355-85.)
O sexo mais fragilizado para a ocorrência de infecção urinária é o feminino, 30% das mulheres proporcionam ITU sintomática ao longo da vida. A contaminação da infecção se dá por via ascendente, cominando com esse fator a amplitude anatômica da uretra feminina e a sua proximidade entre a vagina e o ânus característica da genitália feminina (RORIZ-FILHO, J.S. et al. Infecção do trato urinário. Revista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, v. 43, n. 2, p. 118-25, 2010.

Outros materiais