Buscar

alexandra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO –TG 
ALEXANDRA LUIZA DE MOURA RA 1755800
CAMPINAS 
APRENDIZAGEM E METODOLOGIA ATIVAS 
Para novas gerações de hoje é necessário essa mudanças na forma de aprender e de ensinar. O jovem de hoje não é o jovem de 20 anos atrás e muito menos será o jovem daqui 10 anos . se com o passar dos anos o jovem mudou ,por que as metodologias no ensino não podem mudar? Infelismente nos últimos anos a tecnologia cresceu muito mais nas áreas de entretenimento do que na área da educação . A falta de apoio causa essa pouca efetividade no ensino . Diante disto , não basta o governo equipar as escolas se não capacitar e oferecer condições de preparar uma aula atualizada com tecnologias disponíveis .E é isso o grande desafio na educação, os professores estão sem ferramentas e treinamentos adequados .
Essa nova metodologia ativa torna o aluno protagonista na sua aprendizagem ele é responsável pelo seu conhecimento , busca aliar teoria a pratica .Suponha se que os alunos fossem os músicos de uma orquestra na qual o professor seria o maestro (regente),todos os músicos sabem tocar os seus instrumentos individualmente ,porem o regente define para os músicos o compasso e a velocidade com que a obra deve ser executada . Não fosse assim ,cada musico tocaria a sua própria maneira causando uma enorme confusão .Assim e a metodologia ativa , o professor com o suporte tecnológico adequado direciona a sala de aula e leva o estudante a pensar participar de uma forma dinâmica e objetiva .é claro que nesse processo o professor precisa dominar os meios tecnológicos e fazer uma reflexão de como, e em que momento ele pode aplicar sua proposta de ensino com os métodos tecnológicos atuais tais como : celulares, blogs ,jogos, chat. Tudo isso sem sair do foco que é levar o conhecimento a o aluno . Ate porque nem tudo que a tecnologia disponibiliza é conteúdo de aproveitamento em sala de aula .
A tecnologia é valida se usada como meio de transformar a informação em conhecimento .Eu sou uma estudante universitária de pedagogia EAD , se não fosse essas novas metodologias de ensino auxiliados pela tecnologias ,eu jamais teria uma chance de cursar o ensino superior .
Tenho todo suporte que preciso : bibliotecas virtuais ,chat, vídeos aulas ,tutores. Faços meus trabalhos ,realizo questionários tudo dentro do ambiente virtual .porém tudo isso exige uma certa disciplina ,uso a tecnologia como suporte para o conhecimento ,evito as distrações ,exige disciplina para poder ter o melhor aproveitamento acadêmico .
Afinal tenho plena consciência de que a única responsável pelo o meu futuro ,sou eu .

Outros materiais