Buscar

Antropologia Ati. 3Concluida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3
A identidade individual é um conjunto de características que torna o indivíduo um ser único. A identidade social, por sua vez, é a “estrutura formada pelas relações recíprocas entre pessoas unidas por algum interesse ou característica comum”.
Sabemos que “o indivíduo aprende as formas de pensar e agir da coletividade na qual está inserido”, que “esse processo de aprendizagem é continuado (...) e [que] seu resultado é uma versão individualizada da esfera social, ou seja, uma pessoa que representa os padrões de comportamentos aceitos pelo grupo” (E-BOOK, 2015: 08).
A partir dessas afirmações, pense em sua experiência e analise um momento em que você possa identificar sua identidade individual tornando-se uma manifestação de uma identidade coletiva.
REPOSTA:
 Embora este conceito seja comumente usado, devemos ter cuidado quando afirmamos que todos fazem parte de uma identidade coletiva, pois de torna uma ferramenta perigosa que pode atentar contra a liberdade e a identidade individual.
 A formação da identidade de individuo compreende a capacidade de se identificar, e reconhecer o próximo e suas diferenças. Assim, as relações em grupo se alicerçam em capacidades e valores, e desse modo, entendemos o mundo e o significado de nossas vidas, sempre buscando a construção de um futuro melhor.
 Um exemplo de uma identidade individual se tornando coletiva é o socialismo, pois não é de interesse de todos os indivíduos, mas manifesta a unificação dos interesses gerais em um interesse coletivo, que substitui o primeiro.

Outros materiais