Buscar

Antropologia Ati. 1Concluida

Prévia do material em texto

Fórum Avaliativo Parte superior do formulário
Nosso Fórum de Antropologia e Cultura Brasileira vai discutir um aspecto importante do nosso cotidiano: os padrões de beleza ao redor do mundo e suas origens. E nós vamos começar nossa discussão assistindo a um vídeo produzido pelo canal Fatos Desconhecidos. No vídeo, vemos uma lista de tipos de beleza apreciados em sete diferentes países do mundo, tanto para mulheres quanto para homens. A partir do que foi apresentado e das situações que você já presenciou, responda: Será que existe um conceito universal de beleza? O “gosto” é mesmo uma manifestação de preferência pessoal ou ele está marcado pela cultura em que nos inserimos? Será que esse mesmo “gosto” esconde algum tipo de preconceito, como por exemplo, a preferência pelos modelos e padrões de origem europeu?
RESPOSTA:
É difícil encontrar um conceito universal de beleza. As tendências são impostas, mesmo que de uma maneira bem sucinta, resultando num conceito social do que é ''feio’' e ''bonito''. Ou seja, os padrões de beleza são influenciados pela sociedade. Em minha opinião as tendências lançadas, pela tv, blogs, passarelas, revistas e ate mesmo nos concursos de beleza, são de caráter racista. Vemos que apresentadores, atores, grandes influenciadores da internet e as modelos seguem um padrão que na maioria das vezes gordinhos e negros, não se encaixam, são sempre minoria entre eles. Tendem a mostrar uma perfeição quase inalcançável, o que leva muitos jovens e ate mesmo adultos bem resolvidos, a repensar se estão realmente bem, ou se aquilo que eles veem nos outdoors é mais adequado, mexendo assim com sua autoestima, os que os leva, ou pode levar a doenças muito graves como a anorexia e depressão. Na França, a cerca de 6 meses atrás, exatamente pensando no que esse padrão de beleza pode levar, foi decretado que é obrigatória a menção de retoques em fotografia quando modelos tiverem seus corpos alterados por programas de edição em imagens, seja em campanhas online, na TV, revistas, outdoors, etc. Além disso, as modelos que apresentar atestado médico certifica a saúde de cada uma delas para exercer suas funções. Assim, vemos que não existe, e provavelmente nunca vai existir um padrão universal de beleza, e esperemos que nunca exista, pois temos que nos sentir bem como somos, não precisar de um modelo para se seguir.
REPLICA:
Definitivamente não existe um conceito universal de beleza. Ela é algo que não pode ser generalizado, mas, de acordo com o que foi estudado e o vídeo observado, a cultura local influencia de forma muito forte com um padrão de beleza pré definido e até para o gosto pessoal para aquela cultura. Observando-se o lado do preconceito podemos analisar que de certa forma ele existirá, uma vez que um padrão de beleza diferente do costume pode ser considerado errado. 
RESPOSTA:
Concordo que não exista um padrão universal de beleza, mas acredito que não seja só uma questão cultural, pois a cultura é muito complexa para se resumir apenas influenciar em padrões de beleza, e em nada tem a ver com o corpo perfeito, esse padrão de corpo perfeito, vem de lugares como tv, revistas etc.
TREPLICA:
Diariamente, pessoas comuns,sofre bullying,pelo simples fato de não se encaixar nos padrões impostos pela sociedade. Seja por não ter um corpo magro,ou por ser negro, alto,baixo,ter cabelo crespo ou cabelo liso.
As pessoas estão costumadasas a ver e ler,aquilo que os ditadores da moda julgam certo e adquado. E para se encaixar nesses padrões,as pesssoas são capazes de tudo, como dieta da moda (nada saudavel), uso de anabolizantes (os magrinhos que querem ser fortes), cirurgias plasticas,bariatricas e etc.De tudo para ficar com o nariz mais fino,ou ter a barriga mais chapada,um bumbum grande, pensando somente na estetica e esquecendo totalmente da saúde.
Porem,muitos recorrem a esses procedimentos por não se aceitarem como são,e ai entra as influemcias, dificilmente vemos propagandas com pessoas acima do peso,ou baixinhas. Geralmente eles colocam modelos magras pada determinada propaganda. Nas lojas dificilmente encontramos aquela peça de roupa maravilhosa numa numeração maior. Os meios de publicidades como televisão,internet,revistas influenciam e contribue para essa mistificação na cabeça de quem pensa que o ideal é ser como todos os outros.
O ideal é você ser você mesma. Não se impor as opiniões da sociedade. Ser linda é ser você. Fora dos padrões é ser alguem preconceituoso,e julgar pela aparencia.
RESPOSTA:
Creio que nós como futuros educadores temos de refletir sobre esses padrões, pois vamos enfrentar coisas como o bullying, como você já citou, e outros que além da autoestima mexem com a saúde, como por exemplo, a anorexia e a depressão. Temos de ter em mente que esse tipo e situação mexe muito com o individuo, deixa de ser algo que você escolhe ouvir e passa a ser algo que o próprio individuo enxerga, mesmo sendo uma imagem distorcida.

Outros materiais

Perguntas Recentes