Buscar

midias na educao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Marilda Finotti Silva
Professora Formadora das Novas Tecnologias
CEFAPRO – Tangará da Serra – MT
*
	CONTEXTUALIZANDO 
		Avanços científicos e tecnológicos, nas últimas décadas, transformaram de forma significativa as relações humanas em todas as suas dimensões: sociais, econômicas, comunicacional, artística, entre outras, revolucionaram as formas como nos comunicamos, nos relacionamos com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor. Encurtaram-se as distâncias, expandiram-se as fronteiras e o mundo ficou globalizado. 
		As novas mídias e tecnologias estão relacionadas com todas essas transformações.
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
		Esta oficina aborda as características e contribuições das Novas Tecnologias e mídias de acordo com suas propriedades intrínsecas.
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
		Faremos uma reflexão sobre as especificidades das diferentes mídias e as possibilidades de utilizá-las 
pedagogicamente no contexto escolar, discutindo suas implicações no processo de ensino e aprendizagem.
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
Como utilizar as diferentes mídias e tecnologias?
Como orientar os professores sobre as diferentes possibilidades de utilização das mídias nas atividades pedagógicas?
Mas afinal, o que são mídias?
 TV? Mídia de massa? Propaganda?
	
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
		Nos dias atuais, se tornou necessário criar espaços para a identificação das várias linguagens e promover o diálogo entre elas, permitindo que as pessoas se expressam de diferentes maneiras.
		A linguagem constitui um instrumento de interação entre o pensamento humano e o seu meio. Essa comunicação pode ocorrer de modo direto ou pode ser mediada por outros instrumentos e artefatos (Tecnologias).
		
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
		Se o indivíduo se desenvolve e interage com o mundo utilizando suas múltiplas capacidades de expressão, por meio de variadas linguagens constituídas de signos orais, textuais, gráficos, imagéticos, sonoros, entre outros, as mídias passam a configurar novas maneiras para os indivíduos utilizarem e ampliarem suas possibilidades de expressão. Elas são interfaces que nos possibilitam captar e interagir com o mundo.
A palavra escrita, o discurso oral, o som, a imagem 
estática e em movimento formam o substrato da mídia. 
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
		A palavra Mídia significa o mesmo que meios de informação e comunicação. 
		São Mídias, portanto, o rádio, o jornal, a TV, a revista, o computador, o satélite, o panfleto, o cartaz, a fotografia, o cinema, a faixa, o banner, enfim, todo e qualquer meio através do qual sejam possíveis a emissão e recepção de mensagens. 
		Ou seja: entende-se por mídia ou mídias os vários veículos que possibilitam a informação e a comunicação.
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
Mídia usada para suporte de difusão e veiculação da informação (radio, televisão, jornal)
Mídia usada para gerar informação (maquina fotográfica e filmadora) 
Mídia usada para informação é transformada e disseminada (mídia impressa, eletrônica, digital), além do seu aparato físico ou tecnológico empregado no registro de informações (fitas de videocassete, CD-ROM, DVDs).
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
		O conceito de Mídia foi ampliado com a incorporação dos meios eletrônicos e temáticos que acrescentaram novas possibilidades para o tratamento da informação e para o estabelecimento de comunicações. 
		Com a Internet, a terminologia, hipermídia passa a unir os conceitos de hipertexto e multimídia. Assim, a hipermídia passa a referenciar a integração de vários meios de armazenamento e transmissão de informação (computador, TV, Aparelho de som, videocassete, etc), que usa ligações de hipertexto e permite a navegação de um trecho para outro no documento ou para um documento diferente. 
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
		Além do conceito de mídia, precisamos também entender melhor o conceito de tecnologia e, mais especificamente, os conceitos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o quanto são importantes na Educação.
Tecnologias que já estão incorporadas ao nosso cotidiano:
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
		A tecnologia é um termo usado para atividades de domínio humano, embasadas no conhecimento, no manuseio de um processo ou em ferramentas. A sua utilização tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais à competência natural, proporcionando, dessa forma, uma evolução na capacidade das atividades humanas desde os primórdios do tempo. Essas evoluções foram historicamente relatadas como revolução tecnológicas. 
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
		A tecnologia pode ser vista como artefato, cultura, atividade com determinado objetivo, processo de criação, conhecimento sobre uma técnica e seus processos, entre outros.
	As tecnologias sempre fizeram parte do cotidiano e da evolução social do homem.
		A cada época, a emergência e a predominância de diferentes e novas tecnologias caracterizam e, ao mesmo tempo, transformam a cultura individual e a dos grupos sociais, atingindo todas as atividades, inclusive as relacionadas à educação. 
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
Para Moran (2000), a tecnologia provoca mudanças em diversas esferas:
		“A tecnologia muda patamares de interação com a realidade. Cada inovação tecnológica bem sucedida modifica os padrões de lidar com a realidade anterior, muda o patamar de exigências do uso... A tecnologia de redes eletrônicas modifica profundamente o conceito de tempo e espaço. Posso morar em um lugar isolado e estar sempre ligado aos grandes centros de pesquisa, às grandes bibliotecas, aos colegas de profissão, a inúmeros serviços” (p,47)
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
		A terminologia TIC – especificamente, envolve aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios eletrônicos e digitais, como rádio, TV, telefone e computadores, entre outros. Resultou da fusão das tecnologias de informação, antes referenciadas como informática, e as tecnologias de comunicação, relativas às telecomunicações e mídia eletrônica.
	A informação e o conhecimento não se encontram mais fechados no âmbito da escola.
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias
*
		O novo desafio que se abre na educação, diante desse novo contexto, está no como orientar o aluno para saber o que fazer com essa informação, de forma a transformá-la em conhecimento.
Escola
EDUCAÇÃO COMO ORIENTAÇÃO AO CONHECIMENTO
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Mídias e Tecnologias

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais