Buscar

Sistema respiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Afecções do sistema respiratório
Raças dolicocefáficos (focinho comprido) – neoplasia nasal.
Raças braquicefálico (focinho curto) – anormalidades congênitas.
Epistaxe ou Hemoptise: sangramento pelo nariz: lesão traumática da mucosa nasal, hipertensão sistêmica e distúrbios hemorrágicos como trombocitopenia (unilateral pode ser por neoplasia, bilateral por distúrbio de coagulação).
Síndrome do braquicefálico: má formação congênita – 
1º estenose das aletas nasal (narinas)
2º palato mole prolongado e produz um estridor.
3º traqueia hipoplásica (traquipnéia persistente) – bulldog 
4º Paralisia das aritenóides- produz estridor por obstrução da laringe.
Apenas a traqueia hipoplásica não pode ser operada, as outras são possíveis.
BRAQUICEFÁLICO TEM QUE RESPIRAR BEM, SE RESPIRA MAL TEM PROBLEMA.
Paralisia de aritnóide: labrador idoso também tem paralisia de aritnóide também ADQUIRIDA com a idade. 
Colapso de traqueia, comum em cães toys – a parte dorsal da traqueia é composta de musculo e nas raças pequenas esse músculo tende a ficar flácido e ser atraído para o lúmen da traqueia, em cães obesos as crises de colapso tendem a aumentar, e produz um ruído semelhante ao grasnar de ganso, tende a piorar na época do calor, o tratamento no início é reduzir peso, tirar a coleira cervical, água gelada, tosar o animal, em caso de crise usar ansiolítico, umedecer a barriga. Em caso de mesmo em repouso o animal ter colapso usa stent traqueal. Condroitina é usado para ajudar a sustentar a traqueia funciona, combinado com colágeno UC/II tem funcionado em alguns animais, fora o manejo (não é comprovado cientificamente), pode ser dado de forma preventiva 20mg por dia, pode intercalar um dia Condroitina e nou outro UC/II
Broquite crônica
Doença pulmonar comumente observada em cães de meia idade e idosos de raças pequenas. Doença incurável, porém, controlável 
Caracterizada por tosse persistente resultado de inflamação crônica das vias respiratórias, além de aumento das secreções de muco.
Aumento da produção de muco, espessamento da mucosa dos brônquios, constricção variável da musculatura lisa dos brônquios
Sintomas: Tosse produtiva (catarro) ou improdutiva (não expectora o muco) na auscultação tem crepitação, intolerância ao exercício, cianose, colapso, dispnéia expiratória (obstrução das vias aéreas menores), a exacerbação da tosse pode ocorrer após excitação, mudanças bruscas de temperatura ou após a ingestão de água fria, prostração e anorexia após infecções bacterianas secundárias.
Tratamento: mucolitico e evitar que o muco fique viscoso (inalação com soro fisiológico, 1 vez o dia em crise).
Causas: Poluição, Cigarro, Infecções do trato respiratório, bacterianas, virais, fungos, Hipersensibilidade pulmonar (alergia)
Exame Físico: Sons respiratórios – Estertores inspiratórios e sibilos expiratórios, esforços expiratórios, expiração prolongada
Animais podem ter em associação a presença de endocardiose de mitral ou colapso de traqueia
Espirro: É uma exalação forçada de ar do trato respiratório, mediada por um reflexo central, que visa limpar a nasofaringe. Sempre iniciada pela estimulação da mucosa nasal (algo irritando a nasofaringe).
Tosse: para limpar a traqueia, remover excesso de muco mecanismo irritativo está abaixo na laringe, está na traqueia e brônquios. Pode se produtiva ou improdutiva, súbita ou progressiva.
Tosse dos canis - doença respiratória causada por um vírus (parainfluenza) é uma tosse súbita, vem com o histórico de que o animal estava em um hotelzinho ou algum lugar de aglomeração, e pode ser produtiva se tiver contaminação bacteriana(bordetella bronquiseptica), pode se tornar broncopneumonia.
Cachorro faz espirro inverso.
Dispneia: 
- Inspiratória está fora da caixa torácica
- Expiratória é intratorácica
- Mista também intratorácica 
Auscultação:
Estridor: ruído alto, audível sem estetoscópio (ronco)
Para auscultar pulmão e diferenciar a doença:
Crepitação: indica presença de muco ou liquido na via respiratória.
Sibilo: obstrução da via respiratória, diminuição da luz.
Asmático com chiado: broncodilatador (sibilo)
Asma igual a do ser humano só gato tem.
Asma é uma obstrução reversível das vias respiratórias de curta duração, sem lesão patológica, que pode desencadear por diversos fatores como estres e mudança de tempo. Em asma alérgica usa corticoide, em caso emocional é broncodilatador. 
Mostrar para o gato onde fica a bombinha que quando ele estiver passando mal vai pedir a bombinha no lugar que está guardada.
Bronquite crônica:
Comumente observada em cães de meia idade e idosos de raças pequenas.
Bronquite é processo inflamatório, aguda é reversível, quando tem recidiva se torna crônica e irreversível por deposição de cálcio pelo processo inflamatório, os brônquios vão perdendo o epitélio ciliar. Tratamento da bronquite crônica é anti-inflamatório esteroidal – cortisona – em crise.
Inalação toda vez que a umidade estiver abaixo de 30%. Lubrificação evita recidiva.
Mucolitico: acetilcisteina – pode pôr no inalador, mas não pode ser frequente (no máximo 5 dias) que pode se tornar irritante, se usar mais dias combinar com cortisona, deve usar a ampola (injetável), avisar o proprietário que não está estragado pelo cheiro. Depois da inalação tem que fazer a tapotagem.
Na bronquite crônica que está com secreção purulenta tem bactéria, não tem febre por que a bactéria não entra na corrente sanguínea por causa da barreira hematobronquica, portanto para o tratamento tem que usar antibiótico que seja difundido entre as célula, os lipofílicos, doxiciclina, amoxicilina + ácido clavulânico .

Outros materiais