Buscar

Regina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�PAGE �102�
S. Sandri, J. Stolfi, L.Velho
VoIP, RTP (Real Time Protocol) e SIP (Session Initiation Protocol)
Regina Ravazi da Câmara
Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) – São Leopoldo, RS-Brasil.
{camararegina7@gmail.com}�
Resumo. Este artigo descreve o VoIP(“Voice Over Internet Protocol”), bem como o seu funcionamento, as suas características, vantagem e desvantagem de sua utilização. Expõe-se também alguns protocolos utilizados em conjunto com o VoIP. Enfatiza-se os protocolos RTC (Real Time Protocol) e SIP(Session Initiation Protocol)
1. Introdução
A tecnologia VoIP (“Voice Over Internet Protocol”), que significa: voz sobre o protocolo da internet (IP), é uma tecnologia recente e que vem evoluindo nos últimos anos, devido a melhora nos serviço de conexão da internet, conforme Estudo Dirigido da Unicamp.
	O VoIP pode ser definido como a capacidade de fazer chamadas telefônicas por rede de dados baseadas em IP com uma qualidade de serviço conveniente e uma relação custo/benefício muito maior.(SCHIAVON, 2011).
	O VoIP pode ser aplicado a qualquer exigência de comunicação por voz, e pode atender até mesmo teleconferências complexas de diversos pontos. A qualidade da reprodução do som deve ser ajustada, desta forma o equipamento VoIP deve ser flexível o bastante para abranger diversas configurações e mesclar-se à telefonia tradicional.
2. Funcionamento VoIP
Conforme explica Emerson Alecrim (2005), o funcionamento básico do VoIP é transformar a voz, que é transmitida de forma analógica, em pacotes de dados, que são tratados e enviados, e quando recebidos, são transformados novamente para a forma analógica. Estes pacotes de dados são enviados por uma rede TCP/IP.
	Para que tudo isso seja possível, são utilizados os servidores gateway que atuam como interface entre a internet e a rede telefônica pública. Desta forma, quando se está recebendo uma chamada da telefonia convencional, a chamada atravessa a rede até o gateway mais próximo, que digitaliza o sinal analógico, comprime em pacotes IP e transporta os dados pela internet até o gateway do receptor final. (SCHIAVON, 2011).
	Este modelo de chamadas pode ser realizado entre computadores, telefones fixos e telefones moveis. Um exemplo pode ser visto na Figura 1. O gateway pode estar integrado ao switch de voz ou a um switch de IP.
Figura 1. Exemplo Comunicação PC- Telephone
3. Protocolo RTP
Para que o som chegue de forma agradável aos nossos ouvidos, existem vários padrões de VoIP que possibilitam esta entrega, através dos protocolos de transporte. O mais conhecido é o Protocolo RTP (Real Time Protocolo). Segundo Emerson Alecrim (2005) este protocolo tenta fazer com que os pacotes sejam recebidos conforme a ordem do envio, de forma que seja possível a transmissão de dados em tempo real. 
	Segundo Schiavon (2011), o protocolo de transporte RTP, no qual baseia se o H.323, é essencial para comunicação em tempo real. O equipamento de RTP inclui mecanismos de controle para sincronização de diferentes fluxos de dados. No entanto, o RTP não apresenta nenhum mecanismo para assegurar a entrega dos sinais em tempo para ou para recuperar os dados perdidos. 
4. Telefonia Comum x Telefonia VoIP
Utiliza-se um equipamento denominado Gatway para interligar as redes telefônicas convencionais com o VoIP, este equipamento é responsável por fazer a conversão do sinal analógico em digital e vice-versa. O Gateway Controller é responsável por controlar as chamadas feitas pelo Gateway. O Gatekeeper é utilizado para realizar ligações de longa distância, conforme estudo dirigido da Unicamp. A figura 2 exemplifica o que foi descrito.
Figura 2 . Telefonia Convencional x VoIP
5. Sinalização de chamadas
Um dos protocolos mais utilizados para realizar a sinalização das chamas de áudio e vídeo é o SIP (Session Initiation Protocol), que significa Protocolo de Iniciação de Sessão. Este protocolo de aplicação utiliza o modelo “requisição-resposta”, conforme estudo dirigido da Unicamp
	Segundo Paulo Nazareno, o SIP é utilizado para criação, modificação e finalização de sessões multimídia e chamadas telefônicas com um ou mais participantes. E ainda, os participantes podem ser convidados para sessões do tipo unicast e multicast.
	O SIP é baseado em texto, o que permite sua fácil implementação com linguagens como Java, PearL e outras. Além disso, o SIP tem arquitetura similar ao protocolo HTTP (Cliente/Servidor), ou seja, todas as requisições geradas por clientes são enviadas ao servidor. O servidor processa as requisições e então envia as respostas aos clientes.
	Em geral, os serviços do SIP consistem em: localização de usuário, capacidades do usuário, disponibilidade do usuário, configuração da chamada, e controle da chamada.
6. Uso corporativo
O senviço VoIP é muito viável para empresas que necessitam comunicar dois lugares distantes, principalmente a nível internacional, cujas chamadas de telefone convencional tem maior custo. Outros tipos de aplicações corporativas deste sistema são as teleconferências, transferências de arquivos, partilha de pastas, e em alguns casos até mesmo partilha do próprio computador. 
7. Desvantagens
Segundo o estudo dirigido da Unicamp, os principais desafios técnicos do VoIP são latência, perda de pacotes , eco, jitter (variações de atrasos), e segurança. A principal causa de perda de pacotes é o congestionamento, que pode ser controlado por gerenciadores de congestionamento de redes. Causas comuns de eco incluem inconsistência de impedância em circuitos analógico.
	Outra desvantagem é a perda do serviço de telefonia quando acontece uma queda de energia, e com isso a demora em reconectar-se. 
8. Vantagens
A maior vantagem do sistema VoIP sem dúvida é o custo de suas tarifas, veja na tabela 1, os dados foram publicados na Revista Linux Magazine, em fevereiro de 2009. A revista mostrou os benefícios lucrativos que o tribunal de justiça do estado de Santa Catarina teve ao utilizar o uso de voz sobre IP.
Tabela 1. Custo de ligações
9.Referências
 GOMES, I. M. Estudo Dirigido: Telefonia Comercial VoIP. Universidade Federal de Campinas (UNICAMP). [Orientador: Dr Arismar Sequeira Júnior] Disponível em: http://www.ebah.com.br/> Acessado em 02.04.2017
 SCHIAVON, S. R. Voice Over Internet Protocol. 2011. Trabalho Disciplina de Comunicação e Telefonia (Engenharia Elétrica) – Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, Ponta Gossa, 2011. [ Orientador: Prof. Rafael S. Ribeiro]. Disponível em: http://www.ebah.com.br/. Acesso em: 02.04.17
 NAZARENO, P. L. J. Protocolos SIP e RTP. 2007. Engenheiro de Telecomunicações pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM). Disponível em: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialpushtotalk2/default.asp. Acesso em: 13.04.2017
 HESS, Telefonia Justa. Linux Magazine, volume 51, páginas 22 e 23, Fevereiro de 2009.
Proceedings of the XII SIBGRAPI (October 1999) 101-104
Proceedings of the XII SIBGRAPI (October 1999)

Outros materiais