Buscar

UNIP pcc terceiro semestre

Prévia do material em texto

UNIP – Universidade Paulista Interativa
Licenciatura em Artes Visuais
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
PCC
3º Semestre
Fabiani Reis de Sousa. RA: 1525271
Polo Catete
2017
Disciplina: Prática de Ensino: Intregração Escola/ Comunidade
Tema: Identificação da diversidade social e cultural
Nesta disciplina , vemos como é o ambiente tanto da escola como da comunidade em que se localiza. A oportunidade de conhecer e estudar o funcionamento de uma instituição de ensino regularmente, as ações, os projetos, isso faz com que o cohecimento do graduando cresça. As visitas a comunidade que está em volta deste ambiente, isso faz com que a compreensão seja mais fácil, o entendimento do nível de relacionamento entre a instituição escolar e a comunidade.
É notável o sucesso da escola , que por sinal tem, é bem falada por quem já estudou e os pais de que os matriculou. Ter uma educação bem aplicada, ótima equipe de gestão, e colegas, professores dedicados.
Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Tema: Sistema Escolar
Ao entrar nos assuntos didáticos e pedagógicos, se espera do aluno (graduando), uma base estruturada de conhecimento a cerca de como funciona uma sala de aula, da elaboração de um projeto desenvolvido pela professora. 
A compreensão dos resultados obtidos nos estudos, será mais ampla.
Disciplina: Didática Geral
Tema: Instuição Escolar
Mostra-se nesta disciplina uma visão mais ampla de como é as maneiras mais apropriadas de realizar a instituição e o ensino.
É visto um conexão entre a pedagogia e a educação, psicologia e a sociologia. Como que é o papel do professor perante o aluno e a escola, diversas maneiras de ensino que dependem muito de como o professor é, avaliar uma outra pessoa, ter o planejamento escolar todos os elementos que envolve a didática em um modo geral.
Disciplina: Arte Visual na Idade Média
Tema: Idade Média como referência e influência para a arte no mundo
Na época a religião estava dominando o mundo e foi dividido em três períodos, antiguidade, idade moderna e o período intermediário. É marcado com o desenvolvimento das artes. Apareceu a arte cristã primitiva, as pessoas normais comuns, realizaram as artes paleocristãs, as pessoas faziam pinturas que representavam cenas bíblicas. Arte buizantina com um estilo e produções, e ela mostra a grandiosidade de seu imperador, buscavam expressar a autoridade sagrada. Daí apareceu a arquitetura. E apareceu a arte islâmica, também foi voltada para a religiosidade, e assim sofreu várias influências durante este período. Enfim é uma época que foi se transformando, e se desenvolvendo.
Disciplina: Vídeo – Princípios e Técnicas
Tema: Princípios e técnicas de vídeo e a sua aplicação no mercado profissional
Esta disciplina tem três unidades, e cada uma fala sobre o vídeo, a câmera, a evolução que, imagens em movimento tem junto com a evolução da tecnologia. Como que se trabalha co o vídeo, como as imagens são movimentadas, montadas, compostas, vimos cada detalhe de como se faz um vídeo curto, ou até mesmo um filme. Essa matéria envolve um pouco de cinema, detalhes de como um cenárioé montado, as pessoas, o roteiro,a idéia e a estrutura. Temos o audiovisual, o musical por exemplo, é um audiovisual, temos a música e as imagens, como é o papel do diretor no meio artístico. A direção de artes, tudo que engloba e se conecta na profissão no mercado de trabalho.
Disciplina: Computação Gráfica- Ilustração
Tema: Universo da computação gráfica
Nesta unidade vemos que, a computação gráfica tem como objetivo, mostrar a importância da ilustração. Assim como a fotografia, existe uma evolução nas imagens, e na tecnologia que facilita com que essas imagens sejam montadas, e cheguem até a sociedade, seja na tv ou cinema. E ali vimos também que a ilustração traz uma mensagem, ela complementa por exemplo, um texto, uma ilustração faz com que o leitor, entenda melhor a mensagem que aquele texto quis transmitir. Isso dá o significado da frase ‘’uma imagem vale mais que mil palavras’’, as vezes só a imagem representando uma coisa, já transmite o que é que está acontecendo e o porque daquela imagem está ali. Assim , o ser humano consegue se comunicar com o outro, através de imagens, e até de simbolos desde os tempos das cavernas.
Disciplina: Percepção e Representação
Tema: Elementos da percepção visual
Nesta disciplina mostra que, existem elementos de percepção, visual, auditiva, olfativa, gustativa, tátil, temporal e espacial.
Compreendemos que a percepção tem um processo fisiológico, ato dinâmico da nossa consciência.
Pelos estímulos psicológicos, somos capazes, por meio dos sentidos , de perceber influências e buscar significado para elas. Cada um percebe influências e buscar significado para elas. Cada um percebe um significado diferente, pois o sentido é subjetivo- depende de cada um, da sua vivência, das influências internas e externas. A percepção é o ponto de partida no processo da criatividade, pois perceber é compreender, e compreender é dar significado às coisas. Desse modo, descrevemos a criatividade como uma necessidade inerente do ser humano de dar forma às suas percepções.
Plano de aula
Nível de ensino : 1ª Série (Ensino Médio)
Objetivos: Uma aula diferente, nesta aula irão desenvolver a percepção de espaço, no campo de visão, atrtavés de palco (auditório), ou de uma sala de aula, conseguir ter noção e se adaptar ao espaço.
Resumo do plano de aula: No teatro, temos essa percepção, pois procuramos usar o espaço total do palco. Independente do que estiver no cenário, ali, percebemos e imaginamos como vamos agir naquele espaço e em cada ambiente.
Pesquisa: Labe- arte, o espaço cênico, ali mostra exatamente os espaços e os ambientes dentro de um palco.
Desenvolvimento: 
- Observar o espaço
- Imaginar o que deve ser feito
- Contracenar uma cena de um filme que gosta ou uma série.
- Usar o espaço todo do palco do auditório, ou se fizer a cena em sala de aula, calcular bem e se adaptar no ambiente desta sala.
-Desenvolver essa noção de espaço, através de uma aula dinâmica
- Explicar o que entendeu da aula
Atividade: Criando cenas, ou trazer cenas de filmes ou séries , para isso conseguindo ter a noção de espaço, e desenvolver a percepção individual da cena, do imaginário de cada um. E logo depois cada um explica, a sua maneira , como perceberam o espaço e sua experiência .

Continue navegando