Buscar

avaliando de ortopedia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Paciente de 46 anos, sexo feminino, procura o setor de fisioterapia com queixa de dor na mão direta; parestesia e hipoestesia no I, II, III e metade lateral do IV dedo; diminuição da força de oponência do polegar e hipotrofia dos músculos tenares. É relatado ainda que os sintomas já duram 8 meses e se exacerbam durante a noite. Além disso, eventualmente, apresenta uma sensação de ¿choque¿ ao movimentar da mão. Após uma avaliação detalhada você passa a suspeitar de uma possível Síndrome do Túnel do Carpo. No caso descrito acima a estrutura comprometida e o tipo de comprometimento são respectivamente:
		
	
	Nervo ulnar; neuropraxia.
	
	Nervo mediano; neurotmese.
	
	Nervo ulnar; neurotmese.
	
	Nervo radial; neuropraxia.
	 
	Nervo mediano; neuropraxia.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308625601)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com as patologias traumato-ortopédicas que envolvem o cotovelo e punho, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	O teste do cotovelo de golfista avalia a epicondilite medial no qual o paciente com o cotovelo estendido, antebraço supinado e mão cerrada deve realizar a flexão contra resistência, se positivo ocorrerá dor no epicôndilo.
	
	O tratamento de distúrbios nesta região engloba infiltrações locais, analgésicos e antiinflamatórios, repouso, US, Laser, Tens, Crioterapia e na fase convalescente a cinesioterapia com exercícios de alongamento e ativos resistidos e mobilização neural.
	 
	A tenossinovite de Quervain é uma afecção dos músculos extensores do úmero, gerando dor pontual principalmente no epicôndilo lateral do úmero.
	
	O teste de Phalen e de Tinel diagnostica a síndrome do túnel carpo.
	
	A síndrome do desfiladeiro torácico conceitua-se pela compressão do feixe vascular e nervoso devido a alterações posturais e ou anatômicas que alteram o triângulo formado pela primeira costela, clavícula e músculos escaleno e peitoral.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308488331)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Basendo-se nos princípios Patobiomecânicos da lesão do manguito rotador e das Fraturas da cabeça do úmero, analise as afirmações abaixo quanto as indicações da conduta terapêutica para essas patologias.
		
	
	após trauma de alta energia cinética, o escorregamento total do segmento ósseo articular no sentido anterior demonstra a luxação articular, representando para a glenoumeral a frouxidão ou ruptura do complexo cápusoligamentar posterior.
	 
	o relaxamento das estruturas musculares, proporcionado pela separação articular durante os exercícios pendulares, facilita a recuperação funcional do manguito rotador, permitindo o alívio da dor em ADM de 60 a 120 graus de abdução ativa.
	
	a ação da gravidade associada ao peso do membro superior em pêndulo, possibilita a coaptação articular da glenoumeral.
	
	a técnica de Codman, baseada na separação das estruturas articulares, pode ser executada a partir da segunda semana de consolidação óssea, mesmo que o tratamento clínico da fratura seja conservador.
	
	durante a execução dos exercícios pendulares o paciente pode adotar a posição bípede com flexão anterior de tronco ou em decúbito dorsal com o membro superior pendular, posicionado na borda da maca.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309435811)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma paciente de 30 anos de idade, atleta de vôlei, sofreu luxação do ombro e distensão muscular durante o treinamento. Após ter recebido os cuidados imediatos da equipe médica, foi encaminhada ao setor de fisioterapia. O fisioterapeuta avaliou a articulação e os músculos localizados nesta região para propor atividades de reabilitação. Considerando essa situação, avalie as seguintes afirmações.
		
	 
	Se a distensão ocorreu no músculo redondo maior, inserido na cabeça do úmero, a atleta tem prejuízo nos movimentos de rotação medial e adução.
	 
	A luxação impede que a atleta movimente o membro superior, sendo necessária recolocar os ossos nas suas posições de origem e a distensão, ruptura total do tendão e vasos sanguíneos, requer tratamento com termoterapia.
	 
	Entre as estruturas que compõem a articulação do ombro estão a cápsula articular, membrana que envolve toda articulação, e os ligamentos que limitam a amplitude do movimento.
	 
	A luxação aconteceu na articulação escapuloumeral, caracterizada pelo estiramento dos ligamentos desta articulação, cujos ossos úmero e escápula permaneceram nas suas posições originais.
	 
	Um dos músculos do ombro que pode ter apresentado a distensão é o deltoide, músculo considerado multipenado, com inserção na tuberosidade deltoidea do osso úmero.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308491813)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao exame físico do paciente detectou-se sinal de Homan positivo e dor a palpação de panturrilhas. Neste caso evidencia-se a presença de:
		
	
	Doença arterial coronariana
	
	Embolia
	 
	Trombose venosa profunda
	
	Lesão meniscal
	
	Cisto de Becker

Outros materiais