Buscar

CIENCIAS POLITICAS AULA 1 avaliando aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CIENCIAS POLITICA AULA 2 avaliando aprendizado 
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"É um corpo intermediário estabelecido entre os vassalos e o soberano para possibilitar a recíproca correspondência,encarregado da execução das leis e da manutenção da liberdade, tanto civil como política." Esse conceito retrata que elemento?
		
	
	Povo
	 
	Governo
	
	Finalidade
	
	Território
	
	Soberania
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604101584)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um povo é definido do ponto de vista politico, jurídico e sociológico. Marque a afirmativa que os define respectivamente.
		
	
	infrator, nato e naturalizado, nativo.
	
	nação, eleitor e infrator.
	
	eleitor, nativo e perdulário.
	
	nativo, eleitor e social.
	 
	eleitor, nato e naturalizado, nação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604064560)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Constituição da República Federativa do Brasil - Preâmbulo: Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Segundo a atual Constituição, o poder é exercido pelo POVO. Enquanto elemento constitutivo do Estado, é correto afirmar que: I. Povo é o conjunto de pessoas que formam um aglomerado único, diferenciado. O povo do Estado são aqueles indivíduos cuja conduta está regulada por uma ordem jurídica nacional. II. O conceito de povo é uma categoria jurídica que determina a relação entre o indivíduo e o Estado. Assim, o povo compreende as pessoas submetidas ao poder do Estado, ligadas a este por um vinculo de cidadania. III. O povo, em sua qualidade subjetiva, forma, devido à unidade do Estado, uma corporação, isto é, todos os seus indivíduos estão unidos, entrelaçados entre si, enquanto sujeitos do Estado. IV. O povo compreende apenas aqueles indivíduos sujeitos à soberania do Estado, a ele ligado pelo vinculo da cidadania, vivendo tanto em seu território quanto no exterior. V. O povo, como elemento constitutivo do Estado, é um conceito político-jurídico e é constituído pelo conjunto de membros do Estado. Estão corretas:
		
	
	Somente as alternativas I e III.
	
	Somente as alternativas I e IV.
	
	Somente as alternativas I, II e IV.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	Somente as alternativas II e III.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603687607)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação aos regimes políticos que despontaram na Europa entre 1919 e 1945 está correta a afirmativa:
		
	
	Foram regimes onde Observou-se uma diminuição da participação do Estado na economia local.
	
	Foram regimes democráticos, pois eram fundamentados na soberania popular
	
	Nenhuma das anteriores
	 
	Foram regimes antiliberais, pois combatiam toda a liberdade que pudesse enfraquecer a coesão social
	
	Foram os regimes Fascista e Nazista, que exaltam os valores individuais em detrimento do coletivo
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603488147)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Se um dos dados da identidade internacional do Brasil é a sua escala continental; se o território é uma das dimensões da nação (dimensão que faz da delimitação do espaço nacional um momento importante da política externa de qualquer Estado), cabe perguntar: como é que se foi configurando a escala continental do país que é hoje o Brasil? Sua especificidade geográfica é resultado de um processo histórico, iniciado há 500 anos. Navegantes, bandeirantes e diplomatas foram os três agentes sociais que no percurso da criação do Brasil configuraram a escala do país (...). (LAFER, Celso. A identidade internacional do Brasil e a política externa brasileira: passado, presente e futuro. São Paulo: Perspectiva, 2001. p. 24-25 - destaques do original) Com relação à formação e delimitação das fronteiras nacionais, foi especialmente importante a participação dos:
		
	
	navegadores, por terem rapidamente ocupado toda a costa nacional, impedindo que outros povos invadissem o território nacional.
	
	bandeirantes, ao se cingirem aos limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas, de 1494, evitando conflitos armados com os povos nativos e com os vizinhos de origem espanhola
	
	navegadores, na medida em que penetraram pelos rios, enfrentando a resistência oferecida pelos espanhóis, que defendiam as fronteiras estabelecidas pelos Tratados de Tordesilhas, de 1494 e de Madri, de 1750, com base na força bélica.
	 
	diplomatas, ao construírem a teoria do uti possidetis de fato, que embasou as negociações dos tratados de fronteira e os laudos arbitrais em favor do Brasil.
	
	diplomatas, ao concordarem com a teoria do uti possidetis de direito, criada pelos espanhóis com base em títulos de possessão jurídica, e que os impediu de invadir o território brasileiro

Outros materiais

Outros materiais