Buscar

CONSULTORIA RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Professor:ANA CLAUDIA MAIA
	Turma: 9002/AB
	Nota Prova: 7,0 de 9,0      Nota Partic.: 1,0     Av. Parcial.: 1,5
	Nota SIA: 9,5 pts
	 
		
	CONSULTORIA INTERNA DE RH
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 589371)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A atual realidade, de constante mudança, não afeta as organizações apenas nos números ou nas aquisições de novas tecnologias. Esse é um dos motivos que tem levado as empresas a adotarem uma estratégia de gestão através da Consultoria Interna de Recursos Humanos. Uma vez que ela consegue aproximar as pessoas da alta direção corporativa. Pois, só assim é possível identificar o que precisa ser alterado no modelo corporativo ou receber novos investimentos para atender às expectativas dos talentos humanos e, consequentemente, retê-los (BISPO, 2010): Considerando a realidade apresentada e com base em seus conhecimentos, explique quais são as principais fases de implantação de uma consultoria interna de RH e seus respectivos objetivos:
		
	
Resposta: As fases de execução de um benchmarking condução de um programa de desburocratização, adoção das politicas de recursos humanos definidas. Primeiramente deve se analisar e diagnosticar as situações problemas dentro da empresa, para que possa ter um objetivo de ação para resolução dos mesmo, sempre levando em consideração recursos disponiveis, o tempo para sanr as não conformidades, a qualidade com esse serviço a ser executado é o custo que será gerado a empresa.
	
Gabarito: As fases são: execução de um Benchmarking, condução de um programa de desburocratização, adoção das políticas de Recursos Humanos definidas. E o profundo comprometimento da alta direção deve permear todas essas fases.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 229210)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Quando observamos as características do perfil profissional e pessoal de um consultor interno de RH, é identificado um profissional que busque agir meticulosamente na composição de um perfil profissional que possa atuar realmente como um ajudador, um conselheiro, um solucionador de problemas com as habilidades e atitudes compatíveis com o papel.
Com base na afirmação do enunciado, descreva as formas usuais de como achar/buscar/selecionar este profissional, que atenda as especificidades narradas.
		
	
Resposta: Geralmente são achados dentro da propria empresa pessoas com competencias , habilidades e atitudes que venham desempenhar as chmandas consulturias internas para desenpenhar
	
Gabarito:
O aluno deve citar as duas formas usuais utilizadas, sendo: Dentre as muitas empresas que adotaram a consultoria interna de RH, algumas admitiram que esses consultores internos poderiam ser os próprios executivos e técnicos, selecionados dentre os que tivessem mais competência e motivação para o exercício do papel.
 
Outras empresas optaram por selecionar os mais aptos e predispostos e submetê-los a um treinamento específico e intensivo de modo que seus conhecimentos, habilidades e atitudes fossem potencializados em proveito da atuação profissional de um efetivo consultor interno.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 770067)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Empresa virtual é a representada pela situação em que não existe um local fixo de trabalho. Neste caso, o telefone celular, o laptop, a internet, o carro, a residência, o correio eletrônico, a vídeo conferência, representam instrumentos e locais de trabalho. Entretanto, para que o consultor consolide elevado nível de desempenho do trabalho a distância, é necessário que tenha determinadas características de atuação, tais como:
		
	
	Persistência, criatividade e sem iniciativa.
	
	Sem iniciativa, persistência, motivação elevada.
	 
	Criatividade, persistência, inovador.
	
	Agressividade, motivação, criatividade.
	
	Criatividade, visão curta, baixo nível de motivação.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 570019)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir da compreensão científica sobre Consultoria Interna de Recursos Humanos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa verdadeira:
		
	
	A consultoria interna só pode ser exercida por apenas um profissional. Por exemplo, consultoria interna de informática, de assuntos jurídicos ou de recursos humanos. Agindo da mesma forma que um consultor externo, o consultor interno elabora diagnósticos, busca soluções para os problemas, apresenta pareceres, sugere melhorias e atua junto às gerências e chefias como um conselheiro, um facilitador, um solucionador de problemas em assuntos de sua especialidade no âmbito da empresa.
	
	A consultoria inclusiva é exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring, counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.
	 
	Nos últimos anos as empresas têm adotado a figura do consultor interno, que é funcionário do quadro, devidamente qualificado para desempenhar atividades técnicas de consultoria em assuntos que sejam de sua especialidade no contexto da organização.
	
	Consultoria organizacional é o nome da atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais e administrativas apenas de empresas privadas ficando de fora as entidades estatais. Usualmente é exercida por alguém que atua de forma especializada em apenas um área da administração.
	
	De maneira geral pode-se afirmar que existem os seguintes tipos ou modalidades de consultoria: Consultoria organizacional, Consultoria técnica, Consultoria especializada, Consultoria jurídica, Consultoria autônoma, Consultoria familiar, Consultoria associada, Consultoria pessoal, Consultoria exclusiva, Consultoria externa e Consultoria interna.
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 236755)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Consultoria Interna é um serviço prestado pelos funcionários da empresa às outras áreas de negócio, através de:
		
	
	elaboração de soluções que existem no portfólio da área prestador de serviço.
	
	realização de projetos disponíveis na área de prestação de serviço.
	
	reuniões e discussões produtivas para a eficácia da organização.
	 
	diagnósticos e intervenções técnicas com o propósito de identificar necessidades dos clientes.
	
	avaliação de desempenho de todos os integrantes das áreas clientes.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 96322)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve a CONCEPÇÃO SOBRE AS PESSOAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Cumprimento das rotinas operacionais
	
	Cumprimento da legislação trabalhista
	 
	Valorização das competências e do Capital Intelectual
	
	Valorização das Experiências
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência
		
	
	 7a Questão (Ref.: 269745)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação à consultoria de recursos humanos, analise as assertivas abaixo. I - A Consultoria Interna de Recursos Humanos é um processo que exige que cada profissional de RH atue de forma interdisciplinar na estrutura organizacional. II - A Consultoria Interna de Recursos Humanos tem como um dos objetivos principais prover a organização de informações centralizadas. III - A Consultoria de Recursos Humanos é um processo dinâmico tanto na sua implantação quanto durante a gestão. IV - Políticas de Recursos Humanosdefinidas, desburocratização e racionalização são algumas das diretrizes para a implantação de um projeto de consultoria interna. Está correto o que se afirma em:
		
	
	( ) I, II e IV, apenas.
	 
	( ) III e IV, apenas.
	 
	( ) I, III e IV, apenas.
	
	( ) II e III, apenas.
	
	( ) I , apenas
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 779795)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Realçam a nova compreensão do valor dos recursos humanos como o mais poderoso diferencial competitivo do arsenal da empresa moderna. Hoje e tido como bem mais valioso o capital humano que o capital patrimonial. Assinale a única alternativa que fundamenta esta afirmativa do enunciado:
		
	
	Na medida em que é muito mais valioso o ativo físico, bens materiais da empresa do que seu corpo funcional, dito capital intelectual.
	
	Na medida em que é possível ter uma empresa altamente lucrativa sem ter que investir no corpo funcional, diminuindo inclusive as posições de trabalho de forma indiscriminada.
	
	Na medida em que é mais importante é igualmente importante o homem e a máquina, já que é possível a máquina desenvolver aptidões próprias.
	
	Na medida em que é mais importante o investimento em ações na bolsa de valores do que investir no aprimoramento da equipe funcional.
	 
	Na medida em que o conhecimento, devidamente elaborado, tende a se ampliar gerando inovações, que redundam em maior eficácia para a empresa.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 235058)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quanto às características do trabalho de consultoria interna, está incorreto afirmar que:
		
	
	O uso de consultores internos que sejam colaboradores da empresa é uma alternativa de baixo custo, se comparada à contratação de consultores externos.
	
	Espera-se que o consultor proceda como um agente de mudança, auxiliando a organização a adaptar-se às constantes mudanças de mercado.
	 
	A função do consultor prevê unicamente o aconselhamento quanto à solução de problemas, nunca a implementação de soluções.
	 
	A consultoria interna auxilia na descentralização da execução de políticas de RH, focando nas diferentes áreas de forma separada.
	
	O consultor é considerado um verdadeiro facilitador, que atua sobre indivíduos, grupos ou toda a organização, de acordo com as necessidades identificadas.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 737725)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando estamos tratando da implementação de uma consultoria interna de RH, devemos estar atentos para alguns pressupostos, para que seja possível viabilizar a moderna gestão de pessoas, bem como adotar a Consultoria Interna de RH. São eles, EXCETO:
		
	
	Uma cuidadosa análise do nível de maturidade da cultura organizacional para a aceitação da mudança.
	
	Uma administração efetiva, por parte dos dirigentes das diversas áreas da organização.
	
	Um exercício multidisciplinar ou polivalente da função gerencial na organização.
	 
	Um balanço econômico-financeiro de todos os departamentos da empresa.
	
	Uma descentralização da execução das políticas e procedimentos da gestão de pessoas através das áreas funcionais da empresa.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais