Buscar

Direito Administrativo I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308254336)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O Estado promoveu regular licitação para contratação de empresa para realizar a manutenção de informática das escolas estaduais de ensino fundamental. Ao final do processo, mas antes da homologação da licitação, adveio orientação do Ministério da Educação (MEC) para que o ensino fundamental fosse municipalizado por meio da celebração de convênio com o Estado. O Estado entendeu oportuna a orientação do MEC e deu início a celebração de convênios para municipalização do ensino. No que concerne a licitação, entendeu por bem 
		
	
	suspendê-la, para que os Municípios, após a celebração dos respectivos convênios, pudessem optar entre a obrigação de finalizar o procedimento ou anular a licitação.
	
	anulá-la, uma vez que a decisão do MEC eivou o procedimento de vício de ilegalidade superveniente
	
	mantê-la, homologando o resultado e adjudicando o objeto ao vencedor, uma vez que os municípios, celebrados os respectivos convênios, sucederiam o Estado na contratação.
	
	revogá-la, uma vez que não se mostrava mais conveniente e oportuna a realização da despesa, porque a obrigação da manutenção seria oportunamente assumida pelos municípios quando da celebração dos convênios. 
	
	anulá-la, na medida em que não se mostrava mais oportuna e conveniente a contratação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308253459)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	VII Exame de Ordem Unificado 
Acerca das modalidades de extinção dos atos administrativos, assinale a alternativa correta. 
		
	
	A cassação configura modalidade de extinção em que a retirada do ato decorre de razões de oportunidade e conveniência.
	
	A revogação configura modalidade de extinção que ocorre quando a retirada do ato se dá por ter sido praticado em contrariedade com a lei.
	
	A caducidade configura modalidade de extinção em que ocorre a retirada do ato por ter sobrevindo norma jurídica que tornou inadmissível situação antes permitida pelo direito e outorgada pelo ato precedente.
	
	A renúncia configura modalidade de extinção por meio da qual são extintos os efeitos do ato por motivo de interesse público.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308727369)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	¿Se devidamente comprovada a falsidade de documentos que serviram de base ao deferimento de aposentadoria, reforma ou pensão, torna-se nulo, de pleno direito, o ato concessório, cancelando-se, em conseqüência, a juízo do Tribunal de Contas, o registro por ele determinado. Súmula 183/TCU. Disponível em: < http://contas.tcu.gov.br/>. Acesso em: 02 fev. 2015. Considerando a súmula acima, pode-se concluiR
		
	
	Todo ato administrative é vinculado. 
	
	A revogação do ato administrativo ocorre quando se detecta vício de legalidade no mesmo. 
	
	O ato administrativo deve ser anulado por oportunidade e conveniência da Administração Pública.
	
	O ato adminstrativo pode ser revogado pela Administração Pública e pelo Poder Judiciário. 
	
	Compete à Administração Pública e ao Poder Judiciário a anulação dos atos administrativos eivados de vício de legalidade. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308254338)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Nos termos do que dispõe a Lei de Licitações, os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observada, entre outras, a seguinte regra:
		
	
	adoção do procedimento licitatório, sob a modalidade de concorrência ou leilão. 
	
	existência de lei autorizadora da alienação
	
	obtenção de prévia autorização judicial. 
	
	existência de parecer técnico subscrito por pelo menos dois engenheiros do órgão alienante.
	
	permissão da comissão de licitações do respectivo órgão.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308254290)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Determinado órgão público federal ligado à cultura pretende atribuir prêmio e ofertar remuneração a trabalho artístico, predominantemente de criação intelectual. Para a escolha do melhor trabalho, o administrador deverá realizar a modalidade de licitação caracterizada como: 
		
	
	tomada de preços;
	
	convite;
	
	pregão.
	
	leilão;
	
	concurso;

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes