Buscar

Estudo dirigido CHG Imunológico

Prévia do material em texto

1) Os órgãos linfoides primários (centrais ) são: a medula óssea e o Timo, esses são responsáveis pela formação e maturação dos linfócitos T e B.
Já os órgãos linfoides secundários (periféricos) são: os linfonodos, o Baço e os nódulos linfáticos, esses são os lugares onde os linfócitos se proliferam e completam a diferenciação. 
2) Existem 2 tipos básicos de resposta imunitária: 
- Humoral: Os antígenos do microrganismo invasor reagem com anticorpos da superfície dos linfócitos, ativando essas células. Esses linfócitos ativados proliferam e se diferenciam em células da memória imunitária e em plasmócitos, secretores de anticorpos para neutralizar o organismo.
 Imunitária celular: Os linfócitos T(citotóxicos) são ativados pelo contato com uma célula que apresenta na superfície antígenos virais em complexos com moléculas MHC I. Essa ativação vai levar a produção de linfócitos T( citotóxicos) de memoria imunitária e ao aparecimento de linfócitos T citotóxicos produtores de perforinas, que rompem a membrana plasmática das células infectadas pelo vírus.
Em resumo na imunidade humoral tem se uma dependência de glicoproteínas e anticorpos e na imunidade celular já contamos com células imunocompetentes. 
4. A função básica dessas células é realizar o processamento de antígeno, que consiste em converter os antígenos proteicos em peptídeos e apresentar complexos pepdideo-MHC em uma forma que pode ser reconhecida pelas células T. Um exemplo onde esse processamento é essencial refere se a ativação dos linfócitos T, pois essas células não reconhecem as moléculas antigênicas( não processadas). As células T só reconhecem antígenos quando associados a moléculas MHCII.
5) Reconhecimento de antígenos por linfócitos B:
As células B são capazes de reconhecer as moléculas antigênicas (proteínas, pequenos peptídeos, lipídios, polissacarídeos e moléculas menores) diretamente, sem necessidade de qualquer tratamento prévio.
Reconhecimento de antígenos por linfócitos T:
As células T só conseguem reconhecer antígenos quando esses estão associados a moléculas MHC II.
6) a. As moléculas MHC são moléculas que fazem parte do Complexo de histocompatibilidade principal.
b. MHC de classe I a um linfócito T citotóxico (CD8):
MHC de classe II a um linfócito T auxiliar (CD4):
7) Elas são importantes para a realização do processamento do antígeno que é essencial para a ativação dos linfócitos T, uma vez que essas células não reconhecem as moléculas antigênicas nativas (não processadas) somente antígenos associados a moléculas MHC II.
8) Porque contêm células cujas membranas contêm MHC I que é estranho ao hospedeiro, sendo reconhecidas e tratadas como tais. A rejeição dos transplantes deve-se principalmente à atividade dos linfócitos NK (natural killer) e citotóxicos, que penetram o transplante e destroem suas células.
9) Está localizado na porção superior do mediastino e posterior ao osso externo na altura dos grandes vasos do coração
b. As células mais abundantes no timo são os linfócitos T, em diversos estágios de maturação e células reticulares epiteliais.
c. São envoltos por uma cápsula de tecido conjuntivo denso, essa cápsula origina septos, que dividem o parênquima em lóbulos contínuos uns com os outros.
d. Cada lóbulo é formado de uma parte periférica, denominada zona cortical, que envolve a parte central, mais clara e zona medular.
e.Timócitos ( linfócitos T em desenvolvimento).
f. Prolinfócitos T, linfócitos T maduros e Corpúsculo de Hassall.
g. As células reticulares epiteliais formam uma camada por dentro do tecido conjuntivo da cápsula e septos; formam o retículo da cortical e da medular, onde se multiplicam e diferenciam os linfócitos T; formam uma camada em tomo dos vasos sanguíneos do parênquima tímico; e constituem os corpúsculos de Hassall, que são encontrados exclusivamente na medular do timo. 
h. Na medula, há uma população de células reticulares epiteliais que constituem os corpúsculos tímicos (ou de Hassall). Eles podem ser formados por uma única célula ou por várias células arranjadas concentricamente e unidas por desmossomos.
i. Os tipos celulares são: Células reticulares epiteliais o pericito dos capilares, a lâmina basal do endotélio, a lâmina basal das células reticulares e as células endoteliais não fenestradas da parede capilar.
j. A barreira hematotímica, que só existe na zona cortical, dificulta que os antígenos contidos no sangue penetrem a camada cortical (onde se estão originando linfócitos T).
k) O timo cresce até a puberdade, quando começa sua involução. Que começa pela zona cortical, os corpúsculos de Hassall e as células reticulares epiteliais são mais resistentes a involução do que os timócitos/linfócitos. No final da vida ele é composto em grande quantidade por tecido conjuntivo e adiposo. Certos corticoesteróides da glândula adrenal, hormônios esteroides e o hormônio adrenocorticóide (ACTH) aceleram essa involução.
l).  Em termos fisiológicos, o timo elabora uma substância, a timosina, que mantém e promove a maturação de linfócitos e órgãos linfoides como o baço e linfonodos.
10. a) Os linfonodos são encontrados espalhados por todo o corpo, sempre no trajeto dos vasos linfáticos. Estão presentes na axila, virilha, ao longo do pescoço e em grande número no tórax e abdômen (em especial no mesentério).
b. Estas estruturas, no geral, apresentam formato de rim, possuindo um lado convexo e outro com reentrância, denominado hilo, pelo qual penetram as artérias encarregadas de nutrir o linfonodo. Seu tamanho varia, apresentando desde 1mm, até 2 cm de comprimento.
c. A linfa circula pelos linfonodos de modo unidirecional. Ela atravessa estes pequenos órgãos entrando pelos vasos linfáticos que desembocam na borda convexa do linfonodo, saindo pelos vasos linfáticos situados no hilo (vasos eferentes).
d. A cápsula responsável por envolver os linfonodos emite trabéculas para o seu interior, repartindo seu parênquima em compartimentos incompletos. O parênquima desta estrutura possui a região cortical, localizada logo abaixo da cápsula, ausente somente no hilo, e a região medular, localizada no centro do órgão e o seu hilo. Entre essas duas regiões, encontra-se a cortical profunda, também chamada de região paracortical.
e. O arcabouço de sustentação do linfonodo é constituído pelas trabéculas ricas em fibras colágenas e pela trama de fibras reticulares do tecido linfoide
f. A região cortical superficial é constituída por tecido linfoide frouxo, que forma os seios subcapsulares e peritrabeculares, e por nódulos ou folículos
linfáticos (condensações esféricas de linfócitos). Os nódulos linfáticos podem apresentar áreas centrais claras, os centros germinativos. As células predominantes na cortical superficial são os linfócitos B, ocorrendo também alguns plasmócitos, macrófagos, células reticulares e células foliculares dendríticas.
g. Centro germinativo é o centro ativado de um folículo linfoide, no qual os linfócitos B são estimulados por antígenos e linfócitos T auxiliares a gerar células de memória.
h. Os seios dos linfonodos são espaços irregulares delimitados de modo
incompleto por células endoteliais, células reticulares com fibras reticulares, e macrófagos. Os seios têm um aspecto de esponja e recebem a linfa trazida pelos vasos aferentes, encaminhando-a na direção da medular.
i. A região medular é constituída pelos cordões medulares formados principalmente por linfócitos B, mas contendo também fibras, células reticulares e macrófagos.
j. As células predominantes na cortical superficial são os linfócitos B, ocorrendo também alguns plasmócitos, macrófagos, células reticulares e células foliculares dendríticas. 
Já na região cortical profunda ou paracortical não há presença de nódulos linfáticos e nela predominam os linfócitos T, ao lado de células reticulares, e alguns plasmócitos e macrófagos.
k. A função principal dos linfonodos é filtrar a linfa removendo partículas
estranhas antes que elaretorne ao sistema circulatório sanguíneo.
l. A recirculação dos linfócitos é importante pois constitui um sistema de monitoramento constante de todas as partes do corpo, que informa o sistema imunitário inteiro sobre a existência de antígenos localizados.
12) a. O baço situa-se no peritônio, no quadrante superior esquerdo do abdômen, atrás do estômago, imediatamente abaixo do diafragma.
b. Cápsula de tecido conjuntivo denso, que emite septos que dividem incompletamente o órgão. Entre as polpas há uma faixa mal definida denominada Zona marginal, de tecido linfoide frouxo. Apresenta Polpa Branca e Polpa Vermelha.
c. 1.
2
d. A polpa branca é constituída pelo tecido linfático que constitui as bainhas periarteriais e pelos nódulos linfáticos que se formam por espessamentos dessas bainhas. No tecido linfático das bainhas periarteriais predominam os linfócitos T, mas nos nódulos existe predominância dos linfócitos B.
e. A polpa vermelha é formada por cordões esplênicos, separados por sinusoides. Os cordões esplênicos, também chamados cordões de Billroth. São também constituídos por uma rede frouxa de células reticulares e fibras reticulares (colágeno tipo III) que contêm outras células, como macrófagos, linfócitos B e T, plasmócitos, monócitos, leucócitos, granulócitos, além de plaquetas e eritrócitos.
f. As funções mais conhecidas do baço são a formação de linfócitos, a destruição de eritrócitos a defesa do organismo contra invasores e o armazenamento de sangue.
13) O MALT tem a função de regular a imunidade nas mucosas. Ele pode ser a região de formação de linfomas, geralmente dos não-Hodkinianos. Um tumor específico relacionado ao linfoma da MALT está relacionado à bactéria Helicobacter pylori no estômago.
14) Linguais: As tonsilas linguais, situadas no terço posterior da língua, são numerosas e com pequeno diâmetro. São recobertas por epitélio estratificado pavimentoso, que forma uma cripta em cada tonsila. Ductos de glândulas salivares mucosas drenam para a base das criptas
Palatinas: Há um par de tonsilas palatinas entre a cavidade oral e a faringe. Elas possuem uma forma de amêndoa, com 1,0 a 2,5cm de diâmetro. O epitélio estratificado pavimentoso invagina-se, resultando em 10 a 20 criptas.
Faríngea: A tonsila faríngea é única e localiza-se no teto da porção nasal da faringe. Apresenta epitélio pseudoestratificado colunar ciliado, embora áreas de epitélio estratificado pavimentoso possam ocorrer. Não tem criptas, mas pregas rasas, as dobras, onde desembocam os ductos de glândulas seromucosas. A cápsula é mais fina que a das tonsilas palatinas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes