Buscar

AVALIANDOS DE DIETO 1 (4)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201513020683)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pacientes com febre tem um aumento das necessidades de nutrientes causado pelo estado hipermetabólico do paciente, principalmente necessidades calóricas. Com relação as recomendações energéticas na febre é correto afirmar:
		
	
	Lactentes necessitam de 30-40 kcal por Kg de peso corporal por dia para cada 0,550 C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que corresponde a aproximadamente mais 12% das calorias totais.
	
	Adultos precisam de uma quantidade adicional de 20 kcal por kg de peso corporal para cada 0,550 C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que representa um acréscimo de 16% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C.
	
	Adultos precisam de uma quantidade adicional de 50 kcal/kg para cada 0,550 C de elevação, o que representa um acréscimo de 10% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C. 
	 
	Adultos necessitam de uma quantidade estimada em 500-600 kcal para cada 0,550C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que representa um acréscimo de 13% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C.
	
	Crianças precisam de uma quantidade de 20 kcal por kg de peso corporal por dia para cada 0,550 C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que representa um acréscimo de 13% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513015163)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A desnutrição é um estado mórbido secundário a uma deficiência ou excesso, relativo ou absoluto, de um ou mais nutrientes essenciais. É correto afirmar:
		
	
	No último estudo brasileiro sobre desnutrição hospitalar (IBRANUTRI, 99/00) evidenciou-se esta ocorrência em 38% dos pacientes.
	
	As causas primárias e secundárias da desnutrição referem-se: a) a uma falha fisiológica; b) à alimentação, respectivamente.
	
	A atrofia intestinal pode ser considerada uma complicação da desnutrição, onde ocorre prejuízo no número de enterócitos e maior capacidade absortiva.
	 
	A desnutrição iatrogênica é de causa não intencional e pode estar relacionada a não observação da ingestão alimentar do indivíduo hospitalizado.
	
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513015178)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exames bioquímicos devem compor o protocolo de avaliação do estado nutricional (AEN). Este é considerado um método direto de AEN. Com relação aos dados bioquímicos, pode-se afirmar:
		
	
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
	
	Como grande parte da proteína corpórea está sob a forma de hemoglobina, sua determinação é um bom indicador clínico-nutricional de estado protéico do organismo e níveis de ferro, ou seja, deve ser utilizada como parâmetro bioquímico na prática clínica.
	
	A 3-Metil histidina é uma proteína plasmática de alta sensibilidade, devido a isto apresenta pouca aplicação na prática clínica.
	
	A proteína transportadora de retinol é considerada um marcador de catabolismo músculo-esquelético.
	 
	A transferrina é uma proteína plasmática que pode ser utilizada como indicador de reserva protéica visceral.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513561009)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na resposta metabólica à inanição ocorre:
		
	
	Aumento do trabalho cardíaco
	
	Redução gradual nos ácidos graxos plasmáticos, cetoácidos e cetonas
	
	Aumento da secreção de insulina
	 
	Redução da taxa metabólica basal
	
	Aumento da temperatura corporal
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513018393)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A desnutrição protéico-calórica pode ocorrer em 19 a 80% dos pacientes hospitalizados por diversos estados mórbidos. É considerada uma consequência da desnutrição:
		
	
	Perda de apetite;
	
	Negligência.
	
	Investigação diagnóstica;
	
	Grande rotatividade dos profissionais de saúde;
	 
	Infecção;

Outros materiais