Buscar

Filosofia resumo da unidade 8 capítulo 11 Chauí

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – CAMPUS XV – VALENÇA – BA DATA: 29/11/2017							 DISCIPLINA: FILOSOFIA GERAL					 DOCENTE: MÁRCIO VIEIRA					 DISCENTE: CLAYTON SANTOS DESIDÉRIO					 CURSO: DIREITO – SEMESTRE I – 2017.2 
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000. 
O limiar histórico adotado pela historiografia oficial ocidental expõe as mais variadas características devido às constantes transformações dos indivíduos que vivem em meio ao corpo social, por consequência, essa relação indivíduo-sociedade está estreitamente relacionada com as variedades culturais que, caracterizam uma miríade de sociedades, regimes governamentais, modos de produção, mentalidade social etc.. Trazendo-nos uma avaliação crítica do nosso passado a autora Marilena Chauí (1941) nos trará uma evolução sistemática, evolutiva e organizacional do pensamento humano em relação à ordem previamente estabelecida, além da moral, da tradição e também da cultura. Tendo em vista que, o ser humano é o ser vivo mais complexo e heterogêneo, nota-se, assim, uma vasta diversificação o que se refletirá nos agrupamentos sociais, os anseios da população e sua forma organizacional.
Nesse entretempo histórico as relações sociais foram se modificando. Assim, durante o período da Grécia Antiga, Roma Antiga, o longo período feudal, a Idade Moderna, até os dias atuais, houve mudanças, as quais excluíram características de períodos anteriores e em outros períodos readquiriu aspectos culturais anteriores, por exemplo, no século XV houve o resgate dos valores da Grécia Antiga, principalmente, de Atenas (cidade-estado que se caracterizava pelo seu regime democrático e seu exemplo republicano, porém atendia somente a uma minoria: os cidadãos). Portanto, entende-se que, cada um desses períodos devido a sua centralização em determinadas regiões, sua dessemelhança econômica, Estatal, o modo em que o governo se torna legítimo, entre outros, irá influenciar de forma direta a quem o Estado irá atender, podendo ser direcionado ao povo ou a burguesia e em casos mais radicais pode pender a monarquia, aristocracia, ou ditaduras.
A Idade Média é um período de aproximadamente mil anos, inicia-se com a queda do império romano do ocidente e termina com o surgimento da Idade Moderna no século XVI com a queda do império romano do oriente. É um período em que não havia uma união fixa do povo europeu, pois devido à grande extensão territorial havia a centralização em pequenos locais, denominados feudos. Apesar disso, havia uma grande quantidade de guerras entre os feudos muitas vezes aumentando a união entre alguns feudos para que seus territórios não fossem destruídos, dessa forma, alguns interesses comumente estabelecidos prolongavam-se por gerações, em decorrência disso, a igreja atuava fortemente, por exemplo, com a garantia do nome da nome da família, prestígio, e função social. Nesse período a igreja exercia papel político, regulamentando e intermediando as relações e ações sociais, fato que também influenciaria o pensamento de algumas sociedades do século XV.
A Idade Moderna caracterizou-se pela polarização dos contratos em sua forma escrita, a forte presença de ideais religiosos, o forte avanço técnico-científico, o mercantilismo e a positivação das leis (as normas jurídicas no modelo escrito). Dessa forma, é notório que, a partir desse período a possibilidade de se garantir os direitos as minorias seriam ampliadas. Em alguns locais da Europa o ideal religioso estava tão presente na mentalidade social que, muitas vezes a religião não era apartada da moral, nem da política, etc., visto que, análogo ao período feudal a igreja entendia que o poder soberano dos reis era vontade divina, por conseguinte, ela legitimava o seu poder (o clero) e a nobreza (parasitas da classe socialmente não privilegiada). Analisando criticamente, o poder ideológico e material da igreja tinha uma finalidade clara, isto é, a administração da riqueza material e imaterial dos indivíduos presentes naquele corpo social. Com o surgimento dos ideais de Maquiavel (1469-1527) pode-se notar que, a partir dessas novas ideias tornou-se possível a busca por melhorias no espaço político, assim fugindo de uma aparelhagem política pautada na explicação não racional (que recorria à teocracia para a legitimação do poder), depois dessa separação entre a religião e a política, a política deve desvencilhar-se também dos ideais capitalistas, objetivando, dessa forma, uma melhor ampliação no horizonte ideológico dos indivíduos. À vista disso, a centralização do poder pode ser dividida. deste modo, houve a distribuição de funções descaracterizando a centralização do poder evitando a dominação ilegítima de um ou de uma parte sobre um todo. 
A partir da Revolução Francesa conta-se que se iniciou a Idade Contemporânea, o qual está ultrapassando diferentes espaços chegando ao momento atual. Nesse longo transcorrer histórico houve acontecimentos, os quais prejudicaram a compreensão e a prática da democracia no agrupamento coletivo. Destaca-se, dentre eles, na cronologia contemporânea, as guerras em escala global, isto é, houve três grandes guerras mundiais, sendo que a mais recente foi na prática uma guerra tecnológica envolvendo duas grandes potências (Estados Unidos e União Soviética) e seus respectivos influídos. Acredita-se que ao final da primeira guerra mundial a democracia teria sobrepujado as outras formas de governo. No entanto, após a derrota de alguns países na guerra os países perdedores estavam sofrendo conseqüências catastróficas que, fez com surgisse a ideia de governos excessivamente fortes, porém isso ocasionou o surgimento dos regimes totalitários, como o Nazismo e o Fascismo. Consequentemente tornou-se um fato a segunda guerra mundial. Após isso, houve a grande valorização do bem-estar social que, influenciou diretamente o âmbito político, apesar disso, a democracia atual difere-se da ateniense, sendo que, no Brasil, a democracia é conceituada como representativa, diferentemente da democracia ateniense que demonstrava a característica objetiva, porque os poucos que eram cidadãos votavam diretamente sem a necessidade de representatividade.
Ao analisar a democracia brasileira nota-se uma imensa fragilidade, tal atributo inicia-se pela não concretização dos direitos básicos (direito a vida, educação, etc.). Em sua história o Brasil passou por diferentes formas de governo, entre elas Monarquia, Império, República, Ditadura até chegarmos ao Presidencialismo. Diante disso, tornou-se necessário a ampliação da participação popular o que resultou uma maior integração entre as diferentes classes na busca por uma finalidade: maior desenvolvimento nacional e participação política. Porém, para chegar até aqui, o povo desde o período colonial lutou pela liberdade o que se transformaria no futuro a busca igualdade, já que aconteceu uma integração de diferentes povos (muitas vezes não de forma espontânea). Logo, sucedeu a diversidade de valores, tradições, religiões, etnias, etc., Desse modo, ao fazer um exame dos escritos de Chauí e o vídeo demonstram que é primordial a valorização da educação no território brasileiro, isto é, a partir da educação um novo horizonte ideológico será desanuviado dos olhos dos discentes. Isto posto, a política nacional junto a outras mazelas seriam exterminadas. Porém, quem nos dera fosse algo rápido isso exige um planejamento muito bem elaborado o qual o governo atual não se esforça para metamorfosear a situação hodierna. Segundo, Jean Piaget (1896-1980) “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram”. Nota-se, portanto, que a população brasileira sempre anseiou pela democracia na prática, o que não aconteceu por um longo espaço de tempo. Destarte durante seus cinco séculos, com a inclusão da democracia no contexto nacional e ampliação de acesso ao voto, aconteceuque houve melhoria no setor social devido à incessante luta do povo em busca de melhorias.
A partir da análise dos escritos de Chauí, percebe-se a importância da política para a concretização da vontade popular em um regime democrático, porém o que se nota hodiernamente é a contraversão das atitudes dos representantes do povo perante a moral estabelecida, ocasionando um descontentamento por parte da população, a qual em sua grande maioria, apenas espera um restabelecimento do bem comum frente à abundância da demanda do agrupamento social. Concomitantemente, o vídeo expressa as lutas sociais e o valor da nossa história. Sendo assim, é relevante a valorização historiográfica nacional, e a partir dela se deve analisar o contexto a qual estamos inseridos para não cometermos os mesmos erros do passado e assim como diz o lema da bandeira brasileira “ordem e progresso”, que se adote a ordem legítima e legal e o progresso harmônico com os interesses do povo.

Outros materiais