Buscar

Diário de campo estágio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE
FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO – FAFIDAM
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
	
DIÁRIO DE CAMPO DE ESTÁGIO
1. Identificação do Estagiário
Estagiário: 
Disciplina: Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental
Professor orientador: Danielle Monteiro de Lima do Amaral
2. Identificação do Campo de Estágio
Disciplina: 
Professor supervisor de campo: 
Campo de Estágio: 
Diretor: 
Município: 
Nível/modalidade de ensino: Ensino fundamental – Regular
3. Diário das atividades
2ª feira, 11/09/2017, às 9h.
Apresento-me aos gestores da Escola ... (Sr. Fulano e Sra. fulana coordenadora). Ambos me receberam com muita cortesia, e me informaram as condições/exigências da escola para a recepção de estagiários, dentre as quais me chamaram a atenção as seguintes:
- Chegada ao campo de estágio com15 (quinze) minutos de antecedência;
- Estudo dos documentos da escola (PP, regimento etc) devem acontecer no interior da escola, sendo vedada a disponibilização de cópias;
- Comunicação ao núcleo gestor quando da visita do professor orientador da FAFIDAM;
- Apresentação ao núcleo gestor do plano das aulas a ser ministradas.
Adicionalmente, foram requeridos do estagiário, além de documento de encaminhamento oficial da Universidade, cópias de RG, CPF e comprovante de endereço. 
	Por fim, o diretor manifestou bons votos ao estagiário, como também as expectativas quanto ao trabalho a ser feito. A visita foi encerrada deixando em mim uma impressão muito positiva.
2ª feira, 18/09/2017, das 9 às 11h.
	Antes do início da aula, reuni-me com o professor supervisor, a fim de inteirar-me do conteúdo programático a ser desenvolvido em minhas regências nas turmas dos 9º Anos A e B. Dessa reunião, construí o plano de estágio. Na ocasião, o professor me forneceu o livro-texto adotado na escola para o Ensino de Ciências.
	Chegando à turma do 9º Ano A, cumprimentei alguns alunos e dirigi-me ao fundo da sala, para realizar a observação. Mantive-me em silêncio. Dada a curiosidade dos estudantes, o professor tratou de explicar minha presença: de que fui seu professor na faculdade mas, por conta de não possuir licenciatura, eu a estava cursando neste momento, razão que justifica minha atual posição enquanto estagiário. Os alunos se mostraram receptivos. Uma aluna manifestou de maneira indiscreta a sua expectativa quanto o que podia aprender no meu estágio: suas palavras menosprezavam o trabalho do professor supervisor.
	Na sala de aula, suficientemente iluminada e arejada, constavam 37 adolescentes -19 homens e 18 mulheres, misturados entre si. Todos se encontravam fardados, e sentados em filas. Na chamada, constando 42 alunos matriculados os mesmos foram chamados por número, e não pelo nome. Já de início, alguns alunos se retiram à convite do diretor, que os viera chamar para realizar atividades acerca de um projeto. Esses alunos retornaram à sala em momentos distintos durante a aula.
	As atividades se iniciaram às 9:15: o professor supervisor fez chamada acerca de quem havia feito certa atividade aplicada na aula passada. A chamada se fez “na confiança”, sem que fosse requerido do aluno a apresentação do exercício resolvido. Ainda assim, um aluno demonstrou honestidade ao afirmar que não a tinha resolvido. O professor precisou interromper essa verificação, para conter a algazarra. Sob sua intervenção enérgica, todos silenciam, para retornarem ao comportamento inicial dentro de poucos minutos. Em sua intervenção, o professor procura deixar claro que a atividade foi ministrada com o fito de ajuda-los, tão somente.
	É às 9:36h que se inicia o trabalho com o conteúdo de ciências: trata-se da correção dos exercícios trazidos pelo livro-texto às páginas 79-80, os quais versam sobre as técnicas de separação de misturas. Chamou-me a atenção a qualidade da escrita do professor no quadro (letra suficientemente grande, de forma, evitando o terço inferior do quadro). O professor escreve as respostas do exercício e as comenta. Algumas respostas são fornecidas pelos próprios alunos, geralmente daqueles sentados á frente; dessas intervenções o professor toma a “deixa” para provocar a participação de outros.
Algumas interrupções aconteceram ao longo da atividade. A primeira delas, mais curta, serviu para o professor tomar nota de alguns alunos que fizeram a atividade de que falamos anteriormente; às 10:12h, um intervalo é feito a aula a fim de os alunos tomarem água e usarem banheiros; e uma saída breve do professor por 6 minutos. Foi interessante observar o empenho do professor em responder, de forma clara e breve, a dúvidas de uma aluna acerca de tópicos da teoria de ligação de valência, apesar do assunto fugir tanto do tema da aula quanto do nível do ensino fundamental.
A atividade de correção foi encerrada ás 10:53h. Entretanto os alunos não foram liberados senão quando do toque da sirene, às 11h. Nesse ínterim, o professor solicitou que os alunos continuassem a sequência de exercícios do capítulo. Todavia, os alunos já se encontravam mais dispersos que o costume, e muitos já tinha guardado seu material.

Continue navegando