Buscar

Conclusão para Comportamento Humano nas Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conclusão para Comportamento Humano nas Organizações.
 É o estudo do comportamento humano dentro das organizações, dando ênfase aos papéis profissionais desempenhados em meio ao mercado de trabalho em constantes mudanças. O comportamento humano estuda o relacionamento interpessoal dentro das organizações, a motivação da equipe. O Comportamento Humano estuda as pessoas individualmente ecoletivamente, embora muitas organizações vêem as pessoas como um recurso, como portadoras de habilidades, capacidade e conhecimento, competências devemos lembrar que as pessoas são pessoas, possuem características próprias, objetivos, expectativas, histórias particulares e cada um tem um modo de pensar e agir. O Ser Humano é, em essência, o determinante do sucesso ou fracasso organizacional, pois é através de sua competência e suas atitudes que as empresas criam diferenciais que lhes concede vantagem competitiva. É o homem que com seu talento e potencial, sua diversidade e sua motivação que faz com que as empresas desenvolvam seus planejamentos, programem suas estratégias e consiga atingir seus objetivos rumo ao êxito. Nas empresas, os indivíduos não se comportam apenas como eles mesmos, mas também como membros do grupo no qual estão inseridos, desta forma, compreender o trabalhador e suas ações é uma necessidade para qualquer gestor, pois é através deste que se consegue compreender o movimento dos grupos e a dinâmica organizacional. Para compreender o Ser, primeiro é necessário compreender a formação da personalidade e as diferenças inerentes a cada indivíduo. A personalidade do indivíduo é o resultante de sua formação e história, e isto nos permite concluir que não existem duas pessoas iguais, pois não existem duas trajetórias idênticas; por isso, cada qual é único, indivisível e singular, desde sua concepção.
O comportamento organizacional pode ser analisado de forma qualitativa e quantitativamente, através de indicadores de absenteísmo, índices de acidentes de trabalho, além dos indicadores contábeis, representados pelo desempenho econômico financeiro. Outros aspectos, também relevantes, são os atributos psicossociais dos indivíduos, os movimentos dos grupos sociais dentro das empresas, que se manifestam através do comprometimento organizacional, clima e satisfação no trabalho. O diagnóstico obtido a partir das informações quantitativas e qualitativas possibilita o redirecionamento organizacional, através do estabelecimento de estratégias, correções de políticas e práticas, reorganização dos grupos de trabalho, formação de equipes de alto desempenho, dentre outras ações que viabilizarão as vantagens competitivas da empresa. Ao se investigar o impacto do comportamento dos indivíduos, grupos e estrutura cria-se a possibilidade de prever, explicar, compreender e intervir na dinâmica organizacional, promovendo a melhoria e eficácia organizacional, aumentando sua produtividade e o desempenho de seus colaboradores, dentro de uma perspectiva de qualidade de vida e satisfação do indivíduo no trabalho.
Uma arquitetura corporativa bem estruturada, incentiva seus colaboradores é de fundamental importância, pois com um projeto bem montado e apropriado, uma empresa pode explorar com sucesso seu ambiente de tecnologia, informação e pessoas, estimulando o crescimento e a inovação dos negócios.
Os profissionais envolvidos com as questões estratégicas e táticas da empresa, ou seja, aqueles que definem os caminhos organizacionais através de objetivos e metas dependem de informações.
Para que os funcionários dentro das organizações trabalhem acreditando que quando a empresa esta em ascensão ele também esta crescendo,é preciso haja um estimulo,uma motivação para que,assim, estes colaboradores trabalhem melhor,com mais qualidade.Só com motivação PE que empregados se empenham com maior afino devido á satisfação interior que sentem ao fazerem isso,buscando ter mais competência ,inovar ,utilizar a criatividade , se envolver ,se compremeter.

Outros materiais