Buscar

Elaboração e Implementação de treinamentos para manipuladores de alimentos de acordo com a RDC 216

Prévia do material em texto

Elaboração e Implementação de treinamentos para manipuladores de alimentos de acordo com a RDC 216/2004.
Curso: Nutrição.
Disciplina: SDE 0387 - Higiene e Legislação dos Alimentos.
Alunas: Helen Aguiar Guilherme, Lana Portugal Fonseca e Rafaela Tripári.
Campos dos Goytacazes, 2015.
Introdução
Os manipuladores são todas aquelas pessoas que entram em contato com a área de produção de alimento. É através desses que os alimentos podem ser aptos para consumo ou podem ser contaminados. Não basta uma refeição aparentemente saudável e gostosa, mas também é preciso que ela seja segura do ponto de vista microbiológico, pois os alimentos destinados ao consumo humano estão expostos a um meio contaminado, podendo ter contaminação de origem ou em seu processamento por manipuladores. 
O controle de qualidade no preparo de alimentos é muito importante e envolve as boas práticas de produção. As boas práticas de produção são técnicas e procedimentos adequados para o preparo de alimentos, que garantem qualidade na apresentação e segurança higiênico-sanitária das refeições. (ARRUDA, 2002)
Objetivo
O presente trabalho teve como objetivo mostrar em uma apresentação como deve ser feita a higiene na área de produção, alertar sobre os riscos de contaminantes e doenças causadas por alimentos e como deve ser o treinamento de manipuladores.
Metodologia
O treinamento foi realizado no Edifício Salete, loja 01 para Doce Magia festas e eventos por aproximadamente 35 minutos. O trabalho consistiu em uma apresentação de slides abordando os seguintes temas: higiene na cozinha, boas práticas e DTA’s (doenças transmitidas por alimento). Foi falado sobre contaminação física, química e biológica seguidos de exemplos, sobre a importância da higiene dos manipuladores (lavar mãos, não fazer uso de adornos, esmaltes, barba), a importância de se compreender sobre DTA’s e seus riscos, minimizando a proliferação de fungos, bactérias e vírus. Também foi falado sobre a higienização de utensílios, contaminação cruzada e armazenagem alertando sobre a que temperatura os alimentos devem ser expostos e finalizamos com a informação de manter o ambiente sempre limpo e organizado e em perfeita harmonia entre os manipuladores.
Conclusão
O treinamento foi considerado satisfatório uma vez que foi percebido o interesse dos funcionários em querer melhorar a qualidade de seus serviços. O treinamento deve ser um processo contínuo e planejado, pois não é possível realizar mudanças sem que haja uma conscientização por parte dos manipuladores. A fiscalização deve vir do responsável legal onde o mesmo deve ser o primeiro a se preocupar com o ambiente de trabalho.
Referências Bibliográficas
ARRUDA, G.A. Manual de Higiene para Manipuladores de Alimentos. São Paulo: Ponto Crítico, 2002. V.1. (Coleção profissional da alimentação).
Portaria CVS-6, de 10 de março de 1999. Dispõe sobre regulamento técnico sobre parâmetros e critérios, para o controle higiênico-Sanitário em estabelecimentos de alimentos.

Outros materiais