Buscar

Comunicação e Expressão DP

Prévia do material em texto

01 - Para entender a fala do pinheiro, na tira abaixo, é preciso que o leitor deduza que:
A) Pela expressão feliz do pinheiro, ele não gosta da época natalina.
B) Pela distância entre os pinheiros que conversam e os outros no fundo da tira, os pinheiros que conversam são contrários aos outros pinheiros, que gostam do Natal.
C) Pelos cortes dos pinheiros, o pinheiro que fala está aliviado por não ter sido cortado para se tornar árvore de Natal.
D) Pela expressão feliz do pinheiro, ele gosta da época natalina, apesar de ser uma época cansativa devido a tantos preparativos.
E) Pela imagem, há muitos pinheiros no local.
02 - Apesar de a oralidade e a escrita permitirem a construção de textos coesos e coerentes, são duas modalidades da língua com características próprias. Leia o fragmento, a seguir, do texto “A vaguidão específica”, de Millôr Fernandes, e indique a alternativa FALSA.
“- Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte.
- Junto com as outras?
- Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer coisas com elas. Ponha no lugar do outro dia.”
A) Trata-se de um texto escrito cujos referentes - “isso”, “lá fora”, “qualquer parte”, “as outras” etc. - não são possíveis de recuperar pelo leitor.
B) O texto de Millôr Fernandes é um ótimo exemplo de características da oralidade na produção escrita.
C) Se fosse um texto oral, os referentes seriam recuperáveis na própria situação discursiva, bastando, por exemplo, apontar para eles.
D) O texto de Millôr Fernandes não tem coerência, pois o leitor não pode saber se ele é de ficção ou não; se tem humor ou não, fatores (ficção e humor) que dariam coerência a ele.
E) Apesar de as referências de “isso”, “lá fora”, “qualquer parte”, “as outras” etc. não serem recuperadas pelo leitor, o texto é coerente devido ao humor com que foi construído.
03 - Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta:
A massa é bem violeta, mas depois de assada, ela fica marrom, só a parte de cima continua um pouco colorida, lá no fundo, bem lá no fundo, ainda há um pouco de gosto de beterraba, mas dificilmente alguém adivinhará qual o ingrediente secreto do bolo... O máximo que pode ser dito é que há algo diferente, pois o chocolate também não aparece muito. Preferi usar formas de muffins porque fica mais fácil congelar e guardar o bolo, só polvilhei um pouco de açúcar de confeiteiro para esconder um pouco o tom pink, mas a Ana Beatris faz sugestões interessantes de cobertura. A beterraba pode ser substituída pela cenoura sem problemas, a textura da massa é muito boa. (Já ia me esquecendo, usei farinha de trigo integral). [blog] Disponível em: http://kafkanapraia.blogspot.com/2006/01/bolo-de-beterraba-e-chocolate.html.
 
A) As referências “massa é bem violeta”, “ela fica marrom” e “a textura da massa é muito boa” não são expressões linguísticas para o referente bolo de beterraba. 
B) Por tratar-se de uma receita culinária, não existe no texto um julgamento de valor. 
C) A oração “só a parte de cima continua um pouco colorida” não poderia acarretar a oração “só polvilhei um pouco de açúcar de confeiteiro para esconder um pouco o tom pink”. 
D) Devido à oração “A beterraba pode ser substituída pela cenoura sem problemas”, um aluno de graduação não pode deduzir que as palavras beterraba e cenoura são sinônimas.
E) A expressão “Preferi usar formas de muffins” leva-nos a deduzir que a forma recomendada na receita não é a de muffins.
04 - Para compreender um texto sem muita dificuldade, o leitor precisa de determinadas informações que fazem parte de seu conhecimento prévio: conhecimento de língua, das coisas do mundo e de interação sociocomunicativa. 
Leia os textos 1 e 2, escritos, respectivamente, em língua portuguesa e língua turca:
Texto 1
“Robert Recorde, matemático inglês, terá sempre seu nome apontado na história da Matemática por ter sido o primeiro a empregar o sinal de = (igual) para indicar igualdade. Em seu primeiro livro, publicado em 1540, Recorde colocava o símbolo entre duas expressões iguais; o sinal =.”
Texto 2
Sobre o conhecimento prévio acionado durante a leitura, afirma-se: 
I - Para a compreensão dos textos, o leitor precisa conhecer, primeiro, em que condição ou situação ambos foram produzidos.
II - Os textos 1 e 2 definitivamente exigem que o leitor faça relação entre os textos e a experiência de vida do leitor.
III - A compreensão dos textos exige do leitor conhecimento mínimo em língua portuguesa e em língua turca. Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta.
A) Apenas a afirmativa I é verdadeira. 
B) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
C) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
D) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
E) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
05 - O anúncio publicitário a seguir foi publicado na Folha de São Paulo em 5 de setembro de 2005, e é sobre uma famosa marca de cerveja. Leia-o e assinale a alternativa que explica como o leitor entende o enunciado “Seis, de preferência”.
“Olé é deixar nossos
Adversários vendo estrelas.
Seis, de preferência. 
Brahma, patrocinadora oficial da seleção, parabeniza o Brasil pela classificação.
A) Uma vez que o anúncio foi feito para brasileiros, é preciso apenas conhecer a língua portuguesa.
B) O leitor entende que a linguagem empregada está bem explícita, com apenas um sentido.
C) O leitor relaciona o número seis com a quantidade de estrelas a serem vistas pelos adversários dos jogadores brasileiros.
D) O leitor relaciona o enunciado com o conhecimento que tem sobre a Copa do Mundo de Futebol e a chance de o Brasil obter o sexto título de campeão. 
E) Devido à relação sempre recorrente entre cerveja e futebol, o leitor entende que os fabricantes usualmente patrocinam o esporte.
06 - Segundo Ernani Terra: “Numa situação de caráter informal, como num bate-papo descontraído entre amigos, é ‘certo’, isto é, é adequado que se utilize a língua de maneira espontânea, em seu nível coloquial, portanto. Já numa situação formal, como num discurso de formatura, por exemplo, não seria ‘certo’, isto é, não seria adequado utilizar-se a língua em sua forma coloquial. Tal situação exige não somente uma vestimenta, mas também uma linguagem adequada”. Conclui-se, diante do exposto, que a cada situação comunicativa é necessário selecionar um uso da língua portuguesa. Assinale a alternativa que cumpre essa necessidade de adequar a língua a uma determinada situação.
A) Seu doutor, o patuá é o seguinte: depois de um gelo da coitadinha, resolvi esquiar e caçar outra cabrocha. Plantado como um poste na quebrada da rua, veio uma pára-queda se abrindo. Eu dei a dica, ela bolou…chutei.
B) " Cara progenitora, gostaria de lhe solicitar que por obséquio trouxesse-me o produto final da ordenha de um mamífero ruminante, conhecido como vaca"
C) Gerente: - Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
 Cliente: - Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
D) Sou seu pai, por isso perdoar-lhe-ei. - O pai em conversa com o filho.
E) Então disse o professor em aula: “A gente já tá cheio de tanta corrupção.”
08 - Quando falamos que a coerência depende também de conhecimento linguístico, especificamos que esse conhecimento:
A) Constitui-se de conhecimentos prévios de mundo.
B) É formado por esquemas, que por sua vez se subdividem em frames e planos.
C) Considera focalização e intertextualidade, bem como a superestrutura.
D) Abrange conhecimentos ortográfico, gramatical e lexical da língua.
E) Além do conhecimento enciclopédico, inclui o textual também.
09 - Leia o texto a seguir: 
Conversinha Mineira
 
 Fernando Sabino
_ É bom mesmo o cafezinho daqui, meu amigo? 
_ Sei dizer não senhor: não tomo café. 
_ Você é dono do café, não sabe dizer? 
_ Ninguém tem reclamado dele não senhor. 
_ Então me dá café com leite, pão e manteiga. 
_ Café com leite só se for sem leite. 
_ Não tem leite?_ Hoje, não senhor. 
_ Por que hoje não? 
_ Porque hoje o leiteiro não veio. 
_ Ontem ele veio? 
_ Ontem não. 
_ Quando é que ele vem? 
_ Tem dia certo não senhor. Às vezes vem, às vezes, não vem. Só que no dia que devia vir em geral não vem. 
_ Mas ali fora está escrito "Leiteria"! 
_ Ah, isso está, sim senhor.
 (...)
_ Escuta uma coisa: como é que vai indo a política aqui na sua cidade? 
_ Sei dizer não senhor: eu não sou daqui. 
_ E há quanto tempo o senhor mora aqui? 
_ Vai para uns quinze anos. Isto é, não posso agarantir com certeza: um pouco mais, um pouco menos. 
_ Já dava para saber como vai indo a situação, não acha? 
_ Ah, o senhor fala da situação? Dizem que vai bem. 
_ Para que Partido? 
_ Para todos os Partidos, parece. 
_ Eu gostaria de saber quem é que vai ganhar a eleição aqui. 
_ Eu também gostaria. Uns falam que é um, outros falam que outro. Nessa mexida... 
_ E o Prefeito? 
_ Que é que tem o Prefeito? 
_ Que tal o Prefeito daqui? 
_ O Prefeito? É tal e qual eles falam dele. 
_ Que é que falam dele? 
_ Dele? Uai, esse trem todo que falam de tudo quanto é Prefeito. 
_ Você, certamente, já tem candidato. 
_ Quem, eu? Estou esperando as plataformas. 
_ Mas tem ali o retrato de um candidato dependurado na parede, que história é essa? 
_ Aonde, ali? Uê, gente: penduraram isso aí... 
 
In: A Mulher do Vizinho. Rio de Janeiro: Sabiá, 1962, p. 144 (com adaptações).
Pode-se afirmar, com base no texto “Conversinha Mineira”, de Fernando Sabino, que o dono da leiteria se encaixa perfeitamente na expressão “como bom mineiro que é...”, pois respondeu a quase todas as perguntas de modo:
A) Provocante. 
B) Desonesto.
C) Objetivo.
D) Evasivo.
E) Ofensivo.
10 - Durante o desenvolvimento do texto, o produtor lança um referente e, para evitar repetição, retoma o referente, substituindo-o por outros termos da língua. Identifique os termos que retomam, respectivamente, os referentes grifados:
Entre os hebreus há relatos com suspeita da ocorrência do diabetes gestacional. No entanto, somente cerca de 2000 mil anos depois, por volta de 70 d.C., o médico Areteu da Capadócia, na Grécia, conseguiu descrever o diabetes. Areteu observou que aquele silencioso problema desenvolvia quatro complicações: muita fome (polifagia), muita sede (polidipsia), muita urina (poliúria) e fraqueza (poliastenia). Areteu observou também que, quase sempre, as pessoas com esses sintomas entravam em coma antes da morte.
A) Areteu; polifagia.
B) Polifagia; Areteu.
C) Aquele problema silencioso; hebreus.
D) Polifagia; hebreus.
E) Aquele problema silencioso; Areteu.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes