Buscar

QUESTÕES DE ADM ESTRATÉGICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Diferencie administração estratégica de planejamento estratégico.
A diferença estar que na administração estratégia se administra olhando sem a obrigação de formalizar planos de ação e no planejamento estratégico busca sistematizar o pensamento, formalizando processos e procedimentos para que a empresa saiba exatamente os caminhos a seguir, ou seja, pode-se entender a administração estratégica como um processo mais amplo, que envolve planejar, executar e controlar, o planejamento se transforma em uma reflexão do planejar somente. Ou seja, O planejamento trata da tomada d e decisões estratégicas, enquanto a administração visa à obtenção de resultados estratégicos os, buscando novos mercados, produtos e tecnologias. O planejamento estratégico objetiva construir planos, enquanto a administração estratégica tem por fim aplicá-los na estrutura para atingir os resultados. O planejamento estratégico é um processo analítico por planos, enquanto a administração estratégica é um processo de ação organizacional.
2. Diferencie estratégia como um processo emergente de estratégia como processo formal.
 A diferença é quando uma pode ser delineada racionalmente a priori ou quando é algo que acontece em um processo de tentativa e erro e aprendizado.
3. Explique o que vem a ser estratégia de dentro para fora e estratégia de fora para dentro.
A estratégia de fora para dentro identifica as oportunidades e da ocupação de espaços ou deve ser construída a partir de uma analise de seus principais recursos, em que ha já como se defender da competição atua l e futura. E no processo de dentro para fora, que sugere no controle dos recursos das empresas constituem a base para maior ou menor sucesso na estratégia.
4. Cite os itens que justificam a importância da estratégia para as organizações, e
em seguida, explique um deles.
 Os itens são: assumir o controle sobre o destino; enxergar as oportunidades; transformar ameaças em oportunidades; definir n ovos rum os para a organização; introduz ir a disciplina de pensar a longo prazo; desenvolver um processo educacional e incentivar a interação e a negociação; mobilizar recursos para objetivo comum, promover a mudança e vender ideias . Assumir o controle sobre um destino – imagine uma pequena embarcação lançada em um mar agitado, sem clareza sobre o aonde ir e sem instrumentos de orientação e navegação. Não é difícil imaginar seu colapso iminente, a administração estratégica estabelece objetivos, meios e instrumentos de controle para encaminhar a organização a sua meta .
5. Comente a matriz Produto-Mercado (ANSOFF, 1997).Essa matriz foi desenvolvida por Ans off em 1957, ela visa identificar as oportunidades de crescimento, Segmentando a analise em produtos existentes e novos produtos em mercados atuais e futuros.
6. Como a matriz BCG pode ser útil na concepção de um negócio?
A ideia central dessa matriz é relacionar os vários negócios da empresa, conforme sua participação relativa n o mercado e o crescimento d este, de forma a identificar os negócios ou a linha de negócio , ou até mesmo a linha de produto s a que serve como geradora de caixa para empresa e aquela linha de negócios que deverá ser desativada por estar consumindo recursos da empresa.
7. Explique como funciona a Matriz GE.
A matriz GE é uma técnica de analise e classificação de unidades de negócio que leva em conta dois fatores, o de atratividade do setor e posição competitiva da empresa,, essa matriz procura olhar para o negocio e seu contexto, enfocando decisões de investimento, aquisições e desinvestimento.
8. Cite as estratégias genéricas de negócio e, em seguida, explique uma delas.
As estratégias são:
- de nicho custos baixos
- de nicho diferenciação
- de nicho custos baixos - diferenciação
- de custos baixos
- de diferenciação
- custos baixos – diferenciaç ão
- Múltiplas
Explicando uma delas a de estratégia de diferenciação , utilizada quando uma empresa maior oferece produtos ou serviços diferenciados para todo o setor, atendendo a um mercado grande, com demanda relativamente constante.
9. Diferencie Missão de Visão no âmbito estratégico.
A visão trata-se aonde a organização quer chegar, e a missão delimita sua atuação no negócio escolhido ou seja “ a missão é a partida e a visão é a chegada”. Podemos também definir como: A missão é o objetivo fundamental d e uma organização, traduz a finalidade última da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais , ou seja, visão é o esta do futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após responder à questão “para onde pretende ir? Ou seja, A visão compreende algo que a inda não se tem, um sonho, uma ilusão, que se acredita poder v ir a ser real, uma uto pia, sobre os negócios e sobre a empresa, além de utópica a visão deve ser mobilizadora e motivadora. No entanto o fato de ser uma utopia não invalida que a visão não possa e não deva vir a ser redigida e explicada ou comunicada. Ela orienta os níveis estratégico, tático e operação da empresa.

Outros materiais