Buscar

portifolio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
PORTFOLIO 
RELATO DE EXPERIENCIA EAD E A TECNOLOGIA – Fase I-A
Jessyka M. ALVES RU: 1381430
Rafaela POTEREIKO RU: 1312187
UNINTER
Resumo
	
Este trabalho tem o objetivo de apresentar algumas reflexões acerca da experiência como alunas na EaD (Educação a Distância) o qual vem sendo desenvolvida no curso de licenciatura em pedagogia a distância no CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER, tendo como objetivo a partir de um olhar para o contexto do curso de pedagogia a distância (PEAD), analisar a experiência, o estudo a distancia e compreender que a EaD depende da tecnologia para acontecer.
Palavras-chave: CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER, PEAD, EaD.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como principal objetivo um relato de experiência acadêmica na educação a distância – EAD, mostrando os pontos positivos, sendo uma modalidade educacional que requer uma atenção importante em seu processo pedagógico, precisamente da prática pedagógica de seus professores, em especial, professores-tutores. Com a facilidade de acessar a internet e a falta de tempo, estudar a distância se tornou uma forma rápida, prática e de baixo custo para adquirir conhecimento, se especializar, graduar ou até fazer uma pós-graduação.
A  EAD é uma forma de ensino que tem como objetivo oferecer um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente por intermédio de recursos tecnológicos, pode-se dizer que a educação a distância funciona a partir de uma integração virtual entre um aluno e um tutor EAD, separados por tempo e espaço, mas que conseguem se relacionar entre si de maneira eficiente.
RELATO DE EXPERIENCIA EAD E A TECNOLOGIA 
A contribuição da tecnologia para o ensino a distância mostra que as pessoas nesse momento começaram a ter acesso a tudo o que elas precisam e demandam na palma de suas mãos através da internet onde quer que estejam.
Com a tecnologia e o ensino a distância mostra que as pessoas vão atrás de seus objetivos sozinhas, mostrando-se mais interessadas, utilizando de recursos digitais para consumirem novos conteúdos, se desenvolvendo profissionalmente e adquirindo novas competências e habilidades das mais variadas possíveis e existentes.
Hoje em dia, de uma forma geral, quando se fala em Educação a Distância, pensa-se logo em Computadores e Internet. No entanto, a Educação a Distância possui varias outras modalidades que já existem há muito tempo. Um dos modelos que alcançou grande desenvolvimento no Brasil, sendo exportado para diversos países, é a educação a distancia via televisão. (HAGUENAUER, 2003)
Na formação do professor é de suma importância a necessidade da pesquisa, pois é ela que leva o individuo a novas descobertas, a busca de soluções para diferentes situações, tendo assim uma atuação necessária nas modificações sociais. Pois quanto mais abrangentes e complexas forem às relações, melhor a pessoa aprende e principalmente constrói o seu conhecimento, então quanto mais pesquisa mais conhecimento o aluno adquire.
A experiência com o ensino a distância é a aprendizagem sem ter um professor na sala de aula, não é uma aprendizagem para todos, por que muitos encontram dificuldades na modalidade, tem que se dedicar aos estudos em casa, pesquisar muito e não deixar de ler os conteúdos online, não é necessário se deslocar até uma sala de aula para aprender, evitando assim o gasto com transporte e o desperdício de tempo no trânsito, otimizando assim o tempo apenas com os estudos. 
A escolha pelo ensino à distância é por ter uma disponibilidade do que o curso presencial, e por poder conciliar trabalho e estudo não precisando ir todos os dias ao polo, tornando-se assim menos cansativo, as aulas são assistidas e também são disponíveis os materiais, tanto material online quanto livros para todo o acesso a pesquisa, esses materiais ficam disponíveis 24 horas por dia no site da instituição e as dúvidas podem ser solucionadas a qualquer momento pelo tutor (professor) pelo chat ou pelo e-mail.
A maior vantagem ao iniciar um curso à distância é a flexibilidade de horários, que permite ao estudante escolher a melhor hora para assistir às aulas e assim estudar.
O ensino à distância só é possível devido a evolução da tecnologia, pelo computador onde é acessado o portal do aluno, onde estão disponíveis todo o material didático, as vídeo-aulas, os trabalhos etc. O aluno pode assistir as aulas no polo ou acessar para assistir as aulas onde estiver e qualquer hora, isso é uma grande prioridade, no portal ainda pode realizar as provas e atividades de preparação. 
O aluno tem que ter disciplina para seguir um curso de ensino a distância, dedicar-se aos estudos, ter seus horários fixos para estudar e realizar as atividades, o próprio aluno deve se motivar para estudar, e também se sentir estimulado a dominar o conteúdo, deve sempre correr atrás de conhecimento e pesquisar em diversas fontes. 
Com o fácil acesso a internet o ensino a distancia se tornou uma prioridade, pois esse modelo de estudo permite uma facilidade incrível a quem deseja estudar e não pode pela falta de tempo, transporte, dinheiro ou até pela distância. 
Mas a EAD também traz alguns desafios. Sendo importante saber se deve ter o perfil adequado, pois o estudo a distância requer muita dedicação, disciplina e responsabilidade. Não basta apenas querer, pois se tratando de um estudo que utiliza na maior parte o computador e a internet, a concentração do aluno pode ser um dos maiores desafios a se enfrentar, pois a facilidade de acessar outros conteúdos e deixar de lado a aula é grande, na internet a outras coisas que podem tirar a concentração. É preciso se esquecer das redes sociais, jogos e outras fontes de distração e ter foco nos estudos.
É importante também ter um bom controle do tempo, separar um horário para estudo, para evitar o acúmulo de tarefas e exercícios e acompanhar as aulas com regularidade. Apesar de poder assistir às aulas em qualquer lugar, evite que esses lugares sejam movimentados ou barulhentos, pois isso atrapalha o rendimento e você perde tempo. Resumindo o ensino a distância foi um avanço enorme, e proporcionou a muitas pessoas o sonho de uma formação acadêmica, por estar mais apta ao tempo de pessoas que trabalham e não conseguiam conciliar a um curso presencial, todos temos a capacidade de sermos bom profissionais, desde que saibamos usufruir com consciência dos meios que nos são fornecidos.
REFERENCIAS
HAGUENAUER, C. Educação a Distância e Internet. Laboratorio de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação Latec, p.1, set., 2003.

Outros materiais