Buscar

FICHA DE SUPLEMENTOS 2017 1 vitamina c

Prévia do material em texto

DISCIPLINA NUTRIÇÃO ESPORTIVA
PROFª CRISTINA SOUZA VALE
SUPLEMENTOS PARA ATLETAS – FICHAMENTO
NOMES:______________________________________ DATA:
PREENCHER O FICHAMENTO COM OS DADOS NECESSÁRIOS NA FICHA EM ANEXO. 
DEVERÁ SER FEITO UMA FICHA PARA CADA SUPLEMENTO.
NO DIA DA ENTREGA SERÁ SORTEADO UM TIPO PARA CADA GRUPO APRESENTAR.
PESQUISEM NO MÍNIMO 1 EXEMPLO DE CADA TIPO DE SUPLEMENTO DA LISTA A SEGUIR:
LISTA DOS TIPOS DE SUPLEMENTOS QUE DEVE PESQUISAR:
Proteína do Soro do leite
Glicerol
Aminoácidos BCAAs
 Vitamina C
Vitamina E
TCM (trigliceridios de cadeia média)
Carboidratos
Ômega 3
 
 
DISCIPLINA NUTRIÇÃO ESPORTIVA
PROFª CRISTINA SOUZA VALE
SUPLEMENTOS PARA ATLETAS – FICHAMENTO
	NOME DO SUPLEMENTO: Vitamina C
	TIPO: 
Vitamina
	IMPLICAÇÃO NO ORGANISMO: Atuar como antioxidante, protegendo e diminuindo os danos do estresse oxidativo no organismo; Auxiliar na manutenção da saúde de tendões, ligamentos e juntas; Aumentar a imunidade a doenças infecciosas;  Inibir a secreção de cortisol, principal hormônio catabólico do corpo; Auxiliar na absorção do ferro.
	DOSAGEM: 
A recomendação que temos hoje para a vitamina C deve ser de 90 mg/dia para os homens e de 75 mg/dia para as mulheres. Porém, é preciso ver as condições de vida e a qualidade de saúde de cada um. Por exemplo, um fumante precisa de doses maiores que estas, cerca de 35 mg a mais por dia do que um indivíduo “normal”.
Atletas de musculação e fisiculturistas devem ingerir cerca de 1 até 3g de vitamina C, ministradas em doses pré e pós-treino e também ao decorrer do dia, devido à atividade intensa que praticam.
	RECOMENDAÇÃO: Alguns estudos demonstraram que a suplementação com a vitamina C por um tempo prolongado pode causar benefícios em relação à dor e à lesão muscular, e ainda melhora a condição física, pois, participa do retardo do início da fadiga.
	MECANISMO DE AÇÃO NO ORGANISMO: DESPIGMENTANTE: A vitamina C em nano esferas penetra na pele até a camada basal onde estão os melancólicos, atua com efeito despigmentaste através da ação inibidora da tirosinase, através do mecanismo redutor, revertendo à reação que converte a dopaquinona em DOPA (Figura 1). A melanina, portanto não pode ser formada até que toda a vitamina C seja eliminada (RIBEIRO, 2010). proporcionando uma excelente ação coadjuvante nos tratamentos de hipercromias
ANTI-INFLAMATÓRIO E SÍNTESE DE COLÁGEN: A vitamina c encapsulada em nano esferas apresenta também efeito anti-inflamatório por reduzir o eritema associado ao pós-operatório de procedimento a laser devendo ser utilizado como pós-operatório diário. Na formação do colágeno, a vitamina c atua como cofator para duas enzimas essenciais na biossíntese do colágeno a Lisil e prolil-hidroxilases que são enzimas férricas , previne a oxidação do ferro, protegendo as enzimas contra a auto inativação ,possibilitando a formação e a estabilização do colágeno de tripla hélice e sua subsequente secreção no espaço extracelular como pro colágeno, que então é transformado em tropo colágeno.
ANTIOXIDANTE: Os radicais livres são moléculas altamente reativas, o seu potencial prejudicial pode ser neutralizada por meio de substâncias antioxidantes na pele, tais como a vitamina C . Estes antioxidantes aplicados topicamente promove um efeito protetor contra os radicais livres, por destruir as vitaminas em primeiro lugar, antes de destruir DNA, as proteínas e outras moléculas importantes (PARCKER, 1992).
A vitamina C avaliada juntamente com a vitamina E e seu efeito sinérgico tem um bom desempenho na capacidade de combater os danos causados pelos radicais livres. Quando a vitamina E reage com um radical livre, ela é danificada, a vitamina C repara o dano causado na vitamina E pelo radical livre, permitindo que aquele continue sua atividade sequestrante.
O sinergismo entre as vitaminas C e E proporciona uma boa proteção contra danos provocados pelo UVB. No entanto, a vitamina C parece ser bem melhor que a E na proteção contra danos de UVA (MICHALUN, M. VARINIS e MICHALUN, NATÁLIA, 2010).
	IMAGEM:

Outros materiais

Perguntas Recentes