Buscar

Seminario Funcional Frutas 16 11 2015 (1)

Prévia do material em texto

FRUTAS-CÍTRICAS 
 A ingestão de frutas é um hábito alimentar muito importante na alimentação diária porque são ricas em nutrientes que são fundamentais para a manutenção do estado nutricional do indivíduo. Segundo a Organização Mundial de Saúde é necessário consumir de três a cinco porções de frutas, diversificando os tipos de fruta, para que desse modo possa diversificar e otimizar a captação de nutrientes.
 As frutas são fontes de água, vitaminas, minerais, fibras, flavonóides que são compostos que ajudam a regular as funções do organismo como por exemplo a função intestinal, auxilia no fortalecimento de unhas e cabelos, redução da incidência de complicações cardiovasculares.
 A função antioxidante é de grande valia para o metabolismo celular, já que a propriedade antioxidante presente nas frutas, auxilia na proteção das células contra radicais livres que são liberados por metabólitos.
 As frutas são constituídas por em torno de 90% de água , têm sabor geralmente adocicado e agradável ao paladar. São alimentos versáteis que podem ser consumidos de várias formas, como por exemplo: sucos, saladas, em pedaços com ou sem casca, assadas, cozidas, caldas, doces ou misturadas com outros alimentos em diversas preparações.
 A Vitamina C é um antioxidante natural, que protege contra danos por radicais livres e auxilia na reconstrução de colágeno na pele. Além disso, mantém a imunidade do organismo afastando doenças infecciosas por microorganismos oportunistas , e também tem propriedades anti-inflamatórias.
CITRUS SINENSIS – LARANJA
 A Laranja é uma fruta cítrica bastante popular, com sabor adocicado e refrescante, levemente acidificado. As laranjeiras são cultivadas e consumidas em todo o mundo. 
 É uma fruta que contém cerca de 50 calorias por 100 gramas. A laranja é popularmente conhecida por ser rica em vitamina C e fibras. Além da Vitamina C, A Laranja contém Vitamina A, Vitamina B e Vitamina E. e os Minerais, como o Ferro, Zinco, Potássio, Cálcio, Magnésio e Manganês.
 Ao fornecer folato e antioxidantes que são conhecidos por reduzir o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames. A Laranja contém um outro composto conhecido como pectina. A pectina é conhecida para absorver todas as gorduras que contêm níveis elevados de colesterol. Contém D-limoneno, que é um composto conhecido por reduzir o metabolismo das células cancerígenas no corpo. Em ação conjunta com o seu poder antioxidante, portanto, inibe o aparecimento de células cancerígenas. 
Propriedades funcionais: 
 A laranja é rica em vitamina C, baixo valor calórico, é estimulante do apetite, reguladora intestinal, laxante, diurética, combate o reumatismo, a febre, asma, gripe, é calmante, digestiva depurativa do sangue, combate a nefrite, hemorragia, restaura o fluxo menstrual, vitaliza as gengivas, é cicatrizante, ajuda no combate ao stress e alergias, diminui a taxa e colesterol e ajuda o organismo à absorver ferro.
Indicação: Epilepsia, estômago, combater a falta de vitamina C; contração muscular, desintoxicar o organismo, dores ciáticas, epilepsia, intestinos, moléstia nervosa, nefrite; prevenir gripes, resfriados e anemia; reumatismo, restaurar o fluxo menstrual.
Utilização: Fruta consumida ao natural, em saladas, saladas de frutas, acompanhamento de feijoada, ingrediente de bolos, tortas, doces, pudins, pães, sorvetes, caldas para cobertura de bolos, suco natural, sozinho, combinado a outras frutas ou ervas, como tempero para frango, peru, chester, carnes e peixes. O pericarpo da laranja (parte branca) seco é usado como tempero e para o preparo de chás; - em óleos e cremes corporais para massagem: calmante, banhos de imersão aromáticos, para tratar de calosidades e em pomadas e géis para dermatites e eczema. 
	Laranja
	Quantidade
	1 laranja
	Água (%)
	87
	Calorias
	60
	Proteína (g)
	1
	Gordura (g)
	Traços
	Ácido Graxo Saturado (g)
	Traços
	Ácido Graxo Monoinsaturado (g)
	Traços
	Ácido Graxo Poliinsaturado (g)
	Traços
	Colesterol (mg)
	1
	Carboidrato (g)
	15
	Cálcio (mg)
	52
	Fósforo (mg)
	18
	Ferro (mg)
	0,1
	Potássio (mg)
	0,1
	Sódio (mg)
	Traços
	Vitamina A (UI)
	270
	Vitamina A (Retinol Equivalente)
	27
	Tiamina (mg)
	0,11
	Riboflavina (mg)
	0,05
	Niacina (mg)
	0,4
	Ácido Ascórbico (mg)	
	70
Fonte: TACO - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos
CITRUS SINENSIS –LIMÃO
 O Limão é uma fruta muito popular como fonte de vitamina C, mas é válido ressaltar que também é rico em vitamina A e vitaminas do complexo B (b1, b2 e b3). Além de ser uma excelente fonte de cálcio, cobre, magnésio, iodo, ferro, fósforo, silício, ácido cítrico, ácido málico e uma pequenas quantidades de ácido fórmico e ácido acético.
Propriedades funcionais: Os principais componentes do limão são o ácido cítrico, a vitamina C e bioflavonóides. A cada 100 gramas de suco de limão verde fornecem 39,2 calorias. O escorbuto é uma doença causada por falta de vitamina C no organismo sendo, portanto, o limão um dos melhores remédios para a cura. Vale lembrar, ainda, que o limão também é eficaz contra alergias, estresse, fadiga, gripe, dor de cabeça, congestão, cânceres, processos lentos de cicatrização e outros males.
Indicação: É estimulante do apetite, diurético, combate a febre, combate o reumatismo, antisséptico, combate diversos males inflamatórios da boca, garganta e intestino, cura feridas combate o vomito, acidez estomacal , a anemia, a diabetes, flatulência, gripes, hipertensão, oleosidade da pele, alergias, o sistema nervoso, órgãos e age beneficamente em todos órgão vitais .
Utilização: O chá das folhas do limoeiro é um ótimo remédio para suavizar gripes e resfriados.
	Limão 
Porção de 100g
	% VD*
VD(%)*
	Valor energético
	31.8kcal = 134kj
	2%
	Carboidratos
	11,1g
	4%
	Proteínas
	0,9g
	1%
	Fibra alimentar
	1,2g
	5%
	Cálcio
	51,0mg
	5%
	Vitamina C
	38,2mg
	85%
	Fósforo
	23,8mg
	3%
	Manganês
	0,1mg
	4%
	Magnésio
	9,7mg
	4%
	Lipídios
	0,1g
	-
	Ferro
	0,2mg
	1%
	Potássio
	128,3mg
	-
	Cobre
	0,1ug
	0%
	Zinco
	0,2mg
	3%
	Tiamina B1
	0,3mg
	21%
	Riboflavina B2
	0,0mg
	0%
	Sódio
	1,3mg
	0%
* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj.
Fonte: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos
MALPIGHIA EMARGINATA - ACEROLA
Propriedades funcionais:  Muito rica em vitamina C, também é fonte de betacaroteno, vitaminas do complexo B e dos minerais cálcios, fósforo, ferro, magnésio e manganês.Valor Calórico: 100 gramas de acerola fornecem 32 calorias.Ajuda a manter as defesas do corpo e, provavelmente, reduz o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, pode diminuir a taxa de colesterol no sangue e é boa fonte de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.
Indicação: Recomendada no combate a gripes ,resfriados,tuberculose pulmonares,diabetes,males do fígado,cicatrização difíceis ,disenterias e é indicado para pessoas em estado febril e de convalescença
Utilização: Ao natural, como alimento, ou sob a forma de suco, como ingrediente para a fabricação de geleias, marmeladas, compotas, licores e sorvetes; No enriquecimento vitamínico do suco de outras frutas, afecções da vesícula biliar, afecções do fígado; afecções pulmonares, anemia; auxiliar em tratamentos do fígado ou disenterias; carência de vitamina C, cicatrização de feridas; diabetes, dieta de lactentes, crianças e adolescentes, de gestantes e nutrizes e de pacientes desnutridos, convalescentes e em processo de desgaste físico; diminuir a ocorrência de doenças infecciosas e de dores musculares e articulares; disenteria; estomatite, fadiga, gravidez, gripes, hemorragias nasais e gengivais; hepatite virótica, infecção bucal, irritabilidade, melhorar o sistema imunológico; perda de apetite; poliomielite, prevenir debilidade, resfriado, reumatismo, stress, tuberculose pulmonar, varicela. Como fitocosmético:hidratante capilar e condicionador capilar, protetor contra infecções.
EUGENIA UNIFLORA-PITANGA
A pitanga é uma fruta fonte em cálcio, vitaminas A, C, do complexo B, ferro e fósforo. Geralmente é consumida in natura ou na forma de sucos, doces, geléias e outras sobremesas caseiras. O conjunto de seus nutrientes apresenta propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, antifúngicas, anticancerígenas e analgésicas.
 A fruta contém compostos fenólicos com ação hipoglicemiante, e também, proporciona a inibição das enzimas alfa-glicosidase, maltase e sucrase, que são moléculas que dificultam a quebra das moléculas de açúcar no organismo e podem, desta forma, contribuir no tratamento do diabetes.
 O extrato de pitanga é bastante utilizado na indústria cosmética na fabricação de banhos de espuma, cremes, géis, xampus, e condicionadores, devido às suas propriedades remineralizantes, hidratantes e suavizantes, em decorrência da presença de glicídios, sais minerais, proteínas e vitaminas presentes na fruta. A Vitamina C em sua composição possui ação antioxidante e previne o envelhecimento precoce, que é reforçado pelo efeito de renovação celular através da ação dos alfa-hidroxiácidos.
Propriedades funcionais: A pitanga, possui vitamina C, cálcio, fósforo e látex ,é normalmente usada na fabricação de refrigerantes e sucos. Cura diarréia ,colite, desconforto intestina, é preventiva contra doenças crônicas como câncer ,doenças cardíacas ,mal de Alzheimer, artrite e catarata. As folhas da pitanga eliminam a febre, mesmo as rebeldes.
Indicação: É usada em forma de chá (decocção) para combater reumatismos, febres e diabetes. Combate também bronquite infantil, gota, hipertensão, ansiedade.
Utilização: Folhas e frutos.
	Pitanga (crua) 
Porção de 100gppPi(crua) Porção de 1
	%VD(%)*VD*
	Valor energético
	41.4kcal = 174kj
	2%
	Carboidratos
	10,2g
	3%
	Proteínas
	0,9g
	1%
	Fibra alimentar
	3,2g
	13%
	Cálcio
	17,9mg
	2%
	Vitamina C
	24,9mg
	55%
	Manganês
	0,4mg
	17%
	Magnésio
	12,2mg
	5%
	Lipídios
	0,2g
	-
	Fósforo
	13,1mg
	2%
	Ferro
	0,4mg
	3%
	Potássio
	113,4mg
	-
	Cobre
	0,1ug
	0%
	Zinco
	0,4mg
	6%
	Tiamina B1
	0,0mg
	0%
	Riboflavina B2
	0,1mg
	8%
	Sódio
	1,7mg
	0%
* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. 
Fonte: TACO - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos
ANANÁS COMOSUS- ABACAXI
 O Abacaxi é uma fruta cítrica, que tem um sabor geralmente ácido adocicado que é muito utilizado em diversas preparações, geralmente são consumidos crus em pedaços, em forma de suco ou shake. É fonte de carboidratos e fibras, e também contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais, sendo estes: Vitamina C, Vitamina A, Vitamina B, Magnésio, Fósforo, Zinco, Cálcio, Ferro e Sódio.
 É uma fruta encontrada em países tropicais e subtropicais mas sua origem é americana. Sua árvore é o abacaxizeiro, da família bromeliaceae e na América latina é também é conhecido como ananás.
 Como mencionado anteriormente, o abacaxi é rico em Vitamina C. O que torna um aliado para ajudar a fortalecer o sistema imunológico em caso de gripes e resfriados, a Bromelaína tem um efeito supressor da tosse auxiliando a expelir o muco, tornado-o também grande aliado de indivíduos acometidos por crises de bronquite e asma. Assim como também otimiza a síntese de sucos digestivos que irá desintegrando as partículas dos alimentos. A Bromelaína é um tipo de enzima presente na fruta que ajuda a quebrar as partículas de proteína. Eles são conhecidos por atuar como um agente de neutralização e, portanto, evitar a acidez no estômago. A propriedade anti-inflamatória também é uma das funções da Bromelaína.
 O abacaxi ajuda a dissolver coágulos sanguíneos, a reduzir inflamações, a acelerar a cicatrização de tecidos e na digestão. Além disso, é antiviral, antibacteriano e um bom alimento para prevenir a osteoporose e as fraturas ósseas, devido ao seu alto teor de manganês. 
Propriedades funcionais: 
O abacaxi ,fruta rica em vitamina C ,B6 ,folato, ,tiamina ,ferro ,magnésio, auxilia na digestão, combate a prisão do ventre,germicida,oxidante forte ,desobstrutivo do fígado,combate a icterícia ,combate a artrite,combate o inchaço,combate a difteria,bom contra as complicações da garganta,bronquite e arteriosclerose ,inclusive colabora à dissolver coágulos no sangue,reduzir inflamações e acelera a cicatrização dos tecidos. As fibras do abacaxi ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue. O sumo do abacaxi tem funções hepáticas, favorece a digestão é diurético e elimina vermes, também no combate a febre intestinal, enfermidades da bexiga, da próstata e da uretra, reumatismo, elimina cálculos renais e auxilia na função da vesícula.
Indicação: 
Ele reduz a dor, inchaço, danos e trauma (por exemplo, em lesões desportivas) ou cirurgia e acelera o processo de cura.
Alivia os sintomas de distúrbios gastrointestinais, ajuda na cicatrização de úlceras gástricas  e é usado como uma enzima digestiva da insuficiência pancreática. 
Alivia os sintomas de angina e, por isso, inibe a coagulação do sangue e construção remove placas nas artérias, o que é útil para a trombose, tromboflebite, varizes e aterosclerose.  
Reduzir a inflamação articular na artrite reumatóide, osteoartrite, dor ciática, bursite, tendinite e esclerodermia. 
 
Ele é útil para tratar a AIDS como um agente antiviral.  
Suprime a tosse e diminuir secreções brônquicas, resultando em um aumento na função pulmonar em pacientes com infecções do trato respiratório superior.  Também é eficaz em pacientes 
com sinusite. 
 
Ele também é usado para curar queimaduras.  
Vários estudos sugerem que o agente use antimetastatico com quimioterapia 
É útil como um digestivo
Utilização: Abacaxi natural, fruta, suco e doces
	Abacaxi (ao natural)
	Valor nutricional por 100 g  
	Energia
	202 kJ (50 kcal)
	Carboidratos
	Carboidratos totais
	12,63 g
	 • Açúcares
	9,26 g
	 • Fibras
	1,4 g
	
	Gorduras
	Gorduras totais
	0,12 g
	
	Proteínas
	Proteínas totais
	0,54 g
	
	Vitaminas
	Tiamina (vit. B1)
	0.079 mg (7%)
	Riboflavina (vit. B2)
	0.031 mg (3%)
	Niacina (vit. B3)
	0.489 mg (3%)
	Ácido pantotênico (B5)
	0.205 mg (4%)
	Vitamina B6
	0.110 mg (8%)
	Ácido fólico (vit. B9)
	15 µg (4%)
	Vitamina C
	36.2 mg (44%)
	
	Minerais
	Cálcio
	13 mg (1%)
	Ferro
	0.28 mg (2%)
	Magnésio
	12 mg (3%)
	Manganês
	0.9 mg (43%)
	Fósforo
	8 mg (1%)
	Potássio
	
	115 mg (2%)
	Zinco
	0.10 mg (1%)
		
	
	Percentuais são relativos ao nível de ingestão diária recomendada para indivíduo adulto.
Fonte:USDA Nutrient Database
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 
http://www.frutasnobrasil.com/
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com
Site nutrição evolutiva
http://www.suapesquisa.com
http://www.segurancalimentar.com
http://www.plantasquecuram.com.br
http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/nutricao.htm
http://www.tuasaude.com/beneficios-das-frutas-citricas
MANN, Jim ; Truswell, A. Stewart; tradução Carlos Henrique Consedey, Maria de Fátima Azevedo, Telma Lúcia de Azevedo Hennemann, Nutrição Humana – 3ª ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
 OLIVEIRA, A. M. C., Estudo das características físico-químicas e microbiológicas de abacaxi (Ananas comosus), goiaba (Psidium guajava L.) e maracujá (P. edulis L.) minimamente processados. 2005. p.12, 16-18. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) – Departamento de Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
LIMA JA , Catharino RR, Godoy HT. Folato em vegetais: Importância, efeito do processamento e biodisponibilidade. Alim. Nutr, 2003.
Campos VC, Bastos JL, Gauche H, Boing AF, Assis MAA. Fatores associados ao consumo adequado de frutas, legumes e verduras em adultos de Florianópolis. Rev Bras Epidemiol [periódico na internet]. 2010;Disponível em:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2010000200016&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2010000200016.
Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para população brasileira: Promovendo a alimentação saudável. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2008. Disponível em:http://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/0290.pdf
Silva AS. Consumo adequado de frutas, legumes e verduras: associação com fatores sociodemográficos, comportamentais e de saúde. Brasília: Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília; 2011. Disponível em: http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/9217/1/2011_SaraAraujodaSilva.pdf

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes