Buscar

AVALIANDOS EDUC NUTRICIONAL (3)

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201509321099)
	Pontos: 0,1 / 0,1
Analise as frases abaixo.
Hábito pode ser definido como sendo um ato, uso e costume, ou um padrão de reação adquirido por freqüente repetição da atividade (aprendizagem). Assim, os alimentos ou tipo de alimentação que os indivíduos consomem rotineiramente e repetidamente no seu cotidiano caracterizam o seu hábito ou comportamento alimentar.
A familiaridade com os alimentos é o primeiro passo para a criança aprender sobre o gosto dos alimentos. O acesso e a disponibilidade dos alimentos são fatores fundamentais no desenvolvimento do hábito alimentar
A refeição familiar é o contexto social no qual a criança tem oportunidade de comer com os irmãos, amigos e adultos que lhe servem de modelo e que dão atenção a sua alimentação, ora elogiando­a e encorajando­a a comer, ora chamando a atenção do seu comportamento à mesa, o que levará ao desenvolvimento de seu hábito alimentar.
As crianças que são pressionadas e/ou coagidas a comer um determinado alimento, que os pais acreditam ser bom para elas, em geral diminuem a sua preferência por este alimento ou sabor.
Os pais podem influenciar no controle interno da criança para a fome e saciedade. Por exemplo, quando a criança fala que não deseja mais comer, porque está satisfeita, e os pais dizem "termine o que está no prato", fica claro para a criança a mensagem de que a sua sensação interna de saciedade não é relevante para a quantidade de comida que ela precisa consumir.
Em relação as influências da família sobre a formação do hábito alimentar pode­se afirmar que estão corretas:
Todas as afirmativas
Apenas as afirmativas 3, 4 e 5
Apenas as afirmativas 2, 3 e 4
Apenas as afirmativas 1, 3 e 4
Apenas as afirmativas 1, 2 e 3
2a Questão (Ref.: 201509832972)	Pontos: 0,1 / 0,1
Uma família tem o hábito de comer verduras apenas nos fins de semana, pois das cinco pessoas que moram na casa apenas uma trabalha e recebe um salário mínimo por mês. Durante a semana o almoço é composto apenas de arroz, feijão e uma opção proteica. Além disso, fazem apenas três refeições ao dia. Este é um exemplo do componente ____________ do comportamento alimentar.
Social
Ambiental
Cognitivo
Afetivo
Situacional
3a Questão (Ref.: 201509337309)	Pontos: 0,1 / 0,1
Considera­se como um dos objetivos da educação alimentar e nutricional
Elevar o nível socioeconômico da comunidade
Prevenir o surgimento de doenças carenciais e dos tabus alimentares
Reverter a obesidade e aprimorar culturalmente diferentes grupos sociais
Corrigir a desnutrição e suas consequências
Difundir os conhecimentos práticos da ciência da nutrição indistintamente
4a Questão (Ref.: 201509322634)	Pontos: 0,1 / 0,1
Fazer escolhas alimentares é um processo complexo, dinâmico e multifacetado, embutido nos relacionamentos sociais e que tem conseqüências a curto e longo prazo para a saúde. As escolhas dos alimentos são formadas pelos sistemas de socialização culturais, e limitadas pela contingência do ambiente físico e social (Rossi,A.; Moreira, E.P.. e Rauen,M.S. Determinantes do comportamento alimentar: uma revisão com enfoque na família. Rev. Nutr., Campinas, 21(6):739­748, nov./dez., 2008). Considerando os inúmeros fatores envolvidos no desenvolvimento do comportamento alimentar pode­se afirmar que:
I. As refeições em família representam um importante evento na promoção de uma alimentação saudável.
As crianças aprendem a respeito do alimento não somente por suas experiências, mas também observando outros (pais, professores, colegas de sala, propagandas de TV).
Incentivar a experimentação de novos alimentos e resgatar a sensação obtida ao consumi­los desenvolvem na criança o interesse pelo alimento aumentando, assim, a sua aceitação.

Outros materiais

Perguntas Recentes