Buscar

AVALIANDOS MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201509323874)
	Pontos: 0,1 / 0,1
Frequentemente podem ser encontrados nos alimentos não processados uma variedade grande de bactérias e leveduras. É necessário saber quais microrganismos estão associados com um alimento particular em seu estado natural e quais organismos não são naturalmente encontrados nesse alimento. A presença de organismos naturalmente associados aos alimentos indica
a biota microbiana natural dos alimentos.
que os processos de cura não foram suficientes.
a contaminação pelo manuseio.
a contaminação pelo ar.
que os processos de secagem não foram eficazes.
2a Questão (Ref.: 201509324373)	Pontos: 0,1 / 0,1
A ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) vem aumentando de modo significativo em nível mundial. Vários são os fatores que contribuem para a emergência dessas doenças, EXCETO:
o deficiente controle dos órgãos públicos e privados, no tocante à qualidade dos alimentos ofertados às populações
a existência de grupos populacionais vulneráveis ou mais expostos o crescente aumento das populações
o processo de urbanização desordenado e a necessidade de produção de alimentos em grande escala a presença de políticas educacionais e de saneamento básico em larga escala
3a Questão (Ref.: 201509323807)	Pontos: 0,1 / 0,1
Em relação aos métodos de conservação de alimentos: I ­ A adição de açúcar ou sal provoca um aumento na atividade de água do alimento. II ­ Congelamento lento aplica temperaturas entre 0 a ­18°C, formam cristais maiores e provoca maiores perdas nutricionais. III ­ Sedimentação, método mecânico pouco eficiente para a remoção de microrganismos em água e alimentos. IV ­ Branqueamento é o método de conservação pelo calor que aplica temperaturas superiores a 100°C que visa inativar microrganismos. V ­ Desidratação osmótica implica na imersão do alimento com alto teor de água em soluções açucaradas, ocorrendo à transferência simultânea entre o produto e a solução, causando o aumento da viscosidade. As alternativas corretas:
II, III e V
I, II e IV
I, II e III
III, IV e V
II, III e V
4a Questão (Ref.: 201509324346)	Pontos: 0,1 / 0,1
Uma criança de 5 anos de idade que tem o hábito de beber água do vaso sanitário, apresentou um quadro altamente contagioso de estomatite, gânglios aumentados no pescoço, vesículas em pés e mãos. As lesões também aparecem em áreas de fraldas, freqüentemente essa doença é ocasionada pelo vírus Coxsackie A16, mas também pode ser gerada:
por bactérias
pelo uso excessivo de antibióticos
por enterovírus
pelo uso de probióticos
por fungos filamentosos
5a Questão (Ref.: 201509501581)	Pontos: 0,1 / 0,1
Botulismo alimentar é uma intoxicação provocada pela bactéria Cl. botulinum, a qual produz uma toxina neurotóxica grave. É uma doença de notificação compulsória, de acordo com a Portaria nº 104, de 25 de janeiro de 2011/Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde. No Brasil é subnotificada, porém, em abril de 2009, no município de Coruripe, no litoral Sul de Alagoas, ocorreu um surto com cinco crianças da mesma família, que comeram sardinha enlatada e mortadela, compradas em uma mercearia na rua onde moravam. Uma criança de seis anos foi a óbito e os demais foram internados na UTI, em estado grave. O mecanismo de patogenicidade é causado pela produção: I­ de uma toxina pré­elaborado no alimento, causando uma intoxicação alimentar. II­ de uma enterotoxina na luz intestinal, causando uma toxinfecção alimentar. III­ de uma infecção bacteriana. São corretas as alternativas:
( ) I e II apenas
( ) II apenas
( ) III apenas
( ) I apenas
( )I, II e III

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes