Buscar

UNIP pcc quinto semestre

Prévia do material em texto

UNIP – Universidade Paulista Interativa
Licenciatura em Artes Visuais
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
PCC
5º Semestre
Fabiani Reis de Sousa. RA: 1525271
Polo Catete
2017
Disciplina: Museus Virtuais
Tema: História dos museus, da formação de pequenas coleções e grandes acervos
Nesta disciplina, consistiu em compreender primeiramente, a definição de museu, desde sua epistemologia até o surgimento do que hoje é considerada a primeira constituição de museu, o templo das Musas, na Grécia. Vimos o papel fundamental da perspectiva renascentista na representação sistemática do espaço, que consistiu uma ruptura significativa com a Antiguidade e a abertura a questionamentos sobre outras formas de representação.
Apresentou-se análises de sites de museus físicos e de museus virtuais de forma minuciosa e explicativaa, dando ênfase nos pontos altos e baixos de cada site.
Compreender também, como se deu a passagem do mundo técnico ao tecnólogo.
Fala sobre a cultura em rede, e inúmeros segmentos culturais que sofreram. E o impacto das tecnologias digitais na comunicação.
Disciplina: Criatividade e Tecnologia Oficina
Tema: As novas tecnologias relacionadas às Artes Visuais
Disciplina em que se dá importância a criatividade, dependendo da cultura de uma pessoa. 
Gestalt está presente em quase toda a disciplina.
A comunicação ficou mais acessível , através da tecnologia, informações sobre os conhecimentos se dá por meio da mídia digital, assim como os produtos ao consumidor. É aí que entra a criatividade, o poder de criar algo e conseguir passá-lo e vender para outras pessoas. É voltada também, ao design e a publicidade, que trabalham juntos o tempo todo.
Disciplina: Metodologia do Trabalho Acadêmico
Tema: Levantamento bibliográfico
É uma disciplina em que aborda, métodos em áreas de nosso cotidiano, como administramos um ambiente, seja trabalho, arrumação, aula, livro. Nosso comportamento, nossa ação, como que fazemos para ter harmonia nestas áreas. Aqui mostra operações básicas do método; decompor, compor; organizar; analisar.
É o que nos leva a algum lugar, permite que vejamos e entendamos esse caminho. É um modo como cada um de nós faz algo.
Disciplina: Artes Visuais Integrada
Tema: Conduzir os alunos ao conteúdo das diferentes disciplinas, de forma integrada, para a reflexão de problemas trabalhados nas aulas
Aqui, vimos que a aprendizagem a distância está crescendo cada vez mais, por causa do computador, que por sua vez, aproxima o sistema pedagógico do ambiente digital, crescendo o número de instituições que utilizam esta ferramenta na EAD. Nos orienta para nossa aprendizagem, auxilia para formação das Artes Visuais, nos mostra que temos quatro elementos que são : Dança, teatro, música, artes visuais, que se cruzam.
Nos mostra também a tecnologia da informação e comunicação aproveitadas na EAD e a utilização do Ambiente Virtual.
Disciplina: Prática de Ensino: Trajetória de Práxis
Tema: As novas tecnologias da comunicação
Nesta disciplina, dá ênfase, apoiar o aluno no complemento da carga horária de estágio. Orienta-se a trajetória da ação prática desenvolvida principalmente o estágio, aonde tem uma supervisão, o aluno irá ter mais conhecimento maior, e uma visão mais ampliada no ambiente escolar, observar, agir, praticar e ter experiência na área da Educação.
Disciplina: Artes Visuais Modernismo e Atualidades
Tema: O entendimento da Arte no Modernismo
Dividida em três unidades, está disciplina mostra a arte moderna, a desconstrução da Arte Clássica, a primeira guerra mundial, revolução e industrialização. 
Com a modernidade, veio a liberdade de expressão, e a entrada do Brasil na arte moderna. A arte contemporânea, produção dos artistas regimes da arte. Por último, a arte na atualidade e os avanços por outros países, mostra a expansão da arte
Disciplina: Computação gráfica 3D
Tema: Entendimento de software de modelagem, texturização, iluminação e renderização tridimencional
Nesta disciplina vimos, grandes nomes, grandes matemáticos, cineastas, entusiastas, pessoas ligadas às universidades, artistas e afins, tiveram seu papel importante na evolução tecnológica. Também consistiu em, compreender a história dos games, desde o começo, a invenção, com fins militares até os dias de hoje.
Foi possível conhecer importantes técnicas de modelagem tidimensionais bem como conhecer mais detalhes sobre computadores, impressoras e câmeras utilizadas nesse universo. Também foi possível investigar como as artes visuais percebem o mundo 3D.
Plano de aula
Nível de ensino: 1ª série ( Ensino médio)
Objetivos: Através de um trabalho, os alunos vão contar a história da dança da quadrilha, explicando com as próprias palavras. Desenvolver o interesse cultural.
Resumo do plano de aula: 
Quadrilha
Junho é o mês de São João, Santo Antonio e São Pedro: o mês das “Festas Juninas".
Trazida pelos portugueses, a Festa Junina logo incluiu tradições indígenas e afro-brasileiras e os sabores da nossa terra: o aipim (mandioca), o milho, o jenipapo, leite de côco, o forró, a moda de viola, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula.
Pesquisa: Labe- arte, danças, Quadrilha festa junina ou julina.
Desenvolvimeto:
-Pesquisar a origem da dança
-Apresentar na sala de aula
- Planejar os ensaios das danças que serão apresentadas na escola
- Desenvolver o interesse pelas origens e a história dessa dança
Atividade: Cada grupo irá apresentar aos colegas de sala seus trabalhos pesquisados, explicando com suas palavras. Planejar a apresentação de dança

Outros materiais

Perguntas Recentes