A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Atividade contextualizada fundamentos contabeis

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNG UNIVERSIDADES GUARULHOS
ADMINISTRAÇÃO
FUNDAMENTOS CONTÁBEIS
LUCIENE CAVALCANTI REGO BARROS
ANDRÉ FELIPE ALVES DA SILVA
A “Constrular” é uma empresa que comercializa Material de Construção, a mesma foi fundada em 25 de dezembro de 1965 pelo pai do Senhor José Bonifácio. No prédio onde a mesma está instalada possui dois andares, no andar de cima funciona o escritório de arquitetura “Requinte” da esposa do Sr. José e no andar de baixo são as instalações do comércio.
O Sr. José não possui um controle de separação das contas, ou seja, as contas de água, luz, telefone são compartilhadas pelos dois imóveis, as mesmas também são pagas com o dinheiro da empresa Constrular.
Além disso, o comércio utiliza um sistema simplificado de contabilização de receitas e despesas. São contabilizadas como receitas apenas os recebimentos de vendas à vista e só são contabilizadas as despesas realmente pagas durante o mês, receitas e despesas a prazo só serão contabilizadas quando os recebimentos e pagamentos de fato ocorrerem.
Analisando os casos descritos podemos afirmar que a empresa Constrular está ferindo quais princípios contábeis? Justifique o teor dos princípios em questão relatando o descumprimento e a medida adequada.
Gostaria de lhe avisar que você deve elaborar sua escrita com trinta(30) linhas para que em breve o seu tutor corrija e lhe der um retorno.
Lembre-se, caso você precise de ajuda fale com seu tutor, ele aguarda a sua sinalização para lhe ajudar no que for preciso.
Aguardo sua resposta!
	A empresa fere dois princípios contábeis:
PRINCÍPIO DA ENTIDADE
	Neste principio, tem que haver uma diferenciação, independente de pertencerem a uma pessoa, ou um conjunto, ou uma sociedade. Geralmente as micro e pequenas empresas não levam esse princípio muito a serio, e acabam misturando o patrimônio da empresa com o patrimônio do sócio.
	No nosso exemplo não está definido se o patrimônio é da empresa Constrular ou se é da empresa de arquitetura. O primeiro passo é definir e separar o patrimônio das empresas.
PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA
	As receitas e as despesas devem ser consideradas para a apuração do resultado do período a que se referirem e no momento de sua ocorrência, ou seja, não importa o momento a receita foi recebida ou o momento que a receita foi paga. Em ambas as empresas não tem um sistema de contabilização de receitas e despesas adequadas.
	É preciso que cada empresa seja independente, mesmo que sendo familiar, pois a prestação de contas é independente, senão uma vai ficar sobrecarregada de despesas mais que a outra.